RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Deracre avança com serviços no Ramal da Bananeira, em Rodrigues Alves

Publicados

ACRE

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), segue com os trabalhos de recuperação de ramais no Vale do Juruá, por meio das ações da Operação Verão 2025. Em Rodrigues Alves, no lote 12, as equipes atuam no Ramal da Bananeira, com execução de serviços de limpeza, lançamento de material de base, regularização e compactação do revestimento primário em 7,2 km de extensão. O investimento destinado ao lote é superior a R$ 1,2 milhão.

Deracre atua na recuperação de 7,2 km do Ramal da Bananeira, em Rodrigues Alves. Foto: Ricarlene Silva/Deracre

A iniciativa tem como objetivo garantir melhores condições de acesso às comunidades rurais, facilitar o escoamento da produção agrícola e fortalecer o desenvolvimento regional. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou o compromisso do governo com a melhoria da mobilidade rural.

Ramal da Bananeira recebe investimentos de mais de R$ 1,2 milhão em Rodrigues Alves. Foto: Ricarlene Silva/Deracre

“Estamos avançando com a recuperação dos ramais em todas as regionais. Esse trabalho é essencial para fortalecer o setor produtivo e assegurar que os moradores da zona rural tenham condições seguras de trafegar e transportar sua produção”, afirmou.

A Operação Verão 2025 mobiliza frentes de trabalho em todo o estado, com investimentos de R$ 30,4 milhões do governo federal destinados aos ramais do Juruá. A ação prioriza a recuperação da infraestrutura viária rural e o apoio ao setor produtivo, garantindo trafegabilidade durante o período de estiagem.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Bebê diagnosticado com cardiopatia grave é transferido do Acre para centro especializado em São Paulo
Propaganda

ACRE

Educação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas

Publicados

em

Por

Com o objetivo de formar e qualificar professores da educação indígena, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), deu início nesta terça-feira, 23, à segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para Professores Indígenas – Nível Médio, na Faculdade Estadual do Acre, em Rio Branco.

A formação, que reúne 82 professores indígenas de todo o estado, visa fortalecer e assegurar o ensino contínuo nas comunidades indígenas, bem como promover o aperfeiçoamento contínuo da formação desses profissionais.

Secretário adjunto, Tião Flores, falou sobre o compromisso do Estado em fortalecer a educação indígena. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Representando a SEE, o secretário adjunto de Ensino, Tião Flores, destacou a importãncia da ação sobre a ação, que reúne representantes de diversos povos indígenas.

“Esse é um dia especial para a educação indígena do nosso estado, os professores estarão aqui participando das aulas, e terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos pedagógicos e aprimorar suas práticas de ensino. Todo esse aprendizado será levado para as suas bases, ou seja, para os seus territórios”, destacou.

A qualificação desses profissionais é essencial, pois eles levarão o conhecimento adquirido para aprimorar o ensino dos territórios em que vivem.

Professor Ricardinho Kampa, do município de Feijó participa da formação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Já faz 25 anos que eu trabalho como professor e é a segunda vez que participo deste curso de magistério. Quero aproveitar ao máximo os estudos e aprender durante essa formação continuada. Já temos uma escola estruturada, com 145 alunos, e vou voltar para lá  com mais aprendizados”, disse o professor Ricardinho Kampa, da escola Sete Voltas, localizada na comunidade Nova Floresta, na região do Rio Envira, em Feijó.

Os educadores participarão de uma imersão formativa de 40 dias, com diversas atividades que incluem formação em práticas pedagógicas, e qualificação para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas.

“Fortalecer a educação indígena tem sido um dos compromissos da governadora Mailza Assis”, disse a secretária Francisca Arara.  Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Eu acompanhei essa pauta da criação da política de educação escolar indígena, não só como professora, mas fui coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Acre por dez anos. A política de educação escolar indígena foi construída por muitas mãos, e o Estado, por meio do ex-governador Gladson Camelí e da governadora Mailza Assis abraçou essa causa”, afirmou a secretária extraordinária de Povos Indígenas, Francisca Arara.

“Vou levar tudo que aprendi aqui para melhorar o ensino e contribuir ainda mais para o aprendizado dos estudantes.”, afirmou a Elissandra. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A professora Elissandra Kaxinawá, da escola Ibã Kaxinawá, localizada em Tarauacá, terra indígena Rio Maetá, afirma que  participar da formação é importante, pois os conhecimentos adquiridos serão levados para o fortalecimento do ensino.

“Vim aqui buscar conhecimento e levar o que eu aprender para a minha terra, para os meus alunos, com muito carinho e responsabilidade que o ensino exige”, declarou.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Projeto Bem-me-Quer promove acolhimento e proteção no combate à violência contra a mulher no Acre
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA