RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Aulas da rede estadual de ensino começam dia 23, mas alunos protagonistas já estão em atividade em escolas integrais

Publicados

ACRE

As aulas da rede estadual de ensino do Acre têm início na próxima segunda-feira, 23 de fevereiro. No entanto, em algumas escolas de tempo integral, as atividades já começaram para um grupo especial de estudantes: os chamados alunos protagonistas.

Alunos protagonistas da Escola Estadual Sebastião Pedrosa retomam as atividades antes do início oficial das aulas, para planejar o acolhimento dos novos estudantes do ensino médio. Foto: Cássia Veras/SEE

Antes da chegada oficial dos colegas, esses jovens participam de momentos de formação, planejamento e organização das ações de acolhimento que serão realizadas ao longo da primeira semana letiva. A proposta é recepcionar, orientar e integrar especialmente os estudantes do 1º ano do ensino médio, que chegam a uma nova etapa da vida escolar.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), o conceito de jovem protagonista adotado pela rede envolve estudantes que atuam de forma responsável e colaborativa na identificação e solução de demandas da escola. Trata-se de alunos que desenvolvem habilidades como liderança, empatia, autoestima e autonomia, além de participarem ativamente da vida escolar e comunitária.

Durante momento de formação, estudantes organizam a recepção dos colegas do 1º ano, fortalecendo o protagonismo juvenil nas escolas integrais da rede estadual. Foto: Cássia Veras/SEE

O protagonismo estudantil também contribui para o fortalecimento do projeto de vida dos alunos, impactando positivamente os resultados acadêmicos e a formação integral.

Rotina de planejamento e acolhimento

Na Escola Estadual Sebastião Pedrosa, os alunos protagonistas já estão mobilizados. A estudante Maria Eduarda de Oliveira, do 2º ano do ensino médio, explica que o trabalho começa antes mesmo da chegada dos novos colegas.

“Primeiro temos o dia de formação e planejamento. Organizamos como vamos trabalhar com os alunos do 1º ano, ensaiamos o que vamos falar, planejamos como organizar a sala e como apresentar a escola”, conta.

Maria Eduarda, do 2º ano, destaca que o protagonismo estudantil contribui para o desenvolvimento pessoal, melhora o desempenho escolar e a construção do projeto de vida. Foto: Cássia Veras/SEE

A estudante destaca que, quando ingressou na escola, também precisou superar desafios pessoais. “Quando cheguei, eu tinha muita vergonha. Aqui fui me desenvolvendo, aprendendo a tirar notas boas e a ser exemplo para os outros. O protagonismo incentiva a gente a crescer, a querer um futuro melhor e a ajudar o próximo”, afirma.

No dia da recepção, os estudantes apresentam a estrutura da escola, explicam como funcionam as áreas do conhecimento — linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática —, além de orientar sobre regras, horários e espaços como quadras, áreas de lazer e demais ambientes escolares.

“Vamos acolher os alunos, explicar como funciona a escola e fazer um dia dinâmico, com muita informação e integração”, completa Maria Eduarda.

Jovem para jovem

Para Marcos Maciel de Araújo, também do 2º ano, o acolhimento feito por outros estudantes faz toda a diferença. “Os alunos chegam num ambiente novo, muitas vezes inseguros. Quando são recebidos por alguém que já passou por isso, eles se sentem mais à vontade. A gente mostra as regras, como a escola funciona durante a semana, os horários e os espaços. Isso ajuda muito”, explica.

Com planejamento e ensaios prévios, alunos protagonistas apresentam regras, espaços e organização pedagógica da escola aos novos estudantes. Foto: Cássia Veras/SEE

Marcos acredita que a escola vai além do aprendizado formal. “A escola é um lugar muito bom. Aqui a gente faz amigos e até pode encontrar o rumo da nossa vida profissional”, ressalta.

Pertencimento e projeto de vida

A gestora da unidade, Sandi Guedes, reforça que o acolhimento realizado pelos jovens protagonistas ganha ainda mais importância no contexto atual.

“Esses estudantes do 1º ano chegam com medos e ansiedades. Eles passaram muitos anos em outra escola e estão iniciando o ensino médio. Quando o acolhimento é feito por jovens protagonistas, competentes, autônomos e solidários, a linguagem é de jovem para jovem. Isso deixa os novos alunos mais à vontade”, afirma.

De acordo com a gestora da unidade, Sandi Guedes, o método torna os estudantes mais competentes, autônomos e solidários. Foto: Cássia Veras/SEE

Segundo Sandi, durante as atividades são abordados temas como a Base Nacional Comum Curricular, os itinerários formativos, o estudo orientado, as disciplinas eletivas e, principalmente, o estudante como centro da escola, protagonista do próprio projeto de vida.

“Quando acolhemos, cuidamos e amparamos, fortalecemos o sentimento de pertencimento. A escola passa a ser um espaço onde o aluno se reconhece e entende que pode fazer boas escolhas para transformar a própria vida e a sociedade”, destaca.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Estado apresenta avanços da indústria acreana em encontro com líderes do setor
Propaganda

ACRE

Procon reforça fiscalização e orientação com Operação Afrodite durante o Dia dos Namorados

Publicados

em

Por

Com foco na proteção dos consumidores e no fortalecimento das relações de consumo, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) concluiu a Operação Afrodite 2026, realizada entre os dias 1º e 12 em dez municípios acreanos. A ação intensificou atividades de fiscalização e orientação no comércio durante o período que antecede o Dia dos Namorados.

Procon reforça fiscalização e orientação com Operação Afrodite durante o Dia dos Namorados. Foto: cedida

Ao todo, mais de 100 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Feijó, Brasileia, Epitaciolândia, Acrelândia, Plácido de Castro e Capixaba. As equipes do órgão também desenvolveram ações educativas junto aos fornecedores, orientando sobre a observância das normas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e promovendo adequações necessárias para garantir maior transparência nas relações de consumo.

Equipes do órgão também desenvolveram ações educativas junto aos fornecedores. Foto: cedida

A operação contemplou ainda a entrega de notificações recomendatórias e orientações a hotéis e motéis, reforçando a necessidade de cumprimento das regras consumeristas, especialmente quanto à divulgação adequada de preços, formas de pagamento, disponibilização do Código de Defesa do Consumidor e informações claras sobre produtos e serviços ofertados.

Maior parte dos estabelecimentos visitados estavam em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor. Foto: cedida

A maior parte dos estabelecimentos visitados, estavam em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, sendo que as irregularidades constatadas foram sanadas in loco. Entre as principais irregularidades constatadas pelas equipes de fiscalização estavam a ausência de precificação de produtos expostos à venda, falta de informação ostensiva sobre as formas de pagamento aceitas, indisponibilidade do exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta pelos clientes, além de outras inconformidades relacionadas ao dever de informação previsto na legislação consumerista.

Operação Afrodite integra o calendário de ações estratégicas do Procon e reafirma a atuação do órgão na promoção da cidadania. Foto: cedida

Para a presidente do Procon, Alana Albuquerque, a Operação Afrodite reafirma o compromisso permanente da instituição com a defesa dos direitos dos consumidores acreanos: “Nosso trabalho vai além da fiscalização. Atuamos de forma preventiva e educativa para orientar fornecedores e consumidores, promovendo relações de consumo mais equilibradas, transparentes e seguras. O período do Dia dos Namorados movimenta significativamente o comércio e exige uma atuação mais próxima do Procon para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados. O balanço da operação demonstra a importância da presença do Estado na promoção do consumo consciente e no fortalecimento da cidadania”, destacou a presidente.

A Operação Afrodite integra o calendário de ações estratégicas do Procon e reafirma a atuação do órgão na promoção da cidadania, da educação para o consumo e da efetiva proteção dos consumidores em todo o estado.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vice-governadora Mailza recebe vereadores de Feijó e reafirma compromisso do governo com o município
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA