RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Centro de Estudos de Línguas realiza aula inaugural do Núcleo EaD e amplia atendimento para mais municípios do Acre

Publicados

ACRE

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Centro de Estudo de Línguas (CEL), realizou na manhã desta sexta-feira, 6, no Centro de Mídias Educacionais do Acre (Cemeac), em Rio Branco, a live de aula inaugural do Núcleo de Ensino a Distância (EaD). A transmissão reuniu estudantes de diversos municípios e marcou o início das atividades do semestre para as turmas de inglês e espanhol ofertadas na modalidade online.

Live de aula inaugural do Núcleo EaD do Centro de Estudo de Línguas reuniu estudantes de diversos municípios e marcou o início do semestre para as turmas de inglês e espanhol. Foto: Clícia Araújo/SEE

A coordenadora do Núcleo EaD do CEL, Ghislaine Brito, explicou que a aula inaugural é um momento de acolhimento e orientação para os estudantes.

“A aula inaugural acontece a cada semestre e é dedicada a dar as boas-vindas aos alunos e apresentar informações essenciais sobre o funcionamento do curso. Durante a transmissão explicamos o formato das aulas, a metodologia e a organização do semestre”, disse.

Segundo a coordenadora, o curso é estruturado em momentos síncronos, aulas online em tempo real transmitidas a partir do Cemeac, e momentos assíncronos, quando os estudantes acessam videoaulas, materiais didáticos e atividades disponibilizados em plataformas digitais, como o Google Classroom.

Leia Também:  Deracre faz vistoria nas obras de pavimentação do Ramal dos Paulistas em Porto Acre
Coordenadora do Núcleo EaD do CEL, Ghislaine Brito explicou o funcionamento do curso e a metodologia adotada nas aulas online. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Nosso curso é focado na conversação, com o objetivo de que o aluno conclua o percurso formativo falando a língua que está estudando”, explicou.

O secretário adjunto de Ensino da SEE, Sebastião Flores, destacou que o projeto representa um importante passo para ampliar o acesso ao ensino de idiomas no estado.

“O CEL EaD é um projeto que reflete o compromisso do governo do Estado em levar educação de qualidade e gratuita aos estudantes. Por meio da iniciativa, dez municípios do interior agora têm acesso aos cursos de inglês e espanhol, ampliando oportunidades acadêmicas, profissionais e culturais para jovens da rede pública e também para a comunidade em geral”, afirmou.

Secretário adjunto de Ensino da SEE, Sebastião Flores, destacou a ampliação do acesso ao ensino de idiomas para estudantes do interior do Acre. Foto: Mardilson gomes/SEE

O projeto do CEL EaD foi iniciado em 2024 atendendo sete municípios: Acrelândia, Brasileia, Epitaciolândia, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, com apoio dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que disponibilizam espaços e acesso à internet para que os estudantes participem das aulas.

A partir deste semestre, o projeto foi ampliado e passou a atender também os municípios de Assis Brasil, Capixaba e Plácido de Castro, totalizando dez localidades contempladas.

Leia Também:  Governo do Acre reconhece personalidades no combate à violência de gênero com os prêmios Laço Branco e Laço Lilás

A coordenadora do CEL, Simone Torres, ressaltou que a aula inaugural também tem como objetivo aproximar os estudantes da equipe responsável pelo projeto.

“Esse momento é fundamental para que os alunos conheçam melhor o CEL e o CEL EaD, entendam a estrutura que sustenta os cursos e saibam que contam com o apoio da coordenação ao longo do semestre”, destacou.

Coordenadora do Centro de Estudo de Línguas, Simone Torres, ressaltou a importância da aula inaugural para acolher e orientar os estudantes. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Segundo Simone, o Centro de Estudo de Línguas é referência no ensino de idiomas no Acre e busca ampliar cada vez mais o alcance da formação. A expectativa da equipe é expandir o número de municípios atendidos e, futuramente, aumentar a oferta de vagas com a implantação de um novo estúdio para gravação e transmissão das aulas.

Além das aulas de inglês e espanhol ofertadas na modalidade EaD, o CEL também oferece cursos presenciais e formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), atendendo estudantes da rede pública e a comunidade em geral.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Corrida do Fogo reúne mais de 1,8 mil atletas e abre celebrações do Dia do Bombeiro Militar no Acre

Publicados

em

Por

A Corrida do Fogo 2026 reuniu mais de 1,8 mil participantes na noite deste sábado, 20, em Rio Branco, marcando a abertura da programação alusiva ao Dia do Bombeiro Militar no Acre. Com largada e chegada no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), o evento mobilizou atletas profissionais, amadores, militares e famílias inteiras em um momento de integração, saúde e valorização da corporação.

Corrida do Fogo reúne mais de 1,8 mil atletas e abre celebrações do Dia do Bombeiro Militar no Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

O comandante-geral do CBMAC, coronel Charles Santos, destacou a grande adesão da população e o papel do evento na aproximação entre a corporação e a sociedade. “Primeiro de tudo, quero cumprimentar toda a comunidade que participou conosco nesse grande evento de abertura da Semana do Bombeiro Militar. Nada melhor do que uma corrida com a participação maciça da comunidade acreana. Foram mais de 1.800 atletas somente em Rio Branco. Isso prova que temos uma nova geração buscando saúde e qualidade de vida. É um momento de celebrar e reconhecer o trabalho dos bombeiros militares ao longo dos anos”, afirmou.

Comandante-geral do CBMAC, coronel Charles Santos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

O comandante ressaltou ainda que a Corrida do Fogo já faz parte da tradição da corporação: “São 52 anos do Corpo de Bombeiros e, ao longo dessa história, tivemos vários eventos marcantes. A Corrida do Fogo já faz parte do nosso calendário e, com certeza, no próximo ano será ainda melhor”, acrescentou.

Leandro Santos, vencedor da categoria comunidade masculina dos 5 quilômetros.  Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Entre os destaques da competição esteve o atleta Leandro Santos, vencedor da categoria comunidade masculina dos 5 quilômetros. Mesmo comemorando o primeiro lugar, ele afirmou que ainda pretende evoluir nos próximos desafios.

“Feliz pelo resultado, porém não fiz o tempo que eu esperava. Mas foi o suficiente para chegar em primeiro. A gente treina para fazer o nosso melhor e, quando consegue alcançar o objetivo, fica muito feliz”, disse. Leandro participou da prova pela segunda vez. Na edição anterior, ficou fora do pódio. Neste ano, voltou mais preparado e conquistou a vitória.

No feminino, a corredora Bruna Pinheiro, do município de Sena Madureira, voltou a subir no lugar mais alto do pódio. Participando pela quarta vez da Corrida do Fogo, ela acumula uma trajetória de destaque na competição: “Eu me sinto muito feliz por estar participando novamente. Em 2022 fiquei em primeiro lugar, em 2023 também, no ano passado fui segunda colocada e agora voltei ao primeiro lugar. É uma corrida muito simbólica para mim porque foi a primeira competição fora do meu município em que consegui conquistar uma colocação”, contou.

Bruna destacou ainda o sentimento de superação ao retornar à prova: “No ano passado eu corri praticamente no meu limite. Este ano me sinto mais confiante e feliz por participar novamente.”

Soldado Keila Bezerra da Cost, ao centro como primeiro lugar feminino categoria militar. Foto: Cleiton Lopes/Secom

A soldado Keila Bezerra da Costa também participou da competição e destacou a relação entre a prática esportiva e a carreira militar. Integrante do Corpo de Bombeiros há três anos, ela encarou a prova mesmo após se recuperar de uma lesão no pé: “Eu comecei a correr para me preparar para o curso de formação, porque somos bastante exigidos fisicamente. Depois me apaixonei pelo esporte. Hoje corro com intensidade e gosto muito da corrida”, relatou. A militar já projeta novos desafios e revelou que está treinando para disputar os 10 quilômetros na próxima edição.

Militares, atletas e famílias participaram da Corrida do Fogo, promovendo integração, saúde e valorização do trabalho dos bombeiros militares. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Mais do que uma competição esportiva, a Corrida do Fogo reforçou valores como disciplina, superação, integração social e promoção da saúde, reunindo centenas de pessoas em uma celebração que abre oficialmente a programação comemorativa do Corpo de Bombeiros Militar do Acre.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Acre participa da Campanha Nacional de Coleta de DNA para identificação de pessoas desaparecidas
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA