ACRE
Ação itinerante do Idaf beneficia produtores rurais e amplia serviços em Porto Acre
ACRE
A ação itinerante promovida pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), levou, nesta sexta-feira, 24, atendimento direto aos produtores rurais no município de Porto Acre, facilitando o acesso a serviços essenciais e orientações técnicas.
A iniciativa tem como objetivo aproximar o órgão dos produtores, especialmente daqueles que enfrentam dificuldades para se deslocar até os escritórios fixos. Durante a ação, produtores da Vila do V e da Vila do Incra receberam atendimentos como emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), orientações sobre o cadastro de lavouras de soja, combate à lagarta mandarová e monilíase do cacau e cupuaçu, moko da bananeira, vacinação contra a brucelose, declaração de rebanhos, além da regularização do cadastro de propriedade rural, contribuindo para o avanço do monitoramento das propriedades e de suas explorações pecuárias.
Produtores de Porto Acre recebem atendimento direto do Idaf com emissão de GTA. Foto: Fabiana Matos/IdafSegundo o chefe da unidade do Idaf em Porto Acre, Sandro Augusto, a ação surgiu a partir da demanda dos próprios produtores. “Esse atendimento foi pensado justamente porque os produtores nos procuraram, pedindo uma presença mais próxima do Idaf nas comunidades. Muitos relataram dificuldades de deslocamento até a cidade, então buscamos essa alternativa para atender a essa necessidade e garantir que todos tenham acesso aos serviços do Instituto”, destacou.
Para o produtor rural do ramal Mutum, na Vila do V, Erivan Mendonça, a iniciativa representa mais comodidade. “Esse atendimento mais perto da nossa propriedade ajuda muito quem mora em ramal. Por isso, vim aqui para emitir a GTA e ainda vou embora com muita informação sobre os cuidados com o rebanho e o prazo para a vacinação contra a brucelose. Só tenho a agradecer ao Idaf por essa atenção com o produtor rural”, afirmou.
Ação itinerante reforça a importância da sanidade agropecuária. Foto: Fabiana Matos/IdafNo período da tarde, a equipe do Idaf também promoveu educação sanitária para alunos do 5º ano na Escola Municipal Novo Horizonte e na Escola Estadual Edmundo Pinto de Almeida para alunos do ensino médio.
“Nós entendemos que, além dos produtores rurais, é fundamental trabalhar nas escolas, pois é onde começa todo o conhecimento, e muitos alunos são filhos de produtores, o que contribui para a disseminação das informações”, explicou a chefe da Divisão de Educação e Comunicação do Idaf, Sandra Tereza Teixeira.
Ações educativas nas escolas ampliam o acesso a informações sobre defesa agropecuária. Foto: Fabiana Matos/IdafAté o final do ano, o Instituto deve percorrer pontos estratégicos de alguns municípios, promovendo orientações sobre vacinação, manejo e prevenção de pragas e doenças, o que aumenta a adoção correta das medidas sanitárias. O órgão entende que, quando o serviço chega até os produtores, o acesso se torna mais fácil e rápido, garantindo que documento como a GTA seja emitido corretamente e dentro do prazo.
“Promover atendimento técnico em conjunto com a educação sanitária está dentro do planejamento do órgão e das diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Quanto mais pessoas estiverem bem informadas e capacitadas, maiores serão as chances de prevenir doenças e pragas, garantindo a sanidade animal e vegetal, além de fortalecer a produtividade e a qualidade da produção rural no estado”, concluiu Sandra Tereza Teixeira.
ACRE
Ambulatório Materno-Infantil retoma atendimentos na Policlínica do Tucumã após revitalização da unidade
Os atendimentos do Ambulatório Materno Infantil foram retomados nesta segunda-feira, 22, na Policlínica do Tucumã, em Rio Branco. Após um período de funcionamento na Maternidade Marieta Messias Cameli, os serviços voltam a ser ofertados em um espaço revitalizado e preparado para proporcionar mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos usuários.
Pacientes no momento do atendimento no Ambulatório Materno Infantil. Foto: Tiago Araújo/SesacreA unidade passou por melhorias estruturais para garantir um ambiente mais acolhedor e adequado às necessidades dos pacientes e profissionais de saúde. O ambulatório é referência em todo o Acre para o acompanhamento de crianças e gestantes de alto risco, além de oferecer atendimento por meio do Ambulatório Transsexualizador.
Gerente-geral da Policlínica do Tucumã, Luciana Carvalho. Foto: Tiago Araújo/SesacreDe acordo com a gerente-geral da Policlínica do Tucumã, Luciana Carvalho, o retorno dos serviços faz parte do compromisso do governo estadual em fortalecer a assistência especializada e oferecer melhores condições de atendimento à população.
“A unidade foi revitalizada e preparada para melhor acolher os pacientes. Essa era uma das preocupações da governadora Mailza Assis: oferecer uma estrutura adequada equalificar cada vez mais o atendimento prestado aos usuários do SUS”, destacou.
Médica ultrassonografista Maria Júlia Nunes. Foto: Tiago Araújo/SesacreA médica ultrassonografista Maria Júlia Nunes ressaltou que a mudança contribuirá para ampliar a qualidade da assistência prestada à população.
“Estamos muito felizes em retornar para uma unidade revitalizada, planejada para proporcionar mais acolhimento , conforto e comodidade aos usuários. Esse novo espaço contribui diretamente para a oferta de um atendimento mais eficiente, humanizado e seguro à população que busca os serviços materno-infantis”, afirmou.
Paciente Katia Abelo Souza, enfatiza o bom atendimento da unidade. Foto: Tiago Araújo/SesacreQuem já passou pela unidade também aprovou as melhorias. A paciente Katia Abelo Souza elogiou o acolhimento recebido durante o atendimento.
“Eu gostei muito do atendimento, fui bem acolhida e recepcionada”, relatou.
Fonte: Governo AC
-
SEM CATEGORIA6 dias atrásJunho Violeta reforça a importância do combate à violência contra a pessoa idosa em Rio Branco
-
ESPORTES7 dias atrásIrã e Nova Zelândia fazem jogo movimentado e empatam por 2 a 2
-
ESPORTES6 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
SEM CATEGORIA6 dias atrásPrefeitura de Rio Branco leva Saúde Rural à Vila Custódio Freire e realiza mais de 4 mil procedimento
-
SEM CATEGORIA6 dias atrásPrefeitura acompanha demandas da comunidade e avalia melhorias no Ramal da Água, na região do Quixadá
-
SEM CATEGORIA6 dias atrásPrefeito de Rio Branco prestigia celebração histórica pelos 64 anos de emancipação política do Acre
-
ESPORTES7 dias atrásUruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásAgro responde por 38,5% das exportações e gera quase R$ 42 bilhões


Foto: Fabiana Matos/Idaf
Foto: Fabiana Matos/Idaf
Foto: Fabiana Matos/Idaf
Foto: Fabiana Matos/Idaf
Foto: Fabiana Matos/Idaf
Foto: Fabiana Matos/Idaf
Foto: Fabiana Matos/Idaf
Foto: Fabiana Matos/Idaf
Foto: Fabiana Matos/Idaf
Foto: Fabiana Matos/Idaf
Foto: Fabiana Matos/Idaf