RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Polícia Civil realiza encontro para fomentar protagonismo e valorização das mulheres oficiais da instituição

Publicados

ACRE

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Academia de Polícia (Acadepol), realiza o encontro Mulheres Além do Distintivo, voltado exclusivamente às policiais civis da instituição. O evento será realizado na próxima sexta-feira, 26, das 10h30 às 12h30, na Escola do Poder Judiciário (ESJUD/TJAC), com o objetivo de promover a reflexão, a integração e o fortalecimento do protagonismo feminino no âmbito da Polícia Civil.

Escola Superior da PCAC promove o encontro “Mulheres Além do Distintivo”, um momento especial de reflexão, integração e valorização do protagonismo feminino, voltado às mulheres policiais civis da instituição. Foto: Emerson Lima/ PCAC

A programação contará com três palestras ministradas por profissionais convidados, reconhecidos pela experiência e atuação em suas respectivas áreas. Entre os temas que serão abordados estarão o assédio, o bem-estar financeiro e a autoestima feminina, assuntos considerados fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes.

De acordo com a coordenação da Acadepol, a iniciativa busca ampliar os espaços de diálogo, acolhimento e reconhecimento das mulheres que desempenham papel essencial na segurança pública, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos institucionais e para a promoção de um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, respeitoso e inclusivo.

A ação integra as estratégias da Polícia Civil do Acre voltadas à valorização e ao cuidado com seus servidores, reforçando o compromisso da instituição com a saúde emocional, o bem-estar e o desenvolvimento humano de seus profissionais.

Leia Também:  RBTrans divulga calendário de renovação das permissões para taxistas, mototaxistas e freteiros no AC

O evento representa mais uma oportunidade de reconhecimento e fortalecimento da atuação feminina na Polícia Civil, promovendo conhecimento, a troca de experiências e a valorização das mulheres que diariamente contribuem para a segurança da população acreana.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Educação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas

Publicados

em

Por

Com o objetivo de formar e qualificar professores da educação indígena, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), deu início nesta terça-feira, 23, à segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para Professores Indígenas – Nível Médio, na Faculdade Estadual do Acre, em Rio Branco.

A formação, que reúne 82 professores indígenas de todo o estado, visa fortalecer e assegurar o ensino contínuo nas comunidades indígenas, bem como promover o aperfeiçoamento contínuo da formação desses profissionais.

Secretário adjunto, Tião Flores, falou sobre o compromisso do Estado em fortalecer a educação indígena. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Representando a SEE, o secretário adjunto de Ensino, Tião Flores, destacou a importãncia da ação sobre a ação, que reúne representantes de diversos povos indígenas.

“Esse é um dia especial para a educação indígena do nosso estado, os professores estarão aqui participando das aulas, e terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos pedagógicos e aprimorar suas práticas de ensino. Todo esse aprendizado será levado para as suas bases, ou seja, para os seus territórios”, destacou.

A qualificação desses profissionais é essencial, pois eles levarão o conhecimento adquirido para aprimorar o ensino dos territórios em que vivem.

Professor Ricardinho Kampa, do município de Feijó participa da formação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Já faz 25 anos que eu trabalho como professor e é a segunda vez que participo deste curso de magistério. Quero aproveitar ao máximo os estudos e aprender durante essa formação continuada. Já temos uma escola estruturada, com 145 alunos, e vou voltar para lá  com mais aprendizados”, disse o professor Ricardinho Kampa, da escola Sete Voltas, localizada na comunidade Nova Floresta, na região do Rio Envira, em Feijó.

Os educadores participarão de uma imersão formativa de 40 dias, com diversas atividades que incluem formação em práticas pedagógicas, e qualificação para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas.

“Fortalecer a educação indígena tem sido um dos compromissos da governadora Mailza Assis”, disse a secretária Francisca Arara.  Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Eu acompanhei essa pauta da criação da política de educação escolar indígena, não só como professora, mas fui coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Acre por dez anos. A política de educação escolar indígena foi construída por muitas mãos, e o Estado, por meio do ex-governador Gladson Camelí e da governadora Mailza Assis abraçou essa causa”, afirmou a secretária extraordinária de Povos Indígenas, Francisca Arara.

“Vou levar tudo que aprendi aqui para melhorar o ensino e contribuir ainda mais para o aprendizado dos estudantes.”, afirmou a Elissandra. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A professora Elissandra Kaxinawá, da escola Ibã Kaxinawá, localizada em Tarauacá, terra indígena Rio Maetá, afirma que  participar da formação é importante, pois os conhecimentos adquiridos serão levados para o fortalecimento do ensino.

“Vim aqui buscar conhecimento e levar o que eu aprender para a minha terra, para os meus alunos, com muito carinho e responsabilidade que o ensino exige”, declarou.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Programa Mulheres Mil forma 210 acreanas em cursos profissionalizantes e abre portas para o mercado de trabalho
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA