O prefeito Alysson Bestene visitou na manhã desta terça-feira (23), a Quadra Poliesportiva Francinei Pinto da Silva, popularmente conhecida como Quadra do Maguila, no bairro João Eduardo. Durante a agenda, o gestor conversou com moradores, lideranças comunitárias e usuários do espaço para conhecer as principais necessidades do equipamento esportivo e avançar na elaboração de uma ampla revitalização.
Localizada em uma das áreas mais populosas da Baixada da Sobral, a quadra atende não apenas aos moradores do João Eduardo, mas também a comunidades de bairros próximos. O espaço é utilizado para atividades esportivas, campeonatos e momentos de convivência entre crianças, jovens e adultos.
“Buscamos revitalizar cada vez mais os espaços públicos da cidade, especialmente em áreas populosas onde o esporte faz parte do dia a dia da comunidade”, afirmou o prefeito. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A última reforma realizada no equipamento ocorreu em 2019. Agora, a Prefeitura trabalha em uma nova proposta de intervenção, considerando as demandas apresentadas pela própria comunidade.
Durante a visita, o gestor municipal ressaltou a importância de recuperar os espaços públicos e oferecer estruturas adequadas para a prática esportiva e para a convivência das famílias.
“Temos buscado, cada vez mais, revitalizar os espaços públicos da nossa cidade. Esta é uma grande estrutura, localizada em uma região bastante populosa e onde a prática esportiva está diretamente presente na vida da comunidade”, afirmou o prefeito.
Espaço é utilizado para atividades esportivas, campeonatos e momentos de convivência entre crianças, jovens e adultos. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Segundo Bestene, a proposta não deverá se limitar à recuperação da quadra. A gestão pretende desenvolver uma nova concepção para o espaço, incluindo melhorias estruturais e ações de paisagismo.
“Além da revitalização, queremos trazer uma concepção de paisagismo e transformar este local em um ambiente de esporte, cultura e lazer. Vamos trabalhar para oferecer vestiários, banheiros e todas as condições necessárias para que a comunidade possa utilizar plenamente este ginásio poliesportivo”, destacou.
O presidente da Associação de Moradores do bairro João Eduardo, José Bandeira de Oliveira, afirmou que a quadra é utilizada por moradores de diferentes pontos da Baixada da Sobral e destacou a expectativa da população com a reforma.
“A comunidade usa bastante o equipamento esportivo e, com a reforma, ele ficará ainda melhor. A última foi em 2019. O prefeito ouviu a população e está mostrando resultados. Estamos agradecidos”, declarou. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“A comunidade utiliza muito este equipamento esportivo e, com essa reforma, ele vai ficar ainda melhor. A última reforma aconteceu em 2019. O prefeito assumiu, já veio aqui, ouviu a população e está mostrando trabalho. Estamos agradecidos”, declarou.
José Bandeira também lembrou que o espaço já recebeu diversas competições esportivas e possui importância histórica para os moradores da região.
“A quadra não atende somente ao João Eduardo, mas praticamente toda a Baixada da Sobral. Muitos campeonatos já foram realizados aqui. A comunidade está alegre e satisfeita com a possibilidade dessa reforma”, completou.
A visita reforça o acompanhamento da gestão aos equipamentos públicos e a escuta da população. Segundo o prefeito, a revitalização da quadra vai promover mais qualidade de vida, esporte e convivência comunitária. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A visita integra o trabalho da gestão municipal de acompanhar de perto a situação dos equipamentos públicos e ouvir a população antes da execução dos projetos. Para Alysson Bestene, a revitalização da Quadra Poliesportiva Francinei Pinto da Silva representará mais qualidade de vida, incentivo ao esporte e fortalecimento da convivência comunitária.
“Quem ganha é a população, especialmente as famílias da Baixada da Sobral. Queremos entregar um espaço renovado, acolhedor e preparado para receber atividades esportivas, culturais e de lazer”, concluiu o prefeito.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Unidade de Tratamento e Disposição de Resíduos, realizou, nesta quarta-feira (24), a primeira coleta de resíduos eletroeletrônicos e pilhas no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Green Eletron.
A iniciativa representa um marco para o município, por ser a primeira coleta efetivamente realizada após a formalização da parceria. O acordo tem como objetivo fortalecer a implantação da logística reversa e assegurar a destinação ambientalmente adequada de equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, pilhas e outros materiais descartados pela população.
A ação consolida um importante avanço nas políticas públicas ambientais de Rio Branco, contribuindo para a redução dos impactos provocados pelo descarte irregular desses resíduos e incentivando práticas sustentáveis alinhadas aos princípios da economia circular.
A logística reversa permite que materiais retornem ao ciclo produtivo para reutilização, reciclagem ou descarte adequado, reduzindo impactos ambientais como a contaminação do solo e da água. (Foto: Lucas Brito/Secom)
A logística reversa possibilita que os materiais retornem ao setor produtivo para reaproveitamento, reciclagem ou destinação final adequada, evitando a contaminação do solo, da água e outros danos ao meio ambiente.
O trabalho se soma a outras iniciativas desenvolvidas pelo Município, como o recolhimento de pneus inservíveis. Por meio desse projeto, cerca de 800 toneladas de pneus usados são encaminhadas anualmente para o estado de Mato Grosso, onde recebem a destinação apropriada.
As ações demonstram o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e com a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Esse momento é importante para Rio Branco, pois consolida o acordo de cooperação e garante o descarte correto dos resíduos”, destacou Camila. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Segundo a engenheira ambiental e sanitarista Camila Cardozo, a primeira coleta concretiza o acordo de cooperação e representa um avanço para a conscientização da população sobre a importância do descarte correto.
“Esse momento é muito importante para Rio Branco porque, de fato, concretiza esse acordo de cooperação. Esses resíduos estão sendo descartados de maneira correta”, destacou.
Os resíduos eletroeletrônicos e as pilhas podem ser entregues nos ecopontos disponibilizados pelo Município, incluindo a unidade localizada no Horto Florestal. Depois de recolhidos, os materiais são separados e encaminhados para empresas especializadas.
A primeira remessa coletada em Rio Branco será enviada para Porto Velho, em Rondônia, onde receberá a destinação ambientalmente adequada.
Com a iniciativa, a Prefeitura de Rio Branco reforça o compromisso com a preservação ambiental e com a implementação de políticas públicas que promovam a participação da população e mais responsabilidade no descarte de resíduos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.