RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Educação do Acre leva saúde mental e bem-estar aos servidores das escolas de Feijó

Publicados

ACRE

Cuidar de quem educa. Essa também tem sido uma finalidade da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE). Por isso, esta semana a Divisão de Qualidade de Vida e Bem-Estar da pasta está em Feijó, onde é realizada a oficina “Circuito bem-estar: cuidado e valorização do servidor”.

Entre as escolas contempladas com as ações estão a Raimundo Augusto de Araújo, a Nanzio Magalhães, a Imaculada Conceição, a Francisco Nunes Leitão, a Vicente Celso Brandão e a José Gurgel Rabelo.

Projeto-piloto se iniciou pelas escolas de Feijó. Foto: divulgação

A chefe da divisão, Jaqueline Guimarães, lembra que o setor levou aos profissionais das escolas uma programação inteiramente voltada para o alívio do estresse diário e o fortalecimento da saúde mental e física de quem executa a educação no estado.

“Trata-se de um projeto-piloto e essa ação da SEE tem sido marcada por um momento especial de cuidado, de renovação e também de atenção à saúde dos nossos servidores, que puderam desfrutar de uma série de práticas interativas”, explicou Jaqueline.

Diversos serviços foram oferecidos aos profissionais. Foto: divulgação

Entre os serviços oferecidos está a auriculoterapia, técnica que utiliza estímulos na orelha para harmonizar o corpo e é ideal para reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

Outra atividade importante desenvolvida foi a quick massage, uma massagem rápida focada nas regiões do pescoço, ombros e costas, perfeita para aliviar a tensão muscular. Além disso, houve ainda o atendimento psicológico, um espaço de escuta, acolhimento e orientação focado na saúde mental e no equilíbrio emocional.

Atendimento psicológico para os profissionais das escolas. Foto: divulgação

Também foi aplicada a ventosaterapia, um tratamento que ativa a circulação sanguínea, oxigena os tecidos e elimina as dores provocadas pela postura e pelo cansaço. “Cuidar de quem educa é fundamental para construirmos uma comunidade escolar”, enfatizou a chefe da divisão.

“Dias melhores começaram a chegar em nossas vidas e estamos muito felizes e agradecidos por esse olhar. Como educadora, recebo essa acolhida, esse cuidado tão importante. Por isso, agradecemos à SEE pela iniciativa incrível, e a todos os servidores que reservaram um momento do seu dia para cuidar de si mesmos”, declarou Eline Nascimento Leite, da Escola Nanzio Magalhães.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prorrogado prazo para retirada de pulseiras da palestra do ex-jogador Zico até as 14 horas desta segunda
Propaganda

ACRE

Na Semana do Clima de Londres, Acre apresenta experiências em conservação das florestas e estratégias de enfrentamento aos impactos do El Niño

Publicados

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou, entre os dias 22 e 25, da Semana do Clima de Londres. Considerado um dos principais fóruns internacionais sobre mudanças climáticas, o evento reuniu governos, organismos internacionais, investidores e especialistas para debater financiamento climático, transição para uma economia de baixo carbono e soluções para a implementação da agenda climática global.

Representando a Sema, participaram do evento o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, e a assessora superior executiva, Silvia Uszacki.

Acre compartilha experiências em conservação das florestas, Plataforma Selo Verde e estratégias de enfrentamento aos impactos do El Niño na Semana do Clima de Londres. Foto: cedida

Durante a programação, o secretário Leonardo Carvalho participou de painéis estratégicos nos quais apresentou experiências desenvolvidas pelo Acre nas áreas de conservação das florestas, adaptação às mudanças climáticas e mecanismos de financiamento climático.

Entre os destaques esteve o painel “EUDR e a China: gerando sinais positivos de mercado para as cadeias de suprimentos livres de desmatamento e conversão florestal (DCF)”, promovido pela Iniciativa do Accountability Framework (AFi), Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e Fundação Floresta Tropical da Noruega (RFN). O debate discutiu estratégias para fortalecer mercados sustentáveis. 

Leia Também:  Exemplo de governança verde multinível marca participação do Acre em evento paralelo à COP30
Entre os destaques esteve o painel “EUDR e a China: gerando sinais positivos de mercado para as cadeias de suprimentos livres de desmatamento e conversão florestal (DCF)”. Foto: cedida

Na ocasião, o secretário apresentou a Plataforma Selo Verde Acre, ferramenta desenvolvida em parceria com o Centro de Inteligência Territorial  da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrando dados oficiais e tecnologia de ponta para monitorar, de forma transparente, as condições ambientais dos imóveis rurais, por meio de mapeamento em alta resolução e imagens de satélite.  

A agenda também incluiu o painel “A Amazônia e o El Niño – uma tempestade de fogo em 2026”, promovido pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e pela Universidade de Oxford, dedicado aos impactos do fenômeno climático sobre a Amazônia e as estratégias de resposta aos eventos extremos. Durante o debate, o gestor apresentou as ações implementadas pelo governo do Acre para fortalecer a resiliência do estado diante das secas severas, entre elas o monitoramento climático, o Programa de Brigadistas Comunitários e o uso de tecnologias para prevenção e combate aos incêndios florestais.

Secretário Leonardo Carvalho apresentou as ações implementadas pelo governo do Acre para fortalecer a resiliência do estado diante das secas severas. Foto: cedida

O secretário também participou do painel sobre salvaguardas socioambientais e mercado de carbono, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Coalizão de Mercado Voluntário de Carbono (VCM+ Collaborative), no qual foram discutidos mecanismos para garantir integridade ambiental, transparência e benefícios sociais em iniciativas de carbono. 

“Participar da Semana do Clima de Londres é uma oportunidade de mostrar que o Acre tem desenvolvido soluções concretas para conciliar conservação das florestas, desenvolvimento sustentável e enfrentamento às mudanças climáticas. Compartilhamos iniciativas como a Plataforma Selo Verde Acre, que fortalece a transparência e a rastreabilidade das cadeias produtivas, além das estratégias adotadas pelo Estado para aumentar a resiliência diante dos eventos climáticos extremos.  Esses espaços também são fundamentais para fortalecer parcerias  e atrair investimentos que contribuam para a implementação da agenda climática no Acre” , destacou o secretário.

Evento reuniu governos, organismos internacionais, investidores e especialistas para debater financiamento climático, transição para uma economia de baixo carbono e soluções para a implementação da agenda climática global. Foto: cedida

Além dos painéis temáticos, o Acre integrou a programação do Local Climate Action Summit, promovido pela Bloomberg Philanthropies e pela Under2 Coalition, e participou de diálogos sobre segurança energética, resiliência econômica e financiamento climático. 

Os encontros reuniram governadores, gestores públicos e representantes de governos subnacionais de diversos países para discutir soluções voltadas à adaptação às mudanças climáticas, ao fortalecimento da infraestrutura resiliente, à aceleração da transição energética e à ampliação do acesso a financiamentos para ações climáticas.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA