ACRE
Educação do Acre leva saúde mental e bem-estar aos servidores das escolas de Feijó
ACRE
Cuidar de quem educa. Essa também tem sido uma finalidade da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE). Por isso, esta semana a Divisão de Qualidade de Vida e Bem-Estar da pasta está em Feijó, onde é realizada a oficina “Circuito bem-estar: cuidado e valorização do servidor”.
Entre as escolas contempladas com as ações estão a Raimundo Augusto de Araújo, a Nanzio Magalhães, a Imaculada Conceição, a Francisco Nunes Leitão, a Vicente Celso Brandão e a José Gurgel Rabelo.
Projeto-piloto se iniciou pelas escolas de Feijó. Foto: divulgaçãoA chefe da divisão, Jaqueline Guimarães, lembra que o setor levou aos profissionais das escolas uma programação inteiramente voltada para o alívio do estresse diário e o fortalecimento da saúde mental e física de quem executa a educação no estado.
“Trata-se de um projeto-piloto e essa ação da SEE tem sido marcada por um momento especial de cuidado, de renovação e também de atenção à saúde dos nossos servidores, que puderam desfrutar de uma série de práticas interativas”, explicou Jaqueline.
Diversos serviços foram oferecidos aos profissionais. Foto: divulgaçãoEntre os serviços oferecidos está a auriculoterapia, técnica que utiliza estímulos na orelha para harmonizar o corpo e é ideal para reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.
Outra atividade importante desenvolvida foi a quick massage, uma massagem rápida focada nas regiões do pescoço, ombros e costas, perfeita para aliviar a tensão muscular. Além disso, houve ainda o atendimento psicológico, um espaço de escuta, acolhimento e orientação focado na saúde mental e no equilíbrio emocional.
Atendimento psicológico para os profissionais das escolas. Foto: divulgaçãoTambém foi aplicada a ventosaterapia, um tratamento que ativa a circulação sanguínea, oxigena os tecidos e elimina as dores provocadas pela postura e pelo cansaço. “Cuidar de quem educa é fundamental para construirmos uma comunidade escolar”, enfatizou a chefe da divisão.
“Dias melhores começaram a chegar em nossas vidas e estamos muito felizes e agradecidos por esse olhar. Como educadora, recebo essa acolhida, esse cuidado tão importante. Por isso, agradecemos à SEE pela iniciativa incrível, e a todos os servidores que reservaram um momento do seu dia para cuidar de si mesmos”, declarou Eline Nascimento Leite, da Escola Nanzio Magalhães.
Fonte: Governo AC
ACRE
Na Semana do Clima de Londres, Acre apresenta experiências em conservação das florestas e estratégias de enfrentamento aos impactos do El Niño
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou, entre os dias 22 e 25, da Semana do Clima de Londres. Considerado um dos principais fóruns internacionais sobre mudanças climáticas, o evento reuniu governos, organismos internacionais, investidores e especialistas para debater financiamento climático, transição para uma economia de baixo carbono e soluções para a implementação da agenda climática global.
Representando a Sema, participaram do evento o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, e a assessora superior executiva, Silvia Uszacki.

Durante a programação, o secretário Leonardo Carvalho participou de painéis estratégicos nos quais apresentou experiências desenvolvidas pelo Acre nas áreas de conservação das florestas, adaptação às mudanças climáticas e mecanismos de financiamento climático.
Entre os destaques esteve o painel “EUDR e a China: gerando sinais positivos de mercado para as cadeias de suprimentos livres de desmatamento e conversão florestal (DCF)”, promovido pela Iniciativa do Accountability Framework (AFi), Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e Fundação Floresta Tropical da Noruega (RFN). O debate discutiu estratégias para fortalecer mercados sustentáveis.
Entre os destaques esteve o painel “EUDR e a China: gerando sinais positivos de mercado para as cadeias de suprimentos livres de desmatamento e conversão florestal (DCF)”. Foto: cedidaNa ocasião, o secretário apresentou a Plataforma Selo Verde Acre, ferramenta desenvolvida em parceria com o Centro de Inteligência Territorial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrando dados oficiais e tecnologia de ponta para monitorar, de forma transparente, as condições ambientais dos imóveis rurais, por meio de mapeamento em alta resolução e imagens de satélite.
A agenda também incluiu o painel “A Amazônia e o El Niño – uma tempestade de fogo em 2026”, promovido pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e pela Universidade de Oxford, dedicado aos impactos do fenômeno climático sobre a Amazônia e as estratégias de resposta aos eventos extremos. Durante o debate, o gestor apresentou as ações implementadas pelo governo do Acre para fortalecer a resiliência do estado diante das secas severas, entre elas o monitoramento climático, o Programa de Brigadistas Comunitários e o uso de tecnologias para prevenção e combate aos incêndios florestais.

O secretário também participou do painel sobre salvaguardas socioambientais e mercado de carbono, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Coalizão de Mercado Voluntário de Carbono (VCM+ Collaborative), no qual foram discutidos mecanismos para garantir integridade ambiental, transparência e benefícios sociais em iniciativas de carbono.
“Participar da Semana do Clima de Londres é uma oportunidade de mostrar que o Acre tem desenvolvido soluções concretas para conciliar conservação das florestas, desenvolvimento sustentável e enfrentamento às mudanças climáticas. Compartilhamos iniciativas como a Plataforma Selo Verde Acre, que fortalece a transparência e a rastreabilidade das cadeias produtivas, além das estratégias adotadas pelo Estado para aumentar a resiliência diante dos eventos climáticos extremos. Esses espaços também são fundamentais para fortalecer parcerias e atrair investimentos que contribuam para a implementação da agenda climática no Acre” , destacou o secretário.

Além dos painéis temáticos, o Acre integrou a programação do Local Climate Action Summit, promovido pela Bloomberg Philanthropies e pela Under2 Coalition, e participou de diálogos sobre segurança energética, resiliência econômica e financiamento climático.
Os encontros reuniram governadores, gestores públicos e representantes de governos subnacionais de diversos países para discutir soluções voltadas à adaptação às mudanças climáticas, ao fortalecimento da infraestrutura resiliente, à aceleração da transição energética e à ampliação do acesso a financiamentos para ações climáticas.
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásAmérica Latina e Caribe registram superávit de US$ 21 bilhões no comércio de produtos aquícolas em 2024, aponta FAO
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásSoja sobe em Chicago com suporte do farelo, mas mercado segue atento ao clima nos EUA e à demanda por exportação
-
ACRE2 dias atrásEducação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásBalneário do SESC em Bonito (MS) vai a leilão com pagamento facilitado em até seis vezes
-
POLÍTICA2 dias atrásJarude cobra prioridade para os Bombeiros e diz que governo está mais preocupado com eleição do que com os problemas do Acre
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásII Seminário Apícola do Vale do Aço 2026 fortalece cadeia produtiva do mel em Minas Gerais
-
POLÍTICA2 dias atrásEdvaldo Magalhães defende convocação integral dos aprovados do Corpo de Bombeiros e critica excesso de burocracia
-
MP AC2 dias atrásBujari: MPAC recebe visita institucional de representantes da Câmara Municipal


Foto: cedida
Foto: cedida
Foto: cedida
Foto: cedida