ACRE
Parceria entre Sesacre, Fundhacre e Fiocruz fortalece diagnóstico de doenças e amplia cooperação científica no Acre
ACRE
Fortalecer a capacidade diagnóstica da rede pública de saúde e ampliar o acesso da população acreana a tecnologias de ponta para o diagnóstico de doenças negligenciadas. Com esse propósito, representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) realizaram uma visita técnica e institucional à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, reforçando uma parceria estratégica voltada à inovação, à pesquisa e ao fortalecimento da assistência em saúde no Acre.
Ao longo da programação, a comitiva reuniu-se com pesquisadores e gestores da Fiocruz para apresentar os avanços da cooperação já estabelecida entre as instituições e discutir novas estratégias voltadas ao fortalecimento da vigilância laboratorial e à ampliação da oferta de exames especializados no estado. Representando a Sesacre, participou da agenda a chefe da Divisão de Organização e Apoio Diagnóstico, Nair Ferreira, enquanto a Fundhacre foi representada pelo chefe do Complexo Laboratorial, Ângelo Gabriel.
Chefe da Divisão de Organização e Apoio Diagnóstico da Sesacre, Nair Ferreira, é a segunda, da esquerda para a direita. Foto: cedidaPara Nair Ferreira, a aproximação com uma das mais importantes instituições de ciência e tecnologia em saúde da América Latina representa uma oportunidade de consolidar o trabalho desenvolvido no Acre e ampliar a incorporação de novas metodologias diagnósticas.
“Mais do que conhecer experiências exitosas, esta visita fortalece uma parceria construída com base na cooperação técnica e na troca permanente de conhecimento. Tivemos a oportunidade de discutir novas estratégias, conhecer tecnologias já consolidadas e identificar caminhos para ampliar o acesso da população acreana a diagnósticos cada vez mais precisos e oportunos. Esse intercâmbio fortalece nossas equipes e nos dá segurança para avançar na qualificação da assistência prestada à população”, destacou.
Além das reuniões institucionais, a comitiva conheceu a estrutura histórica e científica da Fiocruz, incluindo o centenário Castelo Mourisco, laboratórios de referência, biblioteca e acervos científicos que fazem da instituição um dos principais centros de pesquisa e inovação em saúde pública da América Latina.

A programação técnica teve sequência no Laboratório de Leishmanioses, onde a equipe foi recebida pela pesquisadora Dra. Eliza, parceira da implantação do diagnóstico molecular por PCR para leishmaniose na Fundhacre, por meio do Laboratório Charles Mérieux. Implantada no Acre em março deste ano, após capacitação promovida pela Fiocruz Rondônia, a tecnologia representa um importante avanço na rapidez e na precisão do diagnóstico, permitindo intervenções mais precoces e maior efetividade no tratamento dos pacientes.
Segundo Ângelo Gabriel, a troca de experiências com pesquisadores da Fiocruz amplia a capacidade técnica da rede laboratorial acreana e fortalece o planejamento para expansão de exames de alta complexidade no estado.
“Conhecer de perto os protocolos utilizados pela Fiocruz e compartilhar experiências com profissionais que são referência nacional amplia nossa visão sobre o futuro da rede laboratorial do Acre. Esse intercâmbio fortalece nossas equipes, aperfeiçoa nossos processos e nos prepara para ampliar a oferta de diagnósticos mais rápidos, seguros e precisos, refletindo diretamente na qualidade da assistência oferecida aos usuários do SUS”, afirmou.
Ângelo Gabriel, representante da Fundhacre, acompanha a visita técnica à Fiocruz. Foto: cedidaNa sequência, a comitiva visitou o Laboratório de Hanseníase, coordenado pela Dra. Roberta Olmo, referência nacional na área. Durante o encontro, foram debatidas estratégias para fortalecer o diagnóstico da doença, especialmente por meio da investigação dos contatos de pacientes diagnosticados e da utilização integrada de exames tradicionais, como a baciloscopia, com técnicas de biologia molecular. A abordagem amplia as possibilidades de detecção precoce, contribui para interromper a cadeia de transmissão e fortalece as ações de vigilância em saúde.
A agenda foi organizada pelo pesquisador Dr. Paulo Sérgio D’Andrea, responsável por articular uma programação voltada ao intercâmbio de experiências e à construção de novas oportunidades de cooperação científica entre as instituições. A missão técnica reafirmou o potencial do Acre para ampliar a utilização de tecnologias diagnósticas voltadas ao enfrentamento da hanseníase, da leishmaniose e de outras doenças tropicais negligenciadas, consolidando uma parceria que aproxima ciência, inovação e assistência em benefício da saúde da população acreana.
Fonte: Governo AC
ACRE
Acre Pela Vida reúne crianças em torneio esportivo e fortalece ações de cidadania em Rio Branco
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio da estratégia Acre Pela Vida, promoveu neste sábado, 27, um grande evento esportivo voltado à promoção da cidadania, inclusão social e prevenção à violência. Realizada no Centro de Treinamento Botafogo Academy, no bairro Quixadá, em Rio Branco, a ação reuniu cerca de 230 crianças atendidas por cinco escolinhas de futebol da capital.

Participaram do evento as escolinhas Acolher e Transformar e Jovens Promessas, da Baixada da Sobral; Moriá e Camisa 11, do Jequitibá; além da escolinha do Botafogo, anfitriã da programação.

Além do torneio esportivo, a Sejusp entregou cinco kits esportivos completos às escolinhas participantes. Os materiais incluem uniformes, bolas, luvas, redes para traves, pranchetas, cartões de arbitragem, apitos, cronômetros, bombas para encher bolas, escadas de treinamento, cones, elásticos e outros equipamentos que irão fortalecer o trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes nas comunidades.

A coordenadora do programa Acre Pela Vida, Fátima Paiva, destacou que a iniciativa vai além do incentivo ao esporte, promovendo integração entre os órgãos públicos e aproximando as forças de segurança da comunidade. “Estamos realizando mais uma ação do programa Acre Pela Vida com um torneio esportivo e a entrega de kits para escolinhas da Baixada da Sobral, Calafate, Quixadá e Parte Alta. São aproximadamente 230 crianças participando de um dia de muita diversão, com jogos, lanche, atividades com o Corpo de Bombeiros, palestras da Polícia Militar, além da participação do Procon. É um trabalho integrado para levar esporte, cidadania e oportunidades às nossas crianças”, afirmou.

O secretário adjunto da Sejusp, coronel José Messias, ressaltou que os kits esportivos foram adquiridos com recursos provenientes de emenda parlamentar e destacou a parceria com o Botafogo Academy, que cedeu o espaço para a realização da programação. Segundo ele, iniciativas como essa reforçam a presença do Estado nas comunidades por meio de ações preventivas e de fortalecimento dos vínculos sociais.

A programação contou ainda com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, que promoveu atividades recreativas com o tradicional banho de mangueira e interação das crianças com o cão Bruce, da raça Pastor Belga. O Procon participou com o mascote Pró-Consul e a Polícia Militar realizou palestras voltadas à prevenção ao uso de drogas e ao combate ao bullying.

O coordenador do instituto Acolher e transformar, Evilásio Rebouças, que Representou as escolinhas de futebol, destacou que a parceria com a Sejusp fortalece o trabalho social desenvolvido nas comunidades: “Nosso trabalho não é apenas colocar a criança para jogar futebol. Nós acompanhamos as famílias, contamos com atendimento psicológico, realizamos consultas médicas e levamos palestras às escolas. Essa parceria com a Sejusp é fundamental porque aproxima ainda mais os serviços públicos das comunidades e oferece novas oportunidades para nossas crianças”, afirmou.

Segundo ele, a presença das forças de segurança também desperta sonhos e inspira os jovens: “Muitas dessas crianças moram em áreas periféricas e passam a enxergar nos policiais e bombeiros exemplos de vida. Elas entendem que também podem alcançar esses objetivos.”

Uma das crianças beneficiadas com a ação , André Freire, Integrante da escolinha do Botafogo, contou que gosta muito do futebol, mas disse que seu sonho é outro: “Eu quero ser policial. Eu gosto muito quando eles eles estão aqui”, disse o menino, demonstrando a importância das forças de segurança dentro das comunidades.
-
POLÍTICA5 dias atrásJarude cobra prioridade para os Bombeiros e diz que governo está mais preocupado com eleição do que com os problemas do Acre
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásAmérica Latina e Caribe registram superávit de US$ 21 bilhões no comércio de produtos aquícolas em 2024, aponta FAO
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásSoja sobe em Chicago com suporte do farelo, mas mercado segue atento ao clima nos EUA e à demanda por exportação
-
ACRE5 dias atrásEducação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásBalneário do SESC em Bonito (MS) vai a leilão com pagamento facilitado em até seis vezes
-
POLÍTICA5 dias atrásEdvaldo Magalhães defende convocação integral dos aprovados do Corpo de Bombeiros e critica excesso de burocracia
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásII Seminário Apícola do Vale do Aço 2026 fortalece cadeia produtiva do mel em Minas Gerais
-
SEM CATEGORIA5 dias atrásPrefeito de Rio Branco vistoria obra de quadra esportiva com piso modular no bairro Doca Furtado


Foto: Ítalo Sousa/Sejusp
Foto: Ítalo Sousa/Sejusp
Foto: Ítalo Sousa/Sejusp
Foto: Ítalo Sousa/Sejusp
Foto: Ítalo Sousa/Sejusp
Foto: Ítalo Sousa/Sejusp
Foto: Ítalo Sousa/Sejusp
Foto: Ítalo Sousa/Sejusp
Foto: Ítalo Sousa/Sejusp
Foto: Ítalo Sousa/Sejusp