RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Parceria entre Sesacre, Fundhacre e Fiocruz fortalece diagnóstico de doenças e amplia cooperação científica no Acre

Publicados

ACRE

Fortalecer a capacidade diagnóstica da rede pública de saúde e ampliar o acesso da população acreana a tecnologias de ponta para o diagnóstico de doenças negligenciadas. Com esse propósito, representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) realizaram uma visita técnica e institucional à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, reforçando uma parceria estratégica voltada à inovação, à pesquisa e ao fortalecimento da assistência em saúde no Acre.

Ao longo da programação, a comitiva reuniu-se com pesquisadores e gestores da Fiocruz para apresentar os avanços da cooperação já estabelecida entre as instituições e discutir novas estratégias voltadas ao fortalecimento da vigilância laboratorial e à ampliação da oferta de exames especializados no estado. Representando a Sesacre, participou da agenda a chefe da Divisão de Organização e Apoio Diagnóstico, Nair Ferreira, enquanto a Fundhacre foi representada pelo chefe do Complexo Laboratorial, Ângelo Gabriel.

Chefe da Divisão de Organização e Apoio Diagnóstico da Sesacre, Nair Ferreira, é a segunda, da esquerda para a direita. Foto: cedida

Para Nair Ferreira, a aproximação com uma das mais importantes instituições de ciência e tecnologia em saúde da América Latina representa uma oportunidade de consolidar o trabalho desenvolvido no Acre e ampliar a incorporação de novas metodologias diagnósticas.

“Mais do que conhecer experiências exitosas, esta visita fortalece uma parceria construída com base na cooperação técnica e na troca permanente de conhecimento. Tivemos a oportunidade de discutir novas estratégias, conhecer tecnologias já consolidadas e identificar caminhos para ampliar o acesso da população acreana a diagnósticos cada vez mais precisos e oportunos. Esse intercâmbio fortalece nossas equipes e nos dá segurança para avançar na qualificação da assistência prestada à população”, destacou.

Além das reuniões institucionais, a comitiva conheceu a estrutura histórica e científica da Fiocruz, incluindo o centenário Castelo Mourisco, laboratórios de referência, biblioteca e acervos científicos que fazem da instituição um dos principais centros de pesquisa e inovação em saúde pública da América Latina.

Programação envolveu apresentação de projetos, troca de experiências e alinhamento de estratégias voltadas ao fortalecimento da cooperação técnica e da capacidade diagnóstica de doenças negligenciadas no Acre. Foto: cedida

A programação técnica teve sequência no Laboratório de Leishmanioses, onde a equipe foi recebida pela pesquisadora Dra. Eliza, parceira da implantação do diagnóstico molecular por PCR para leishmaniose na Fundhacre, por meio do Laboratório Charles Mérieux. Implantada no Acre em março deste ano, após capacitação promovida pela Fiocruz Rondônia, a tecnologia representa um importante avanço na rapidez e na precisão do diagnóstico, permitindo intervenções mais precoces e maior efetividade no tratamento dos pacientes.

Segundo Ângelo Gabriel, a troca de experiências com pesquisadores da Fiocruz amplia a capacidade técnica da rede laboratorial acreana e fortalece o planejamento para expansão de exames de alta complexidade no estado.

“Conhecer de perto os protocolos utilizados pela Fiocruz e compartilhar experiências com profissionais que são referência nacional amplia nossa visão sobre o futuro da rede laboratorial do Acre. Esse intercâmbio fortalece nossas equipes, aperfeiçoa nossos processos e nos prepara para ampliar a oferta de diagnósticos mais rápidos, seguros e precisos, refletindo diretamente na qualidade da assistência oferecida aos usuários do SUS”, afirmou.

Ângelo Gabriel, representante da Fundhacre, acompanha a visita técnica à Fiocruz. Foto: cedida

Na sequência, a comitiva visitou o Laboratório de Hanseníase, coordenado pela Dra. Roberta Olmo, referência nacional na área. Durante o encontro, foram debatidas estratégias para fortalecer o diagnóstico da doença, especialmente por meio da investigação dos contatos de pacientes diagnosticados e da utilização integrada de exames tradicionais, como a baciloscopia, com técnicas de biologia molecular. A abordagem amplia as possibilidades de detecção precoce, contribui para interromper a cadeia de transmissão e fortalece as ações de vigilância em saúde.

A agenda foi organizada pelo pesquisador Dr. Paulo Sérgio D’Andrea, responsável por articular uma programação voltada ao intercâmbio de experiências e à construção de novas oportunidades de cooperação científica entre as instituições. A missão técnica reafirmou o potencial do Acre para ampliar a utilização de tecnologias diagnósticas voltadas ao enfrentamento da hanseníase, da leishmaniose e de outras doenças tropicais negligenciadas, consolidando uma parceria que aproxima ciência, inovação e assistência em benefício da saúde da população acreana.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Educação reúne órgãos da rede de proteção para fortalecer segurança e atendimento a estudantes
Propaganda

ACRE

Acre Pela Vida reúne crianças em torneio esportivo e fortalece ações de cidadania em Rio Branco

Publicados

em

Por

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio da estratégia Acre Pela Vida, promoveu neste sábado, 27, um grande evento esportivo voltado à promoção da cidadania, inclusão social e prevenção à violência. Realizada no Centro de Treinamento Botafogo Academy, no bairro Quixadá, em Rio Branco, a ação reuniu cerca de 230 crianças atendidas por cinco escolinhas de futebol da capital.

Mais de 200 crianças foram beneficiadas com a ação do Acre pela Vida. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

Participaram do evento as escolinhas Acolher e Transformar e Jovens Promessas, da Baixada da Sobral; Moriá e Camisa 11, do Jequitibá; além da escolinha do Botafogo, anfitriã da programação.

Escolinhas receberam kits esportivos completos. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

Além do torneio esportivo, a Sejusp entregou cinco kits esportivos completos às escolinhas participantes. Os materiais incluem uniformes, bolas, luvas, redes para traves, pranchetas, cartões de arbitragem, apitos, cronômetros, bombas para encher bolas, escadas de treinamento, cones, elásticos e outros equipamentos que irão fortalecer o trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes nas comunidades.

Coordenadora do Acre Pela Vida, Fátima Paiva falou sobre a importância das ações nas comunidades. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

A coordenadora do programa Acre Pela Vida, Fátima Paiva, destacou que a iniciativa vai além do incentivo ao esporte, promovendo integração entre os órgãos públicos e aproximando as forças de segurança da comunidade. “Estamos realizando mais uma ação do programa Acre Pela Vida com um torneio esportivo e a entrega de kits para escolinhas da Baixada da Sobral, Calafate, Quixadá e Parte Alta. São aproximadamente 230 crianças participando de um dia de muita diversão, com jogos, lanche, atividades com o Corpo de Bombeiros, palestras da Polícia Militar, além da participação do Procon. É um trabalho integrado para levar esporte, cidadania e oportunidades às nossas crianças”, afirmou.

Leia Também:  Comic Nerd promove encontro de gerações e reúne milhares de pessoas em Rio Branco
Secretário adjunto da Sejusp, coronel Messias, destacou as parcerias envolvidas na ação. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

O secretário adjunto da Sejusp, coronel José Messias, ressaltou que os kits esportivos foram adquiridos com recursos provenientes de emenda parlamentar e destacou a parceria com o Botafogo Academy, que cedeu o espaço para a realização da programação. Segundo ele, iniciativas como essa reforçam a presença do Estado nas comunidades por meio de ações preventivas e de fortalecimento dos vínculos sociais.

Corpo de Bombeiros ofereceu o banho de mangueira e uma demonstração com o cão Bruce. Foto: Ítalo Soussa/Sejusp

A programação contou ainda com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, que promoveu atividades recreativas com o tradicional banho de mangueira e interação das crianças com o cão Bruce, da raça Pastor Belga. O Procon participou com o mascote Pró-Consul e a Polícia Militar realizou palestras voltadas à prevenção ao uso de drogas e ao combate ao bullying.

Representante das escolinhas de futebol, Evilásio Rebouças, falou sobre o reflexo positivo da presença da polícia na vida das crianças. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

O coordenador do instituto Acolher e transformar, Evilásio Rebouças, que Representou as escolinhas de futebol, destacou que a parceria com a Sejusp fortalece o trabalho social desenvolvido nas comunidades: “Nosso trabalho não é apenas colocar a criança para jogar futebol. Nós acompanhamos as famílias, contamos com atendimento psicológico, realizamos consultas médicas e levamos palestras às escolas. Essa parceria com a Sejusp é fundamental porque aproxima ainda mais os serviços públicos das comunidades e oferece novas oportunidades para nossas crianças”, afirmou.

Leia Também:  Educação reúne órgãos da rede de proteção para fortalecer segurança e atendimento a estudantes
Crianças tiveram um dia de lazer e diversão. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

Segundo ele, a presença das forças de segurança também desperta sonhos e inspira os jovens: “Muitas dessas crianças moram em áreas periféricas e passam a enxergar nos policiais e bombeiros exemplos de vida. Elas entendem que também podem alcançar esses objetivos.”

O pequeno André disse que quer ser um policial quando crescer. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

Uma das crianças beneficiadas com a ação , André Freire, Integrante da escolinha do Botafogo, contou que gosta muito do futebol, mas disse que seu sonho é outro: “Eu quero ser policial. Eu gosto muito quando eles eles estão aqui”, disse o menino, demonstrando a importância das forças de segurança dentro das comunidades.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA