RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Administração Penitenciária promove formação em prática restaurativa para servidores

Publicados

ACRE

Reforçando o compromisso com a qualificação do seu quadro funcional e a implementação de práticas voltadas à humanização das relações institucionais, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio da Escola do Servidor Penitenciário, realizou o Curso de Formação de Facilitadores em Prática Restaurativa, destinado a servidores do sistema prisional, na segunda-feira, 22.

O objetivo é formar profissionais aptos a conduzir práticas voltadas à prevenção e transformação de conflitos, ao fortalecimento do diálogo e à promoção da cultura de paz no ambiente institucional.

“Essa é uma meta que está no Plano Pena Justa e conta com a participação de 25 servidores administrativos e policiais penais, que irão aplicar os conhecimentos adquiridos nas unidades prisionais”, destacou a chefe da Escola do Servidor Penitenciário, Helena Guedes.

Capacitação reúne 25 servidores, entre policiais penais e administrativos das unidades prisionais de Rio Branco, Senador Guiomard e Sena Madureira. Foto: Deyvi Chessmon/Iapen

Com carga de 48 horas, o curso aborda temas como justiça restaurativa, processos circulares, comunicação não violenta, escuta qualificada e mediação de conflitos.

“O objetivo é levar a parte teórica para a prática da instituição, além de proporcionar uma nova visão na mediação de conflitos e criar espaços seguros, com mais respeito e empatia”, ressaltou a psicóloga da Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap), Manuela Andresen.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em encontro com servidores estaduais, governador e vice reforçam alinhamento e fortalecimento da gestão pública
Propaganda

ACRE

Educação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas

Publicados

em

Por

Com o objetivo de formar e qualificar professores da educação indígena, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), deu início nesta terça-feira, 23, à segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para Professores Indígenas – Nível Médio, na Faculdade Estadual do Acre, em Rio Branco.

A formação, que reúne 82 professores indígenas de todo o estado, visa fortalecer e assegurar o ensino contínuo nas comunidades indígenas, bem como promover o aperfeiçoamento contínuo da formação desses profissionais.

Secretário adjunto, Tião Flores, falou sobre o compromisso do Estado em fortalecer a educação indígena. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Representando a SEE, o secretário adjunto de Ensino, Tião Flores, destacou a importãncia da ação sobre a ação, que reúne representantes de diversos povos indígenas.

“Esse é um dia especial para a educação indígena do nosso estado, os professores estarão aqui participando das aulas, e terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos pedagógicos e aprimorar suas práticas de ensino. Todo esse aprendizado será levado para as suas bases, ou seja, para os seus territórios”, destacou.

A qualificação desses profissionais é essencial, pois eles levarão o conhecimento adquirido para aprimorar o ensino dos territórios em que vivem.

Professor Ricardinho Kampa, do município de Feijó participa da formação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Já faz 25 anos que eu trabalho como professor e é a segunda vez que participo deste curso de magistério. Quero aproveitar ao máximo os estudos e aprender durante essa formação continuada. Já temos uma escola estruturada, com 145 alunos, e vou voltar para lá  com mais aprendizados”, disse o professor Ricardinho Kampa, da escola Sete Voltas, localizada na comunidade Nova Floresta, na região do Rio Envira, em Feijó.

Os educadores participarão de uma imersão formativa de 40 dias, com diversas atividades que incluem formação em práticas pedagógicas, e qualificação para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas.

“Fortalecer a educação indígena tem sido um dos compromissos da governadora Mailza Assis”, disse a secretária Francisca Arara.  Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Eu acompanhei essa pauta da criação da política de educação escolar indígena, não só como professora, mas fui coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Acre por dez anos. A política de educação escolar indígena foi construída por muitas mãos, e o Estado, por meio do ex-governador Gladson Camelí e da governadora Mailza Assis abraçou essa causa”, afirmou a secretária extraordinária de Povos Indígenas, Francisca Arara.

“Vou levar tudo que aprendi aqui para melhorar o ensino e contribuir ainda mais para o aprendizado dos estudantes.”, afirmou a Elissandra. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A professora Elissandra Kaxinawá, da escola Ibã Kaxinawá, localizada em Tarauacá, terra indígena Rio Maetá, afirma que  participar da formação é importante, pois os conhecimentos adquiridos serão levados para o fortalecimento do ensino.

“Vim aqui buscar conhecimento e levar o que eu aprender para a minha terra, para os meus alunos, com muito carinho e responsabilidade que o ensino exige”, declarou.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  No Juruá, governo promove oficina culinária e fortalece autonomia de mulheres em recuperação na Fazenda Esperança
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA