RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Em cumprimento à legislação eleitoral, site e páginas oficiais do governo serão retirados do ar a partir de 4 de julho

Publicados

ACRE

Em cumprimento à legislação eleitoral e às orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as redes sociais do governo do Acre e das secretarias estaduais serão temporariamente suspensas a partir de 4 de julho, permanecendo indisponíveis até o encerramento das eleições de 2026. A medida também se aplica à Agência de Notícias.

O calendário eleitoral estabelece uma série de restrições aos agentes públicos nos meses que antecedem o primeiro turno das eleições, as quais se estendem até a posse das candidatos eleitos.

Agência de notícias do Acre sairá do ar a partir de 4 de julho. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Uma dessas restrições refere-se à publicidade institucional, que permanece vedada durante o período eleitoral, salvo em casos de grave e urgente necessidade pública reconhecida pela Justiça Eleitoral. A exceção se aplica à publicidade de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado. No âmbito da comunicação pública, ficam também proibidos os pronunciamentos em cadeia de rádio e Televisão fora do horário eleitoral gratuito, exceto quando a Justiça Eleitoral considerar o conteúdo urgente, relevante e relacionado às funções de governo.

Outra determinação do calendário é que, a partir do prazo definido pela legislação, órgãos públicos devem remover de seus sites, canais e plataformas oficiais qualquer elemento que identifique autoridades cujos cargos estejam em disputa, tais como nomes, slogans, símbolos, expressões ou imagens. A medida segue a Resolução nº 23.735/2024 do TSE e tem como objetivo garantir a neutralidade da comunicação institucional durante o período eleitoral, resguardando apenas as informações necessárias ao cumprimento de obrigações legais de transparência e acesso à informação.

Secom orienta

Para garantir que todas as secretarias estejam alinhadas às normas eleitorais, a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) encaminhou orientações detalhadas sobre as obrigações a serem observadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual durante o período eleitoral.

O material orienta sobre a adequação dos canais oficiais de comunicação, a utilização da identidade visual institucional e demais práticas relacionadas à comunicação governamental durante o período eleitoral. As medidas têm como objetivo assegurar o cumprimento dos princípios da legalidade, impessoalidade e transparência na Administração Pública, bem como prevenir a ocorrência de condutas vedadas pela legislação eleitoral.

O período de restrições eleitorais terá início às 23h59 do dia 3 de julho de 2026, quando passarão a vigorar as vedações previstas na legislação eleitoral. A partir desse momento, todos os órgãos e entidades da administração estadual deverão observar as orientações técnicas previstas no documento, bem como as determinações da Justiça Eleitoral, da Procuradoria-Geral do Estado e dos órgãos de controle.

Redes sociais institucionais

Considerando a proximidade do período de restrições eleitorais previsto na Lei nº 9.504/1997 e a necessidade de garantir segurança jurídica à Administração Pública Estadual e assegurar a adequada gestão dos ativos digitais institucionais, os órgãos e entidades estaduais deverão adotar as seguintes medidas:

  • Levantamento e regularização dos acessos institucionais

Até o dia 16 de junho de 2026, todos os órgãos, autarquias, fundações e demais entidades da Administração Pública Estadual encaminharam à Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), por meio de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), as informações referentes aos seus canais oficiais de comunicação digital, contendo obrigatoriamente:

  • Nome da rede social
  • Link do perfil institucional
  • Login de acesso
  • Senha atualizada
  • Relação de servidores, colaboradores ou prestadores de serviço com acesso administrativo às contas
  • Identificação do responsável direto pela gestão do canal

A medida busca garantir a rastreabilidade dos acessos, a segurança dos ativos digitais institucionais e a adoção das providências necessárias para adequação dos canais às determinações da legislação eleitoral.

Suspensão das redes sociais institucionais

Em conformidade com a legislação eleitoral e com as orientações da Justiça Eleitoral, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), os canais institucionais dos órgãos e entidades estaduais mantidos em redes sociais deverão ser temporariamente suspensos a partir das 23h59 do dia 3 de julho de 2026.

A suspensão tem como finalidade resguardar a Administração Pública de eventuais riscos decorrentes à veiculação de conteúdos que possam ser caracterizados como publicidade institucional vedada pela legislação eleitoral durante o período de restrição.

Segurança jurídica e proteção dos canais institucionais

A suspensão temporária dos canais digitais constitui medida preventiva destinada a resguardar a segurança jurídica dos gestores públicos e da Administração Estadual, evitando a publicação, o compartilhamento ou a veiculação de conteúdos que possam infringir a legislação eleitoral.

Durante o período eleitoral, os órgãos e entidades deverão manter controle rigoroso sobre as credenciais de acesso dos canais institucionais, comunicando imediatamente à Secretaria de Estado de comunicação (Secom) qualquer ocorrência relacionada às contas oficiais.

Responsabilidade dos gestores

Cabe aos dirigentes dos órgãos e entidades estaduais, bem como aos profissionais responsáveis pela comunicação institucional, adotar todas as medidas necessárias ao fiel cumprimento das disposições estabelecidas no documento, observando rigorosamente a legislação eleitoral e as orientações dos órgãos de controle.

O descumprimento das disposições poderá resultar em responsabilização administrativa, civil e eleitoral, conforme a legislação vigente.

Em cumprimento à legislação eleitoral, o portal institucional Agência de Notícias do Acre terá suas atividades temporariamente suspensas durante o período eleitoral. Foto: Tácita Muniz/Secom

Utilização da identidade visual institucional

A legislação eleitoral não veda o uso do Brasão Oficial do Estado do Acre quando empregado exclusivamente para identificação institucional. Entretanto, conforme entendimento consolidado da Justiça Eleitoral e orientações da Cartilha Eleitoral 2026, devem ser removidos todos os elementos que possam ser interpretados como promoção pessoal de agentes públicos ou da gestão governamental.

Ficam estabelecidas as seguintes diretrizes:

A partir das 23h59 do dia 3 de julho de 2026, todas as fachadas de prédios públicos, veículos oficiais, placas, banners, totens, painéis, faixas, materiais gráficos e demais elementos de comunicação externa deverão ter temporariamente removido, coberto ou ocultado o slogan governamental “Trabalho para cuidar das pessoas”.

Durante o período eleitoral, fica vedada a utilização de slogans, frases institucionais, conceitos publicitários ou elementos gráficos que possam remeter à promoção da atual gestão.

A identificação institucional dos órgãos e entidades poderá ocorrer exclusivamente por meio da marca oficial do Governo do Estado do Acre, sem o slogan governamental, ou, alternativamente, pelo uso exclusivo do Brasão Oficial do Estado do Acre, observadas as disposições da legislação eleitoral.

Em inaugurações, entregas, eventos públicos, feiras, exposições, solenidades e demais ações governamentais, a identidade visual deverá seguir exclusivamente os padrões e modelos autorizados para o período eleitoral.

Agência de Notícias do Acre

Em cumprimento à legislação eleitoral, o portal institucional Agência de Notícias do Acre terá suas publicações e atualizações temporariamente suspensas durante o período eleitoral. A medida visa impedir a veiculação de conteúdos que possam caracterizar publicidade institucional vedada pela legislação eleitoral.

As providências técnicas para a suspensão temporária do portal serão coordenadas pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Normas seguem até o final das eleições. Foto: divulgação

Sistema público de radiofusão

As emissoras públicas Rádio Difusora Acreana e Rádio Aldeia FM permanecerão em funcionamento durante o período eleitoral. No entanto, sua programação deverá observar estritamente os princípios constitucionais da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência, bem como o interesse público.

Durante o período eleitoral, deverão ser observadas as seguintes diretrizes:

  • A programação deverá priorizar conteúdos de utilidade pública, prestação de serviços, cidadania, cultura, educação, saúde, defesa civil, segurança pública e demais temas de interesse coletivo.
  • Fica proibida a veiculação de conteúdos destinados à promoção de ações governamentais, programas de gestão ou divulgação institucional com caráter promocional.
  • Os conteúdos deverão possuir caráter exclusivamente informativo, educativo ou de orientação à população, sempre voltados ao interesse público.

Responsabilidade dos gestores e profissionais de comunicação

Compete aos gestores públicos, dirigentes de órgãos, assessores de comunicação e demais agentes envolvidos na comunicação institucional assegurar o fiel cumprimento da legislação eleitoral e das diretrizes estabelecidas no documento enviado às secretarias.

O descumprimento das normas e das orientações poderá resultar em responsabilização administrativa, civil e eleitoral, além da aplicação das sanções cabíveis pela Justiça Eleitoral e pelos órgãos de controle.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Morador de Senador Guiomard é salvo após infarto, com apoio do programa Conecta Coração
Propaganda

ACRE

Educação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas

Publicados

em

Por

Com o objetivo de formar e qualificar professores da educação indígena, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), deu início nesta terça-feira, 23, à segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para Professores Indígenas – Nível Médio, na Faculdade Estadual do Acre, em Rio Branco.

A formação, que reúne 82 professores indígenas de todo o estado, visa fortalecer e assegurar o ensino contínuo nas comunidades indígenas, bem como promover o aperfeiçoamento contínuo da formação desses profissionais.

Secretário adjunto, Tião Flores, falou sobre o compromisso do Estado em fortalecer a educação indígena. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Representando a SEE, o secretário adjunto de Ensino, Tião Flores, destacou a importãncia da ação sobre a ação, que reúne representantes de diversos povos indígenas.

“Esse é um dia especial para a educação indígena do nosso estado, os professores estarão aqui participando das aulas, e terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos pedagógicos e aprimorar suas práticas de ensino. Todo esse aprendizado será levado para as suas bases, ou seja, para os seus territórios”, destacou.

A qualificação desses profissionais é essencial, pois eles levarão o conhecimento adquirido para aprimorar o ensino dos territórios em que vivem.

Professor Ricardinho Kampa, do município de Feijó participa da formação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Já faz 25 anos que eu trabalho como professor e é a segunda vez que participo deste curso de magistério. Quero aproveitar ao máximo os estudos e aprender durante essa formação continuada. Já temos uma escola estruturada, com 145 alunos, e vou voltar para lá  com mais aprendizados”, disse o professor Ricardinho Kampa, da escola Sete Voltas, localizada na comunidade Nova Floresta, na região do Rio Envira, em Feijó.

Os educadores participarão de uma imersão formativa de 40 dias, com diversas atividades que incluem formação em práticas pedagógicas, e qualificação para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas.

“Fortalecer a educação indígena tem sido um dos compromissos da governadora Mailza Assis”, disse a secretária Francisca Arara.  Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Eu acompanhei essa pauta da criação da política de educação escolar indígena, não só como professora, mas fui coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Acre por dez anos. A política de educação escolar indígena foi construída por muitas mãos, e o Estado, por meio do ex-governador Gladson Camelí e da governadora Mailza Assis abraçou essa causa”, afirmou a secretária extraordinária de Povos Indígenas, Francisca Arara.

“Vou levar tudo que aprendi aqui para melhorar o ensino e contribuir ainda mais para o aprendizado dos estudantes.”, afirmou a Elissandra. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A professora Elissandra Kaxinawá, da escola Ibã Kaxinawá, localizada em Tarauacá, terra indígena Rio Maetá, afirma que  participar da formação é importante, pois os conhecimentos adquiridos serão levados para o fortalecimento do ensino.

“Vim aqui buscar conhecimento e levar o que eu aprender para a minha terra, para os meus alunos, com muito carinho e responsabilidade que o ensino exige”, declarou.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Deracre vistoria aplicação de microrrevestimento na AC-475 entre Plácido de Castro e Acrelândia
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA