ACRE
Governo do Acre compartilha experiências durante 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo
ACRE
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), participou, entre quarta-feira, 24, e esta sexta-feira, 26, do 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo (Sinafogo), realizado no Auditório Paulo Nogueira Neto, na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília (DF).
Com o tema “Ações estratégicas e articuladas para implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo”, o evento reuniu representantes dos governos federal, estaduais e municipais, além de instituições de pesquisa, sociedade civil e setor privado, para discutir estratégias de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais.
O simpósio ocorre em um momento de consolidação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF), instituída pela Lei nº 14.944/2024, fortalecendo a articulação entre diferentes esferas de governo para reduzir a incidência e os impactos dos incêndios florestais no país.
Governo do Acre compartilha experiências durante 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo. Foto: cedidaA engenheira florestal Ylza Lima ressaltou que a atuação integrada entre as instituições tem sido essencial diante dos eventos climáticos extremos registrados nos últimos anos.
“O trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Crise e pelo Grupo Operacional de Comando e Controle tem priorizado ações antecipadas para minimizar os impactos de fenômenos climáticos, como o El Niño, por meio do monitoramento das condições meteorológicas e da preparação das equipes que atuarão durante situações de emergência”, explicou.
Representando o Corpo de Bombeiros Militar do Acre, major Freitas destacou a experiência acreana por meio da Operação Fogo Controlado, força-tarefa coordenada pelo CBMAC que atua na prevenção, monitoramento, fiscalização e combate aos incêndios florestais e urbanos durante o período de estiagem.
“Nos últimos cinco anos, a Operação Fogo Controlado vem apresentando resultados expressivos, consolidando o Acre como referência nacional nas ações operacionais de prevenção e combate aos incêndios florestais”, enfatizou.

O primeiro-tenente Castelo Branco, coordenador dos brigadistas florestais da Sema, destacou que a participação no simpósio contribui para o aperfeiçoamento das estratégias desenvolvidas pelo Estado.
“O Sinafogo fortalece as discussões e o intercâmbio de experiências voltadas à implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, permitindo que possamos aprimorar cada vez mais as ações executadas no Acre”, disse.
A programação do simpósio contou com palestras e painéis conduzidos por especialistas de todo o país, abordando temas como governança, prevenção, monitoramento, combate aos incêndios florestais, meteorologia aplicada ao manejo integrado do fogo e os impactos econômicos das políticas públicas relacionadas ao manejo integrado do fogo.
Fonte: Governo AC
ACRE
Governo do Acre realiza segundo encontro do ano da Rede de Planejamento
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta sexta-feira, 26, a segunda reunião da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental (Replag) em 2026, com objetivo de alinhar estratégias e fortalecer a integração entre as áreas de planejamento e orçamento dos órgãos integrantes. A reunião foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), em Rio Branco.
Criada por meio do Decreto nº 8.686/2021, a Replag é composta por servidores que atuam nos setores de planejamento e orçamento dos órgãos da administração direta e indireta, para articular, integrar e fomentar os processos e instrumentos de planejamento e orçamento, visando eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas.

Em sua fala de abertura, o titular da Seplan, Ricardo Brandão, destacou a importância do planejamento e da responsabilidade na execução e encerramento das ações governamentais, ressaltando o papel estratégico dos servidores na consolidação das políticas públicas e no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado.
Segundo o gestor, além de planejar o futuro, é fundamental acompanhar a execução das ações e avaliar os resultados alcançados. “Precisamos olhar para o futuro, para os grandes processos e projetos que vamos executar, mas também ter a responsabilidade de acompanhar o encerramento deste exercício, avaliar os compromissos assumidos e aquilo que ainda precisa avançar. É um ano desafiador e precisamos manter esse olhar de futuro e estar alinhados com a velocidade das mudanças da sociedade”, afirmou.
A chefe da Divisão de Planejamento da Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE), Elisangela Casas, apresentou a experiência da instituição no alinhamento do seu Planejamento Estratégico Setorial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A iniciativa consistiu em identificar, no âmbito das ações e metas já previstas no planejamento da PGE, as que contribuem diretamente para o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), servindo como exemplo para que outros órgãos estaduais também incorporem os ODS em seus instrumentos de planejamento e fortaleçam as políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

O diretor de Captação e Monitoramento de Recursos da Seplan, Alexandre Tostes, apresentou um panorama sobre a captação de recursos para projetos governamentais, abordando os principais requisitos, procedimentos e oportunidades de financiamento disponíveis para os órgãos estaduais. A apresentação teve como foco a utilização da plataforma Transferegov.br, ferramenta do governo federal destinada à gestão de transferências de recursos e à formalização de convênios e instrumentos de repasse.
Encerrando o encontro, a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda, apresentou o Plano de Ações para a Transição e Eficiência Energética no Estado do Acre. A iniciativa tem como objetivo modernizar a gestão energética da administração pública estadual, reduzindo custos operacionais, emissões de gases de efeito estufa e a dependência de fontes fósseis.
Entre as ações previstas estão a implantação de geração de energia renovável em prédios públicos, a modernização de sistemas elétricos e equipamentos, a estruturação da governança energética estadual, a capacitação de servidores e o monitoramento das emissões de carbono, reforçando o compromisso do governo com a sustentabilidade fiscal, ambiental e institucional.
Fonte: Governo AC
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásSoja sobe em Chicago com suporte do farelo, mas mercado segue atento ao clima nos EUA e à demanda por exportação
-
POLÍTICA3 dias atrásJarude cobra prioridade para os Bombeiros e diz que governo está mais preocupado com eleição do que com os problemas do Acre
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásBalneário do SESC em Bonito (MS) vai a leilão com pagamento facilitado em até seis vezes
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásAmérica Latina e Caribe registram superávit de US$ 21 bilhões no comércio de produtos aquícolas em 2024, aponta FAO
-
ACRE3 dias atrásEducação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásII Seminário Apícola do Vale do Aço 2026 fortalece cadeia produtiva do mel em Minas Gerais
-
POLÍTICA3 dias atrásEdvaldo Magalhães defende convocação integral dos aprovados do Corpo de Bombeiros e critica excesso de burocracia
-
ACRE3 dias atrásDurante Semana do Clima em Londres, Acre avança para garantir valor máximo a seus ativos ambientais e acelerar benefícios à população

