RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Governo do Acre prevê entrega de novas obras até dezembro e prossegue avançando no desenvolvimento

Publicados

ACRE

O Acre tem avançado de forma significativa na área da infraestrutura. Por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), o governo do Estado transforma diariamente a vida das pessoas, garantindo mais qualidade de vida com as obras já entregues e aquelas em execução, muitas já constituindo marcos históricos para a população.

Entrega da Estrada da Variante garante qualidade de vida aos produtores rurais da região. Foto: Pedro Devani/Secom

Atualmente, o Deracre conduz cerca de 45 obras, financiadas com recursos do governo federal, apoio que tem sido fundamental para os avanços alcançados pelo Estado. Paralelamente, com recursos próprios, o governo estadual mantém mais de cem frentes de trabalho em execução.

O governador Gladson Camelí destaca que os investimentos para o desenvolvimento nunca são poucos. Para o gestor, cuidar de todo o povo acreano é um privilégio e, no chamado “ano da execução”, afirma estar empenhado em concluir as atividades em andamento.

“Estamos lapidando esse diamante que é o Acre. Essas obras, mais do que apenas infraestrutura, resultam do clamor social e representam a realização de sonhos que os acreanos tanto merecem. Unidos ao governo federal e às gestões municipais, conseguimos avançar décadas em poucos anos. Esse é o meu compromisso: cuidar das pessoas”, declara.

Para o governador, Acre avançou décadas em poucos anos. Foto: José Caminha/Secom

Até o fim de 2025, o Deracre deve concluir e entregar mais nove obras à população. Com isso, o governo estadual reafirma o compromisso de promover melhorias que impactam diretamente na qualidade de vida dos acreanos. Ao investir em espaços públicos modernos, a gestão fortalece o desenvolvimento do Acre e assegura que o estado siga avançando em sintonia com o progresso de outras regiões do país.

Entre as novas estruturas a serem entregues, estão:

  • Ponte da Sibéria, em Xapuri;
  • Rodovia AC-445, ligando Porto Acre ao Bujari;
  • Nova entrada da cidade e revitalização da Rua Avelino Leal, em Tarauacá;
  • Rampa de Sena Madureira;
  • Recuperação da rodovia AC-10;
  • Obras no Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (Ciclu) – Alto Santo;
  • Reforma da Estrada Dias Martins;
  • Ponte do Ramal dos Paulistas.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, salienta: “Para nós, são obras. Para o povo, são sonhos. O governador Gladson tem nos dado todos os meios possíveis para que consigamos finalizar todas essas construções em andamento até o fim de dezembro. Assim, os cidadãos do Acre podem ter a garantia de que estamos trabalhando juntos para que esses sonhos sejam concretizados o mais rápido possível”.

Presidente Sula Ximenes acompanhada do governador Gladson Camelí. Foto: José Caminha/Secom

Leia também

A parceria com as prefeituras municipais também tem se revelado estratégica para a implementação eficaz das ações de infraestrutura. Com a força-tarefa local comprometida em garantir o melhor aos habitantes, o estado avança de forma mais ágil e integrada, promovendo melhorias concretas em menor tempo.

Máquinas do Deracre estão presentes em todos os 22 municípios. Foto: Thauã Conde/Deracre

Ponte da Sibéria

A construção da Ponte da Sibéria, em Xapuri, está em fase de conclusão e promete transformar a vida dos 18.243 moradores do município. A nova estrutura vai interligar o Primeiro e o Segundo Distrito da cidade e já se consolida como um dos maiores marcos do governo do Estado, pela relevância histórica e social que representa para os xapurienses.

Ponte da Sibéria deve ser entregue ainda em outubro. Foto: Pedro Devani/Secom

Cerca de 70 trabalhadores estão mobilizados neste momento de finalização. Com extensão total de 363m, a obra tem orçamento superior a R$ 40 milhões, sendo R$ 15 milhões provenientes de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar e R$ 25 milhões de recursos próprios.

Em visita, o chefe do Executivo estadual ressaltou que a construção só está sendo possível graças à união entre diversos órgãos do governo e representa o cumprimento de um direito constitucional: “Vai entrar para a história, porque estamos cumprindo o que está na Constituição: o direito de ir e vir das pessoas”.

Governador visitou obras da Ponte da Sibéria, que está 93% concluída. Foto: José Caminha/Secom

Obras já entregues em 2025

Somente em obras de pavimentação já concluídas em 2025, o governo investiu mais de R$ 70 milhões. Entre os principais destaques estão a Estrada da Variante, em Xapuri; a modernização da Avenida Antônio da Rocha Viana, em Rio Branco; e a revitalização do Ramal Novo Horizonte, em Plácido de Castro.

Durante a Operação Verão 2025, a rodovia AC-90, mais conhecida como Transacreana, também recebeu novas reestruturações executadas pelo Deracre. Em todo o estado, já foram investidos mais de R$ 40 milhões na recuperação de estradas vicinais.

Ramal Novo Horizonte foi entregue e marcou momento histórico para Plácido de Castro. Foto: Pedro Devani/Secom

Além disso, mais de 60 pontes foram construídas em ramais, que já somam cinco mil quilômetros de melhorias realizadas. “Estradas e ramais são as veias sanguíneas que mantêm vivo esse grande corpo que é o Acre. É através delas que podemos gerar riquezas para diminuir as diferenças sociais do nosso estado”, reforça Camelí.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Maior programa de educação fiscal do estado contempla novos ganhadores com prêmios em dinheiro
Propaganda

ACRE

Em Mâncio Lima, Educação revitaliza Escola 1° de Maio

Publicados

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), dá seguimento à agenda de manutenções em escolas estaduais. Nesta semana, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 1° de Maio, em Mâncio Lima, recebeu uma série de melhorias estruturais voltadas ao fortalecimento da infraestrutura e à ampliação do conforto e da qualidade do ensino na instituição.

O colégio passou por serviços de pintura e revitalização nas áreas internas e externas, além de receber reparos no pátio e na cantina.

Escola também recebeu um espaço de bicicletário. Foto: cedida

“Quem ganha com essas melhorias são os nossos servidores e os nossos estudantes, que agora contam com um espaço revitalizado, mais adequado e acolhedor, contribuindo para um ambiente mais favorável ao ensino e à aprendizagem novo que vai fomentar o conhecimento”, disse o chefe da representação da SEE em Mâncio Lima, Alcione Benevides.

O gestor explicou que diversas escolas no município também passam por revitalizações, como as  escolas Indígena Ixubay Rabui Puyanawa e  Antônio Oliveira Dantas.

Pátio do colégio foi revitalizado com pintura. Foto: cedida

“Estamos seguindo uma determinação da governadora Mailza Assis e do secretário Reginaldo Prates, de melhorar a vida dos nossos estudantes, dos nossos técnicos, dando uma qualidade cada vez melhor ao ambiente de estudo”, afirmou Alcione.

Leia Também:  Confira a programação completa do Arraial Cultural, que começa dia 23, na Gameleira

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA