ACRE
Governo do Acre realiza terceira reunião do comitê gestor do projeto Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero
ACRE
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta quinta-feira, 25, a terceira reunião do Sistema de Gestão e Coordenação do Projeto Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero, no âmbito do Fundo Amazônia. O encontro foi realizado na Sala de Governança da Seplan, em Rio Branco.

A reunião contou com a presença de representantes das coexecutoras do projeto: Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac); Instituto de Terras do Acre (Iteracre); Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC); Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA); Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi).
Durante a reunião, os representantes dos órgãos que integram o projeto apresentaram atualizações sobre o andamento das ações executadas em cada instituição, destacando os avanços alcançados e os principais desafios enfrentados na implementação das atividades.

O encontro também alinhou os preparativos para a próxima missão de supervisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevista para julho, além de discutir a segunda solicitação de liberação de recursos financeiros do projeto, etapa considerada fundamental para garantir a continuidade das ações e o cumprimento do cronograma de execução.
Durante o encontro, também foi anunciada a mudança na coordenação da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP). A gestora de Políticas Públicas, Iara Bezerra, deixa a coordenação do Projeto Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero, função que passa a ser exercida pela gestora de Políticas Públicas, Jeigiane Portela. Até então chefe do Departamento de Orçamento Setorial da Seplan, Jeigiane, assume a coordenação da UGP com a missão de dar continuidade à execução das ações e ao fortalecimento da gestão do projeto.

Ao final da reunião, o diretor de Desenvolvimento Regional da Seplan, Marky Brito, destacou os avanços alcançados pelo projeto. “A reunião foi muito positiva. Fizemos uma revisão de todos os avanços conquistados nesses primeiros anos do projeto e discutimos sobre a segunda liberação financeira, que deve ficar entre R$35 milhões e R$37 milhões. Também conversamos sobre a próxima missão de monitoramento do BNDES, quando vamos apresentar o que avançou no campo, em termos de sistemas e tudo o que foi acordado com o banco”, afirmou.
Fonte: Governo AC
ACRE
Estado compartilha experiências da Saúde durante evento de gestão pública e cidades
O Acre participou do Summit Cidades 2026, considerado o maior encontro do país voltado à gestão pública e ao desenvolvimento das cidades. O evento reuniu gestores públicos, especialistas, acadêmicos e representantes da iniciativa privada para debater inovações, urbanismo, sustentabilidade e soluções práticas voltadas para a modernização da gestão e o desenvolvimento dos municípios brasileiros.

A presidente da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), Soron Steiner, palestrou nesta quinta-feira, 25, sobre o tema “Eficiência nas Contratações em Saúde: Gestão, Controle e Resultados”.
O evento é realizado em Florianópolis (SC), entre os dias 24 e 26 de junho. Além da presidente da Fundhacre, participaram como palestrantes nomes como o filósofo Mario Sergio Cortella e o economista belga Gunter Pauli, criador do conceito de Economia Azul.
Soron destacou a importância do evento como espaço de intercâmbio de experiências e fortalecimento da gestão pública: “Participar novamente do Summit Cidades é uma oportunidade valiosa para compartilhar as experiências que estamos construindo no Acre e, ao mesmo tempo, conhecer iniciativas que vêm transformando a gestão pública em diferentes regiões do país”, afirmou.

A presidente da Fundhacre também comentou sobre a importância da experiência e da troca de conhecimentos proporcionada pelo evento.
“Estar ao lado de profissionais e gestores que se dedicam diariamente a fazer a diferença na vida das pessoas é motivo de satisfação e responsabilidade. Retorno com novos aprendizados, ideias e perspectivas que poderão contribuir para o fortalecimento da saúde pública acreana e para a construção de soluções cada vez mais eficientes e humanizadas e voltadas às necessidades da nossa população”.
Fonte: Governo AC
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásAmérica Latina e Caribe registram superávit de US$ 21 bilhões no comércio de produtos aquícolas em 2024, aponta FAO
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásSoja sobe em Chicago com suporte do farelo, mas mercado segue atento ao clima nos EUA e à demanda por exportação
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásBalneário do SESC em Bonito (MS) vai a leilão com pagamento facilitado em até seis vezes
-
POLÍTICA2 dias atrásJarude cobra prioridade para os Bombeiros e diz que governo está mais preocupado com eleição do que com os problemas do Acre
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásII Seminário Apícola do Vale do Aço 2026 fortalece cadeia produtiva do mel em Minas Gerais
-
ACRE2 dias atrásEducação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas
-
POLÍTICA2 dias atrásEdvaldo Magalhães defende convocação integral dos aprovados do Corpo de Bombeiros e critica excesso de burocracia
-
MP AC2 dias atrásBujari: MPAC recebe visita institucional de representantes da Câmara Municipal

