RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Governo do Acre realiza terceira reunião do comitê gestor do projeto Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero

Publicados

ACRE

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta quinta-feira, 25, a terceira reunião do Sistema de Gestão e Coordenação do Projeto Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero, no âmbito do Fundo Amazônia. O encontro foi realizado na Sala de Governança da Seplan, em Rio Branco.

Projeto busca fortalecer as ações de combate ao desmatamento ilegal e às queimadas por meio da atuação integrada de diferentes órgãos do Governo do Acre. Foto: Ascom/Seplan

A reunião contou com a presença de representantes das coexecutoras do projeto: Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac); Instituto de Terras do Acre (Iteracre); Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC); Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA); Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi).

Durante a reunião, os representantes dos órgãos que integram o projeto apresentaram atualizações sobre o andamento das ações executadas em cada instituição, destacando os avanços alcançados e os principais desafios enfrentados na implementação das atividades. 

Leia Também:  Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos 2026 seguem abertas até fevereiro na rede estadual
Reunião também alinhou os preparativos para a próxima missão de acompanhamento do BNDES, prevista para o mês de julho. Foto: Ascom/Seplan

O encontro também alinhou os preparativos para a próxima missão de supervisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevista para julho, além de discutir a segunda solicitação de liberação de recursos financeiros do projeto, etapa considerada fundamental para garantir a continuidade das ações e o cumprimento do cronograma de execução.

Durante o encontro, também foi anunciada a mudança na coordenação da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP). A gestora de Políticas Públicas, Iara Bezerra, deixa a coordenação do Projeto Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero, função que passa a ser exercida pela gestora de Políticas Públicas, Jeigiane Portela. Até então chefe do Departamento de Orçamento Setorial da Seplan, Jeigiane, assume a coordenação da UGP com a missão de dar continuidade à execução das ações e ao fortalecimento da gestão do projeto.

O diretor de Desenvolvimento Regional da Seplan, Marky Brito, avaliou positivamente os avanços alcançados pelo projeto até o momento. Foto: Ascom/Seplan

Ao final da reunião, o diretor de Desenvolvimento Regional da Seplan, Marky Brito, destacou os avanços alcançados pelo projeto. “A reunião foi muito positiva. Fizemos uma revisão de todos os avanços conquistados nesses primeiros anos do projeto e discutimos sobre a segunda liberação financeira, que deve ficar entre R$35 milhões e R$37 milhões. Também conversamos sobre a próxima missão de monitoramento do BNDES, quando vamos apresentar o que avançou no campo, em termos de sistemas e tudo o que foi acordado com o banco”, afirmou.

Leia Também:  Acre lidera modelo pioneiro de brigadas comunitárias dentro de unidades de conservação estadual e reduz queimadas em mais de 90% dentro dessas áreas 

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Estado compartilha experiências da Saúde durante evento de gestão pública e cidades

Publicados

em

Por

O Acre participou do Summit Cidades 2026, considerado o maior encontro do país voltado à gestão pública e ao desenvolvimento das cidades. O evento reuniu gestores públicos, especialistas, acadêmicos e representantes da iniciativa privada para debater inovações, urbanismo, sustentabilidade e soluções práticas voltadas para a modernização da gestão e o desenvolvimento dos municípios brasileiros.

Soron Steiner palestrou sobre “Eficiência nas Contratações em Saúde: Gestão, Controle e Resultados”. Foto: cedida

A presidente da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), Soron Steiner, palestrou nesta quinta-feira, 25, sobre o tema “Eficiência nas Contratações em Saúde: Gestão, Controle e Resultados”.

O evento é realizado em Florianópolis (SC), entre os dias 24 e 26 de junho. Além da presidente da Fundhacre, participaram como palestrantes nomes como o filósofo Mario Sergio Cortella e o economista belga Gunter Pauli, criador do conceito de Economia Azul.

Soron destacou a importância do evento como espaço de intercâmbio de experiências e fortalecimento da gestão pública: “Participar novamente do Summit Cidades é uma oportunidade valiosa para compartilhar as experiências que estamos construindo no Acre e, ao mesmo tempo, conhecer iniciativas que vêm transformando a gestão pública em diferentes regiões do país”, afirmou.

Leia Também:  Governadora Mailza lança Operação Verão no Juruá e garante acesso, apoio à produção e melhoria na qualidade de vida da população 
Summit Cidades 2026: o maior encontro do país sobre gestão pública. Foto: cedida

A presidente da Fundhacre também comentou sobre a importância da experiência e da troca de conhecimentos proporcionada pelo evento.

“Estar ao lado de profissionais e gestores que se dedicam diariamente a fazer a diferença na vida das pessoas é motivo de satisfação e responsabilidade. Retorno com novos aprendizados, ideias e perspectivas que poderão contribuir para o fortalecimento da saúde pública acreana e para a construção de soluções cada vez mais eficientes e humanizadas e voltadas às necessidades da nossa população”.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA