RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Ipem inaugura laboratório contra fraudes em bombas de combustíveis e passa por reestruturação de mais de R$ 2 milhões

Publicados

ACRE

O governador Gladson Camelí cumpre uma agenda intensa de inaugurações nesta semana e, nesta quarta-feira, 26, entregou a reforma e a ampliação da sede do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Acre (Ipem), localizada no Distrito Industrial de Rio Branco. A obra recebeu investimento superior a R$ 2 milhões e agora conta com laboratório voltado ao combate a fraudes eletrônicas em bombas de combustíveis. 

Convênio foi estendido por mais cinco anos. Foto: Diego Gurgel/Secom

A sede passou por uma ampla reestruturação, que incluiu pintura geral, revitalização e modernização das salas, substituição e manutenção dos aparelhos de ar-condicionado, construção de uma sala de convivência para os servidores, reforma da cobertura e modernização da fachada, alinhada ao padrão visual do governo do Acre.

A implantação do laboratório atende às novas normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para combater a adulteração das placas internas das bombas eletrônicas de combustíveis.

Laboratório vai dar mais segurança na fiscalização. Foto: Diego Gurgel/Secom

Para o governador, o laboratório marca um avanço importante na fiscalização da qualidade do produto no estado. “Entre todas as intervenções realizadas neste prédio, uma me chamou a atenção: a inauguração do laboratório de combate a fraudes eletrônicas em bombas de combustíveis, que será mais um instrumento de proteção aos nossos consumidores. Trata-se de uma iniciativa essencial para que a nossa população possa comprar combustíveis sem correr o risco de ser lesada.”

Camelí destacou que as obras do prédio foram realizadas graças a um convênio com o Inmetro, que garantiu um investimento de mais de R$ 2 milhões em recursos federais. Ele agradeceu a todo o corpo administrativo do órgão, bem como ao presidente Lula, pelas inúmeras parcerias firmadas no Acre.

Novo prédio foi inaugurado nesta quarta-feira, 26, e marca avanço no Ipem. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Quero ressaltar a importância do Ipem para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. O serviço prestado por este instituto à população é imprescindível para que todo o sistema econômico funcione de maneira harmoniosa, evitando abusos contra aqueles que dependem de matérias-primas essenciais para suas produções”, destacou. 

Na solenidade, que contou com a participação do presidente nacional do Inmetro, Márcio André Brito, e da presidente do Ipem no Acre, Hérica Granzotto, foram entregues placas em homenagem ao governador e ao presidente nacional do Inmetro. 

Hérica também foi homenageada pelos servidores, que agradeceram por sua dedicação e empenho em tornar o instituto um lugar mais acolhedor para os servidores, impactando no serviço público do estado.

Hérica agradeceu confiança do governador e destacou investimentos no Ipem. Foto: Diego Gurgel/Secom

Avanço histórico

A presidente destacou a importância do momento para os servidores e para a população acreana. “Hoje é um dia de grande alegria para o estado do Acre e para os servidores do Instituto de Pesos e Medidas. Fizemos um grande investimento na nossa sede, que há muito tempo não recebia melhorias estruturais”, afirmou.

Segundo a presidente, o novo laboratório traz mais segurança e confiança para os consumidores. Ela explicou que, com a substituição dos sistemas de medição por placas eletrônicas nos postos de combustíveis, tornou-se essencial garantir mecanismos de fiscalização. “Através desse laboratório, poderemos identificar possíveis fraudes e proteger os consumidores”, disse.

Hérica também ressaltou que os investimentos foram viabilizados por meio de parceria entre o governo estadual e o Inmetro. Ela disse que, embora o Ipem seja um órgão estadual, os recursos vieram do governo federal, após solicitação do governador. “O objetivo é melhorar o atendimento tanto para os servidores quanto para a população dos 22 municípios do Acre”, pontuou.

Governador reafirmou compromisso com investimentos do instituto. Foto: Diego Gurgel/Secom

Novo convênio e plano de produtividade

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, ressaltou a importância da parceria entre os governos estadual e federal. Segundo ele, o Ipem é o braço executivo do Inmetro no estado e desempenha atividades delegadas que exigem infraestrutura adequada.

“O Ipem e o Inmetro são órgãos de qualidade. Precisamos ter laboratórios capacitados, com equipamentos e técnicos treinados para garantir confiança em produtos e serviços”, afirmou.

Brito lembrou que o convênio histórico entre o Inmetro e o Acre se encerraria em novembro, mas foi renovado. “São mais cinco anos de parceria, fomentando o setor produtivo que envolve indústria, comércio, serviços e, principalmente, o cidadão”, destacou.

Novo prédio teve reforma e ampliação de R$ 2 milhões. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ele explicou ainda que, além da assistência técnica, o trabalho do Inmetro representa um serviço de cidadania. Em discurso indireto, o presidente exemplificou que a atuação do órgão garante que o quilo de feijão vendido nas embalagens corresponda ao peso real, que o combustível abastecido nos veículos seja entregue na quantidade correta e que os radares de trânsito funcionem com confiabilidade.

Sobre a lei de produtividade, Brito disse que já existe uma legislação aprovada pela Assembleia Legislativa do Acre e que o Inmetro está em tratativas para viabilizar os recursos necessários. “Estamos fazendo os cálculos e ajustando a gestão junto com o governo estadual para implementar esse plano”, explicou.

O presidente aproveitou para agradecer ao governador Gladson Camelí pela parceria. “O governador não hesitou em apoiar o Ipem, dando autonomia administrativa e financeira, enquanto o Inmetro viabiliza os recursos”, concluiu.

Ipem fortalece setor empresarial e dá segurança aos empresários do estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

Fortalecimento setor empresarial

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita, ressaltou a relevância do órgão para o desenvolvimento econômico do estado.

Segundo ele, o Ipem exerce papel fundamental ao orientar o setor empresarial e contribuir para a competitividade. “O estado vive um momento muito positivo de crescimento da indústria, do comércio e do agronegócio. Nesse cenário, a garantia da qualidade dos produtos e das especificações torna-se um desafio para que possamos ter um Acre mais exportador e com maior produção”, afirmou.

Mesquita destacou que o instituto assegura direitos aos empresários formais, garantindo equilíbrio na concorrência e confiança no mercado. Ele acrescentou que o fortalecimento do Ipem é reflexo do apoio do governador, que tem dado autonomia às secretarias e impulsionado entregas importantes para o estado.

União entre poderes é um dos pilares da gestão do governador. Foto: Diego Gurgel/Secom

União

O coordenador geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I), Marcelo Freitas Ladeia, ressaltou o compromisso da instituição em atender com agilidade as demandas da rede. “Nosso objetivo é responder com a maior brevidade possível todas as solicitações. Por vezes, até deixamos compromissos internos de lado, por determinação da presidência, para atender às necessidades da rede”, afirmou.

O coordenador enfatizou que, assim como ocorreu no Acre, o Inmetro tem investido em outras unidades da federação para garantir melhores condições de trabalho e ampliar a atuação dos órgãos delegados. “A assinatura do novo convênio renova o compromisso do Inmetro com o Ipem pelos próximos cinco anos, aceitando os desafios colocados e ampliando a cobertura dos serviços prestados”, destacou.

Ele também fez questão de reconhecer o empenho da presidente do Ipem/AC, Herica Granzotto, e do governador Gladson Camelí. “É muito bonito ver a garra e a dedicação para colocar o Ipem Acre no lugar que merece. Esta inauguração é uma pequena demonstração desse esforço”, disse.

Governador conheceu novo laboratório do Ipem. Foto: Diego Gurgel/Secom

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), José Adriano Souza, diz que o Acre tem enfrentado gargalos históricos, como a matriz energética, mas os investimentos recentes vêm trazendo esperança ao setor empresarial. “Quando assumimos em 2015, a matriz energética era um dos grandes desafios. Hoje, os investimentos realizados pelo governo têm trazido resultados que representam alento e confiança para os empresários locais”, afirmou.

Souza ressaltou que, apesar das exigências rigorosas impostas pelo governo federal, o setor produtivo acreano tem buscado superar obstáculos relacionados ao fornecimento de insumos e à competitividade.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pesquisa revela 4 novas espécies de formigas no Parque Estadual Chandless
Propaganda

ACRE

Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas abre programação do Arraial Cultural

Publicados

em

Por

Considerado um dos maiores eventos juninos do Acre, o Arraial Cultural teve início na noite desta terça-feira, 23, no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco. Promovido pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), o evento se estende até o próximo domingo, 28, reunindo cultura, gastronomia, música e apresentações das principais quadrilhas juninas acreanas.

Arraial Cultural apresentará 18 quadrilhas juninas e shows de artistas regionais. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A abertura da programação contou com a escolha das realezas juninas e a apresentação de duas quadrilhas de Rio Branco, marcando o início do circuito estadual de quadrilhas juninas. A competição, realizada pela Liga do Acre de Quadrilhas Juninas, tem apoio da Fundação Garibaldi Brasil e do governo do Estado. 

População acompanhou de perto as primeiras apresentações da etapa estadual da competição junina. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A vencedora representará o Acre no Campeonato Nacional de Quadrilhas Juninas da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), programado para os dias 11 e 12 de julho, em Canaã dos Carajás, no Pará.

O presidente da FEM, Matheus Gomes, ressaltou a importância e a dimensão do evento para a cultura acreana. “O Arraial Cultural é um evento já consolidado no Acre e, com grande satisfação, estamos desenvolvendo mais uma edição desse grande evento. Esse é um arraial pensado para as famílias acreanas, com muita diversão e segurança para que todos desfrutem do melhor que temos a oferecer. O Arraial Cultural é sobre a alegria e a cultura do nosso povo”, afirmou.

Presidente da FEM, Matheus Gomes: “Nossas juninas são de grande excelência, não deixando a desejar para as de outros estados. Nossa cultura está muito bem representada”. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Junina estreante

A primeira apresentação da noite ficou por conta da junina Bagaceiros do São João, estreante no circuito estadual. Com apenas oito meses de atuação, o grupo levou ao público o espetáculo Te Entrego ao Céu, que narra a história de um casal apaixonado que se conhece na infância e, anos depois, se reencontra para fortalecer os laços do amor, sob as bênçãos de São João.

Primeira apresentação contou a história de um amor que perpassa gerações, abençoado por São João. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Formada majoritariamente por moradores do bairro João Eduardo, na Baixada da Sobral, a quadrilha reúne jovens e veteranos que acumulam experiências em outras companhias juninas e blocos carnavalescos.

Junina Bagaceiros do São João é estreante nas competições estaduais e foi a primeira a se apresentar. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A noiva do espetáculo, Patrícia Mendes, destacou o impacto positivo da arte na vida dos brincantes. “Para muitos, a dança junina é uma forma de terapia. Quando estamos ali ensaiando, dançando e nos apresentando, esquecemos dos nossos problemas e nos fortalecemos com essa expressão artística. Ver a emoção no rosto do público também é muito gratificante. É quando percebemos que todo o esforço para fazer um bom espetáculo vale a pena”, declarou.

Noiva da Bagaceiros do São João, Patrícia Mendes: “Ver a emoção no rosto do público também é muito gratificante”. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Tradição e renovação

A segunda apresentação da noite foi da Quadrilha Amor Junino, fundada em 2014, que levou à arena o tema Do Clique ao Pique. O espetáculo propõe uma reflexão sobre os impactos da tecnologia nas relações humanas e no cotidiano das crianças e jovens, resgatando brincadeiras tradicionais de quintal, rodas e esconde-esconde.

Amor Junino questiona a dominação das tecnologias na sociedade atual, substituindo brincadeiras e tradições antigas. Foto: Clemerson RIbeiro/Secom

Com figurinos inspirados em clássicos da literatura infantil, a apresentação trouxe referências a Alice no País das Maravilhas e ao Sítio do Picapau Amarelo, compondo um cenário alegre e nostálgico para o tradicional casamento junino.

Originária do bairro Recanto dos Buritis, no Segundo Distrito de Rio Branco, a Amor Junino recebeu em 2025 um importante reconhecimento institucional, ao ser declarada patrimônio cultural do Estado do Acre, por meio da Lei nº 4.538. A legislação reconhece a contribuição da quadrilha para a preservação e valorização das tradições culturais acreanas.

Apresentação da Amor Junino traça um paralelo entre a juventude do passado com a juventude atual. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Marcador da junina, Alexsandro Ferreira destacou o papel do grupo na formação de novos quadrilheiros. “Este ano estamos com 80% do nosso corpo de brincantes formado por novos integrantes, a maioria menores de idade e estreando no circuito junino. Temos um histórico de formar muitos quadrilheiros que descobrem o gosto pela arte em nossa companhia e, posteriormente, seguem trajetória em grupos maiores”, explicou.

Engajado com diversas manifestações de arte, Alexsandro é quadrilheiro, regente de fanfarra, DJ e capoeirista. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Participando da quadrilha há oito anos e envolvido em diversas manifestações culturais, Alexsandro também elogiou a estrutura oferecida pelo governo do Estado para a realização do evento. “A cada ano o Estado está se aprimorando e surpreendendo o público e nós, brincantes. Também parabenizo o trabalho de transmissão pelo YouTube, que eterniza nossas apresentações e permite que mais pessoas acompanhem esse trabalho”, destacou.

Com programação diária a partir das 18h, o Arraial Cultural prossegue até domingo, movimentando a economia, valorizando as tradições populares acreanas e fortalecendo a cultura junina no estado. 

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo do Acre entrega tablets para estudantes de Santa Rosa do Purus
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA