RIO BRANCO
Search
Close this search box.

SEM CATEGORIA

Prefeitura de Rio Branco realiza abertura do Maio Amarelo 2026 com foco na educação para o trânsito

Publicados

SEM CATEGORIA

A Prefeitura de Rio Branco deu início, nesta segunda-feira (4), à programação do Movimento Maio Amarelo 2026 com a abertura do projeto RBTrans Kids, realizada no Horto Florestal. A ação reúne atividades educativas voltadas principalmente para o público infantil.

O Movimento Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização que busca reduzir acidentes e mortes no trânsito, promovendo a responsabilidade compartilhada entre motoristas, pedestres e ciclistas.

Maio Amarelo Foto Anderson Oliveira 30
O Movimento Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização que busca reduzir acidentes e mortes no trânsito. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

A cor amarela, símbolo da iniciativa, remete à atenção e advertência, reforçando a necessidade de comportamentos seguros ao longo de todo o mês.

Neste ano, o tema central é “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, destacando a importância da empatia e de escolhas responsáveis no dia a dia.

Maio Amarelo Foto Anderson Oliveira 27
Neste ano, o tema central é “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, destacando a importância da empatia e de escolhas responsáveis no dia a dia. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

A programação inclui ações educativas em escolas, atividades musicais em espaços públicos, blitzes educativas nas ruas e iniciativas de conscientização que seguem até o encerramento da campanha.

Leia Também:  Prefeitura de Rio Branco intensifica limpeza nos conjuntos Rui Lino II e III

Durante a abertura, o prefeito Alysson Bestene ressaltou a importância de investir na formação das novas gerações como estratégia para transformar o trânsito no futuro.

Foto de Alysson Bestene
(Foto: Anderson Oliveira/Secom)

“Educar desde a infância é fundamental para termos cidadãos e motoristas mais conscientes. Essa ação da RBTrans busca orientar de forma preventiva, sensibilizando os adultos por meio das crianças. Trabalhamos a educação no trânsito nas escolas, com palestras e atividades que ajudam os alunos a compreenderem a sinalização e levarem esse conhecimento para suas famílias”, afirmou o prefeito.

Maio Amarelo Foto Anderson Oliveira 29
Alysson também destacou a preocupação com o aumento dos índices de acidentes na capital e reforçou que a gestão municipal tem intensificado medidas(Foto: Anderson Oliveira/Secom)

Ele também destacou a preocupação com o aumento dos índices de acidentes na capital e reforçou que a gestão municipal tem intensificado medidas como sinalização, fiscalização e estudos para implantação de lombadas eletrônicas. “Precisamos cuidar das famílias e colocar a vida em primeiro lugar”, completou.

O superintendente da RBTrans, coronel Marcos Roberto Coutinho, enfatizou que a campanha vem sendo fortalecida ao longo dos anos e que a educação é uma das principais ferramentas para reduzir acidentes.

marcos coutinho
“Estamos intensificando a fiscalização, melhorando a sinalização e ampliando investimentos”, explicou Coutinho. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Essa é uma ação contínua da prefeitura que vem evoluindo a cada ano. Estamos intensificando a fiscalização, melhorando a sinalização e ampliando investimentos. A conscientização através das crianças é essencial para alcançar também os pais e motoristas”, explicou.

Leia Também:  Prefeitura de Rio Branco intensifica operação tapa-buraco na Avenida Sobral

Segundo ele, o Maio Amarelo funciona como um reforço das ações educativas já realizadas durante todo o ano. “A segurança no trânsito é permanente. O mês de maio serve para intensificar as atividades, como blitzes educativas e palestras, para que todos tenham mais consciência no trânsito”, destacou.

Com uma programação diversificada e voltada à educação e prevenção, a Prefeitura de Rio Branco busca mobilizar a sociedade para reduzir os índices de acidentes e promover um trânsito mais seguro para todos.

,

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SEM CATEGORIA

Prefeitura de Rio Branco realiza 4º mutirão de ultrassonografias e avança na redução da fila de regulação

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado (27), na Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Rozangela Pimentel, o quarto mutirão de ultrassonografias de mama e abdômen total. A ação beneficiou 120 pacientes que aguardavam na fila da regulação, sendo 60 atendimentos para ultrassonografia de abdômen total no período da manhã e outros 60 exames de mama durante a tarde.

O mutirão integra a estratégia da gestão municipal para ampliar o acesso aos exames especializados, reduzir o tempo de espera dos usuários e garantir diagnósticos mais rápidos, permitindo que os pacientes iniciem ou deem continuidade aos tratamentos com maior agilidade.

WhatsApp Image 2026 06 27 at 16.03.45 3
“Eu esperava por esses exames há seis meses. Sair daqui hoje com o resultado em mãos é uma felicidade muito grande. Agora é aguardar a cirurgia. Só tenho gratidão”, destacou Júlio. (Foto: Átilas Moura/Secom)

O aposentado Júlio Farias, de 62 anos, morador do bairro Nova Morada, na Regional Calafate, aguardava há seis meses pelo exame de ultrassonografia de abdômen total, necessário para dar continuidade ao processo cirúrgico de retirada da vesícula.

“Com certeza agradeço esse apoio, porque esses exames costumam demorar um pouco para acontecer, mas com o mutirão fica mais fácil e mais rápido ser chamado. Eu estava esperando há seis meses. Meu problema é a vesícula, que está inflamada, e para fazer a cirurgia preciso passar por essa triagem e realizar os exames. Hoje sair daqui já com o resultado em mãos é uma felicidade muito grande. Agora é aguardar o encaminhamento para fazer a cirurgia. Só tenho gratidão”, destacou o usuário.

WhatsApp Image 2026 06 27 at 16.03.45 2
“Esperei por mais de quatro anos para fazer esse exame. Hoje tenho esperança de descobrir o problema e seguir para a cirurgia. Espero, enfim, deixar de sentir essas dores”, afirmou Francisca. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Outra paciente atendida pela ação foi Francisca Cleane da Silva, de 38 anos, moradora do bairro Bosque e mãe de dois filhos, um de um ano e nove meses e outro de quatro meses. Ela relatou que aguardava há mais de quatro anos pela realização do exame.

Leia Também:  "A base faz o que o prefeito manda, a oposição faz o que o povo precisa", pontua Fábio sobre RBTrans

“Eu estava esperando há mais de quatro anos e nunca tinha sido chamada. Tive meus dois filhos nesse período e não tinha conseguido fazer o exame. Até já tinha desistido, mas sinto muitas dores e meu esposo sabe o quanto sofro com isso. Ser chamada agora é muito importante, porque sei que vou poder descobrir o que tenho e ser encaminhada para a cirurgia para retirar as pedras. Espero poder parar de sentir dor”, afirmou a paciente.

WhatsApp Image 2026 06 27 at 16.03.47
Segundo a diretoria de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, os mutirões realizados aos finais de semana têm acelerado a realização de exames e reduzido a fila de espera dos pacientes.(Foto: Átilas Moura/Secom)

De acordo com o diretor de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Emerson Bezerra, os mutirões realizados aos finais de semana têm sido fundamentais para desafogar a fila de espera e garantir mais celeridade aos pacientes que aguardam pelos exames.

“Existem pacientes que estavam há mais de quatro anos esperando por esses exames. Enquanto Secretaria Municipal de Saúde, estamos promovendo mutirões em todas as unidades que funcionam aos sábados, contemplando todas as regionais de Rio Branco. Somente neste mês de junho, cerca de 650 pessoas foram atendidas por meio dessas ações. Quem ganha com isso é a população, que consegue realizar os exames com mais rapidez, possibilitando que o diagnóstico seja concluído pelo médico”, afirmou o diretor.

WhatsApp Image 2026 06 27 at 16.03.46 2
Ação faz parte da estratégia da gestão municipal para ampliar o acesso a exames especializados, reduzir o tempo de espera e agilizar o diagnóstico e o início dos tratamentos. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Emerson ressaltou ainda que a meta da gestão é reduzir cada vez mais a demanda reprimida.

Leia Também:  André Kamai manifesta cobra compromisso da gestão municipal com os ACS e ACE

“Hoje tínhamos uma fila de aproximadamente cinco mil pessoas e já conseguimos reduzir para cerca de 4.300 usuários. Graças a Deus estamos alcançando êxito e seguimos trabalhando para zerar essa fila”, acrescentou Bezerra.

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou que a realização dos mutirões é uma determinação do prefeito Alysson Bestene, com foco em ampliar o acesso aos serviços especializados e humanizar o atendimento à população.

WhatsApp Image 2026 06 27 at 16.03.47 1
“Os mutirões aos finais de semana reforçam o compromisso da gestão em reduzir o tempo de espera, ampliar o acesso aos exames e oferecer um atendimento mais ágil e eficiente à população”, disse Rennan. (Foto: Átilas Moura/Secom)

“Essa é uma determinação do prefeito Alysson Bestene, que tem nos orientado a buscar alternativas para diminuir o tempo de espera dos pacientes e ampliar o acesso aos serviços de saúde. Os mutirões realizados aos finais de semana demonstram o compromisso da gestão em oferecer um atendimento mais eficiente, garantindo diagnósticos precoces e proporcionando mais qualidade de vida à população de Rio Branco”, enfatizou o gestor.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA