O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu na manhã desta sexta-feira (13), no gabinete institucional, a visita do engenheiro civil, viajante e influenciador cultural Pedro Henrique Biondo, conhecido como o “Berranteiro das Américas”. O aventureiro está percorrendo o continente montado em mulas, em um trajeto que teve início no Texas (EUA) e segue com destino à tradicional Festa do Peão de Barretos (SP).
Durante o encontro, o prefeito e o influenciador trocaram experiências e conversaram sobre a valorização da cultura do peão de boiadeiro e do tropeirismo, tradições que fazem parte da história de diversos povos das Américas.
O prefeito enfatizou a relevância de ações voltadas à valorização e difusão da cultura popular, além de destacar o empenho do viajante em converter a experiência em um projeto de caráter cultural e social. (Foto: Secom)
O prefeito Tião Bocalom destacou a importância de iniciativas que preservam e divulgam a cultura popular e ressaltou a determinação do viajante em transformar a jornada em um projeto cultural e social.
“É sempre um prazer saber que temos pessoas que se transformam em verdadeiros exemplos ao longo do tempo. A história, daqui a alguns anos, vai relembrar a vontade de alguém que decidiu divulgar uma cultura tão bonita como a do muladeiro e do peão de boiadeiro. Fico muito feliz em receber o Pedro aqui em Rio Branco, um engenheiro civil que tomou a decisão de cruzar as Américas montado em mulas, desde o Texas até o Brasil. Isso mostra determinação e coragem. Quando a gente sabe o que quer fazer, precisa seguir em frente sem medo, porque vai vencer. Parabéns ao Pedro por essa iniciativa tão importante”, afirmou o prefeito.
Pedro Henrique deu início à jornada no fim de 2024, percorrendo nações da América do Norte e da América Central, até entrar no Brasil pelo Acre, em janeiro de 2026. (Foto: Secom)
Pedro Henrique iniciou a travessia no final de 2024, passando por países da América do Norte, América Central e ingressando no Brasil pelo Acre, em janeiro de 2026. De Rio Branco, o viajante seguirá rumo ao estado de São Paulo, onde pretende participar da Festa do Peão de Barretos, em agosto.
O influenciador destacou que a expedição tem como objetivo promover a cultura do peão de boiadeiro e valorizar as tradições do tropeirismo, além de contribuir com ações solidárias.
De Rio Branco, o viajante seguirá rumo ao estado de São Paulo, onde pretende participar da Festa do Peão de Barretos, em agosto. (Foto: Secom)
“Eu iniciei essa jornada no Texas e venho cruzando vários países das Américas levando a cultura do peão de boiadeiro e do berrante. Esse projeto vai além da aventura, ele busca valorizar essa tradição que faz parte da nossa história. Também temos um propósito solidário: tudo que arrecadarmos durante a viagem será destinado ao Hospital de Amor, em Barretos. Fico muito feliz com a recepção em Rio Branco, uma cidade que me acolheu com muito carinho na entrada do Brasil”, ressaltou Pedro Henrique.
Visita fortalece a posição de Rio Branco como ponto estratégico para viajantes na América do Sul e destaca a importância do intercâmbio cultural e da valorização das tradições dos povos. (Foto: Kátia Farias/Secom)
Além do caráter cultural, a viagem também tem um importante objetivo social. O viajante está realizando ações de arrecadação de recursos ao longo do percurso, com a meta de destinar os valores ao Hospital de Amor, em Barretos, referência nacional no tratamento oncológico e no atendimento humanizado a pacientes de todo o país.
Além das mulas que o acompanham na travessia, o viajante conta com a companhia de seu cão, o Border Collie Sebastião, que também integra a expedição.
A visita reforça o papel de Rio Branco como porta de entrada para viajantes que percorrem a América do Sul e valoriza o intercâmbio cultural por meio de iniciativas que promovem a história e as tradições dos povos.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, recebeu, nessa terça-feira (23), uma doação de roupas destinadas ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).
A entrega foi realizada pela juíza Isabelle Sacramento, que representou a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari. Os donativos foram recebidos pelo secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Ivan Ferreira, em nome da gestão municipal.
As peças fazem parte do projeto Bazar Solidário, iniciativa realizada anualmente pelo Poder Judiciário acreano com o objetivo de contribuir com instituições e ações de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O secretário Ivan Ferreira destacou a importância da parceria institucional para o fortalecimento dos serviços oferecidos pelo município.
“É uma honra contar com o apoio do Tribunal de Justiça do Acre como parceiro em nossas ações de atendimento às pessoas em situação de rua. O prefeito Alysson Bestene valoriza parcerias que contribuam para o aprimoramento dos serviços e beneficiem diretamente a população rio-branquense”, afirmou.
As roupas passarão por um processo de triagem e serão organizadas em kits para distribuição às pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro Pop. A iniciativa busca, especialmente, amenizar os impactos provocados pela queda brusca das temperaturas registrada na capital acreana.
De acordo com o coordenador do Centro Pop, Gabriel Ferreira, a doação contribuirá diretamente para o atendimento das pessoas mais vulneráveis.
“Os itens doados ajudarão as pessoas que mais precisam neste período de baixas temperaturas. Agradecemos ao Tribunal de Justiça pelo apoio às nossas ações de fortalecimento da assistência social e de promoção dos direitos humanos”, ressaltou.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.