RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Governo do Acre executa obras em ramais de Capixaba, Brasileia e Xapuri

Publicados

ACRE

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), vistoriou nesta semana os serviços em execução nos ramais Limeira, em Capixaba; Polo Recanto do Equador, em Xapuri; e km 59, em Brasileia. Entre os trabalhos realizados estão a substituição de pontes de madeira, execução de drenagem, construção de bueiros e aplicação de pavimentação com Tratamento Superficial Simples.

Deracre vistoria obras em ramais de Capixaba, Xapuri e Brasiléia. Foto: Thauã Conde/Deracre

As obras fazem parte de um investimento de R$ 18,3 milhões, fruto de emenda da ex-senadora e atual vice-governadora Mailza Assis, beneficiando sete municípios acreanos.

Obras do Deracre garantem tráfego em ramais de Capixaba, Xapuri e Brasiléia. Foto: Thauã Conde/Deracre

“Melhorar os ramais é melhorar o dia a dia das pessoas. A Operação Verão 2025 faz diferença porque leva dignidade, garante tráfego contínuo e fortalece o transporte da produção agrícola no Acre”, destacou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

Em Capixaba, no Ramal Limeira, foram identificados cinco pontos críticos. A ponte de madeira foi substituída, a drenagem concluída e os serviços avançaram para aterro, sub-base, base e pavimentação com Tratamento Superficial Simples (TSS).

Ramais do Alto Acre recebem pontes, drenagem e pavimentação do Deracre. Foto: Thauã Conde/Deracre

“Nós sabemos o quanto cada ponte e cada trecho recuperado muda a vida das famílias que dependem desses ramais. Em Capixaba, o Ramal Limeira é fundamental para escoar a produção e dar acesso às comunidades”, ressaltou Sula.

Leia Também:  Governador Gladson Camelí entrega R$ 3,7 milhões em equipamentos hospitalares para modernizar unidades de saúde

Em Xapuri, as equipes atuam no Ramal Polo Recanto do Equador. De dez pontos críticos, quatro pontes já foram concluídas. O trabalho segue com aplicação de TSS nos trechos restantes.

Investimento de R$ 18,3 milhões leva melhorias a ramais do Alto Acre. Foto: Thauã Conde/Deracre

“Em Xapuri, essas obras representam mais do que estrada: significam oportunidade para os agricultores, acesso à saúde e à educação. Cada ponte entregue é um passo para aproximar a comunidade da cidade”, afirmou a presidente.

Investimentos em ramais fortalecem agricultura familiar no Acre. Foto: Thauã Conde/Deracre

Em Brasiléia, no Ramal do km 59, foram executadas sete linhas de bueiros. O serviço continua com drenagem e melhoramento dos pontos críticos, que receberão pavimentação com Tratamento Superficial Simples (TSS).

Ramal Limeira, Polo Recanto do Equador e km 59 recebem melhorias do Deracre. Foto: Thauã Conde/Deracre

“Brasiléia tem uma produção forte e precisa de ramais estruturados. Aqui, cada bueiro colocado evita alagamento, garante trafegabilidade e dá segurança para quem precisa transportar a safra o ano inteiro”, frisou Sula Ximenes.

Deracre leva recuperação ao Ramal do km 59 e outros trechos do Alto Acre. Foto: Thauã Conde/Deracre

Com as melhorias em Capixaba, Xapuri e Brasiléia, o governo do Acre, por meio do Deracre, garante que produtores, estudantes e famílias tenham acesso facilitado às cidades, com ramais preparados para o tráfego durante todo o ano.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Corrida do Fogo reúne mais de 1,8 mil atletas e abre celebrações do Dia do Bombeiro Militar no Acre

Publicados

em

Por

A Corrida do Fogo 2026 reuniu mais de 1,8 mil participantes na noite deste sábado, 20, em Rio Branco, marcando a abertura da programação alusiva ao Dia do Bombeiro Militar no Acre. Com largada e chegada no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), o evento mobilizou atletas profissionais, amadores, militares e famílias inteiras em um momento de integração, saúde e valorização da corporação.

Corrida do Fogo reúne mais de 1,8 mil atletas e abre celebrações do Dia do Bombeiro Militar no Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

O comandante-geral do CBMAC, coronel Charles Santos, destacou a grande adesão da população e o papel do evento na aproximação entre a corporação e a sociedade. “Primeiro de tudo, quero cumprimentar toda a comunidade que participou conosco nesse grande evento de abertura da Semana do Bombeiro Militar. Nada melhor do que uma corrida com a participação maciça da comunidade acreana. Foram mais de 1.800 atletas somente em Rio Branco. Isso prova que temos uma nova geração buscando saúde e qualidade de vida. É um momento de celebrar e reconhecer o trabalho dos bombeiros militares ao longo dos anos”, afirmou.

Comandante-geral do CBMAC, coronel Charles Santos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

O comandante ressaltou ainda que a Corrida do Fogo já faz parte da tradição da corporação: “São 52 anos do Corpo de Bombeiros e, ao longo dessa história, tivemos vários eventos marcantes. A Corrida do Fogo já faz parte do nosso calendário e, com certeza, no próximo ano será ainda melhor”, acrescentou.

Leandro Santos, vencedor da categoria comunidade masculina dos 5 quilômetros.  Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Entre os destaques da competição esteve o atleta Leandro Santos, vencedor da categoria comunidade masculina dos 5 quilômetros. Mesmo comemorando o primeiro lugar, ele afirmou que ainda pretende evoluir nos próximos desafios.

“Feliz pelo resultado, porém não fiz o tempo que eu esperava. Mas foi o suficiente para chegar em primeiro. A gente treina para fazer o nosso melhor e, quando consegue alcançar o objetivo, fica muito feliz”, disse. Leandro participou da prova pela segunda vez. Na edição anterior, ficou fora do pódio. Neste ano, voltou mais preparado e conquistou a vitória.

No feminino, a corredora Bruna Pinheiro, do município de Sena Madureira, voltou a subir no lugar mais alto do pódio. Participando pela quarta vez da Corrida do Fogo, ela acumula uma trajetória de destaque na competição: “Eu me sinto muito feliz por estar participando novamente. Em 2022 fiquei em primeiro lugar, em 2023 também, no ano passado fui segunda colocada e agora voltei ao primeiro lugar. É uma corrida muito simbólica para mim porque foi a primeira competição fora do meu município em que consegui conquistar uma colocação”, contou.

Bruna destacou ainda o sentimento de superação ao retornar à prova: “No ano passado eu corri praticamente no meu limite. Este ano me sinto mais confiante e feliz por participar novamente.”

Soldado Keila Bezerra da Cost, ao centro como primeiro lugar feminino categoria militar. Foto: Cleiton Lopes/Secom

A soldado Keila Bezerra da Costa também participou da competição e destacou a relação entre a prática esportiva e a carreira militar. Integrante do Corpo de Bombeiros há três anos, ela encarou a prova mesmo após se recuperar de uma lesão no pé: “Eu comecei a correr para me preparar para o curso de formação, porque somos bastante exigidos fisicamente. Depois me apaixonei pelo esporte. Hoje corro com intensidade e gosto muito da corrida”, relatou. A militar já projeta novos desafios e revelou que está treinando para disputar os 10 quilômetros na próxima edição.

Militares, atletas e famílias participaram da Corrida do Fogo, promovendo integração, saúde e valorização do trabalho dos bombeiros militares. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Mais do que uma competição esportiva, a Corrida do Fogo reforçou valores como disciplina, superação, integração social e promoção da saúde, reunindo centenas de pessoas em uma celebração que abre oficialmente a programação comemorativa do Corpo de Bombeiros Militar do Acre.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Impulsionado pelos setores de serviços e comércio, Acre teve mais de 5 mil novos empregos formais em 2025
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA