ACRE
Hosmac abre programação do Setembro Amarelo com foco no diálogo e na valorização da vida
ACRE
O suicídio, uma das principais causas de mortes evitáveis, é um tema cercado por tabu, silêncio e incompreensão, estabelecendo um cenário de estigma em torno do problema. Como ação mundial de enfrentamento, o Setembro Amarelo é um movimento de conscientização que promove a valorização da vida e consolidou-se como a maior campanha antiestigma em relação à saúde mental no planeta.
Neste ano, o tema abordado é Conversar Pode Mudar Vidas, que reforça a importância do diálogo como ferramenta de cuidado, acolhimento e prevenção, promovendo a escuta ativa, a empatia e a disponibilização de recursos de apoio a quem sofre em silêncio. Para intensificar essas ações, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Hospital de Saúde Mental (Hosmac), realizou nesta segunda-feira, 8, a abertura da programação estadual do Setembro Amarelo.

“Durante este mês, vamos realizar rodas de conversa, palestras e diversas orientações, sempre com o objetivo de ampliar o diálogo sobre saúde mental. Para a nossa comunidade, o Setembro Amarelo acontece o ano inteiro, porque acreditamos que o cuidado e a valorização da vida precisam ser permanentes. Nosso hospital é referência em todo o estado, e estamos aqui para acolher e ajudar quem precisa”, destaca o diretor-geral do Hosmac, João Marcos Maia.
“Se você estiver enfrentando dificuldades em qualquer área da sua vida, saiba que pode procurar nossa unidade, contamos com uma equipe qualificada para oferecer intervenções e orientações. É importante lembrar que ninguém está sozinho”, completa o gestor.

Como identificar quando alguém precisa de ajuda
Amigos e familiares têm papel fundamental na prevenção ao suicídio e no cuidado com a saúde mental. Estar atento a sinais pode ser decisivo para que a pessoa em sofrimento receba o apoio necessário no momento certo.
Entre os principais indícios de que alguém pode estar precisando de ajuda estão o isolamento social, mudanças bruscas de comportamento, aumento da irritabilidade e, em alguns casos, a presença de hematomas ou cortes. “Muitas vezes o paciente não procura a família de imediato. Por isso é fundamental que as pessoas próximas saibam reconhecer esses sinais e incentivem a busca por ajuda profissional”, orienta a médica Clicia Menoncin.
Segundo Clicia, em alguns casos a procura por atendimento psiquiátrico se dá após encaminhamento do psicólogo, especialmente quando o paciente já está em terapia, mas não apresenta grandes avanços. Situações de pensamentos suicidas ou planejamento de suicídio também exigem atenção redobrada e acompanhamento especializado.
“O trabalho conjunto da terapia com o tratamento medicamentoso é essencial para garantir a evolução do paciente e evitar que ele chegue a uma situação extrema. É importante que a família esteja atenta e não espere o sofrimento se agravar para buscar apoio”, reforça a médica.

Atividades físicas e pedagógicas fortalecem tratamento
No Hosmac, o cuidado com os pacientes vai além do acompanhamento médico, incluindo ações pedagógicas e atividades físicas que contribuem para o bem-estar, a recuperação e a reinserção social.
O educador físico da unidade, Antônio César Cogo, explica que ações como treinamento funcional e calistenia (exercícios que utilizam o peso do próprio corpo) são desenvolvidas para estimular a prática de atividade física como rotina, promovendo saúde corporal e mental. “Quando os pacientes se sentem bem fisicamente, isso impacta diretamente no processo de melhora e na alta hospitalar. A atividade física libera hormônios que promovem bem-estar e, em alguns casos, pode até substituir alguns fármacos. Esse acompanhamento é essencial para o tratamento integral”, explica.
Ainda, a pedagoga Stela Maria Leal reforça que ações pedagógicas realizadas naquela unidade hospitalar têm foco em projetos que promovem socialização, lazer, autoexpressão, autoconfiança e desenvolvimento de habilidades essenciais para a saúde mental: “Organizamos passeios, [eventos em] datas comemorativas, oficinas de pintura e o projeto CozinhArte, em que os pacientes participam do preparo de comidas. Essas atividades estimulam a autonomia, fortalecem vínculos sociais e ajudam na autoestima. São ações que acontecem há anos e têm grande significado para os pacientes, que chegam a nos cobrar quando não acontecem”.
ACRE
Corrida do Fogo reúne mais de 1,8 mil atletas e abre celebrações do Dia do Bombeiro Militar no Acre
A Corrida do Fogo 2026 reuniu mais de 1,8 mil participantes na noite deste sábado, 20, em Rio Branco, marcando a abertura da programação alusiva ao Dia do Bombeiro Militar no Acre. Com largada e chegada no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), o evento mobilizou atletas profissionais, amadores, militares e famílias inteiras em um momento de integração, saúde e valorização da corporação.
Corrida do Fogo reúne mais de 1,8 mil atletas e abre celebrações do Dia do Bombeiro Militar no Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/SecomO comandante-geral do CBMAC, coronel Charles Santos, destacou a grande adesão da população e o papel do evento na aproximação entre a corporação e a sociedade. “Primeiro de tudo, quero cumprimentar toda a comunidade que participou conosco nesse grande evento de abertura da Semana do Bombeiro Militar. Nada melhor do que uma corrida com a participação maciça da comunidade acreana. Foram mais de 1.800 atletas somente em Rio Branco. Isso prova que temos uma nova geração buscando saúde e qualidade de vida. É um momento de celebrar e reconhecer o trabalho dos bombeiros militares ao longo dos anos”, afirmou.
Comandante-geral do CBMAC, coronel Charles Santos. Foto: Dhárcules Pinheiro/SecomO comandante ressaltou ainda que a Corrida do Fogo já faz parte da tradição da corporação: “São 52 anos do Corpo de Bombeiros e, ao longo dessa história, tivemos vários eventos marcantes. A Corrida do Fogo já faz parte do nosso calendário e, com certeza, no próximo ano será ainda melhor”, acrescentou.
Leandro Santos, vencedor da categoria comunidade masculina dos 5 quilômetros. Foto: Dhárcules Pinheiro/SecomEntre os destaques da competição esteve o atleta Leandro Santos, vencedor da categoria comunidade masculina dos 5 quilômetros. Mesmo comemorando o primeiro lugar, ele afirmou que ainda pretende evoluir nos próximos desafios.
“Feliz pelo resultado, porém não fiz o tempo que eu esperava. Mas foi o suficiente para chegar em primeiro. A gente treina para fazer o nosso melhor e, quando consegue alcançar o objetivo, fica muito feliz”, disse. Leandro participou da prova pela segunda vez. Na edição anterior, ficou fora do pódio. Neste ano, voltou mais preparado e conquistou a vitória.
No feminino, a corredora Bruna Pinheiro, do município de Sena Madureira, voltou a subir no lugar mais alto do pódio. Participando pela quarta vez da Corrida do Fogo, ela acumula uma trajetória de destaque na competição: “Eu me sinto muito feliz por estar participando novamente. Em 2022 fiquei em primeiro lugar, em 2023 também, no ano passado fui segunda colocada e agora voltei ao primeiro lugar. É uma corrida muito simbólica para mim porque foi a primeira competição fora do meu município em que consegui conquistar uma colocação”, contou.
Bruna destacou ainda o sentimento de superação ao retornar à prova: “No ano passado eu corri praticamente no meu limite. Este ano me sinto mais confiante e feliz por participar novamente.”
Soldado Keila Bezerra da Cost, ao centro como primeiro lugar feminino categoria militar. Foto: Cleiton Lopes/SecomA soldado Keila Bezerra da Costa também participou da competição e destacou a relação entre a prática esportiva e a carreira militar. Integrante do Corpo de Bombeiros há três anos, ela encarou a prova mesmo após se recuperar de uma lesão no pé: “Eu comecei a correr para me preparar para o curso de formação, porque somos bastante exigidos fisicamente. Depois me apaixonei pelo esporte. Hoje corro com intensidade e gosto muito da corrida”, relatou. A militar já projeta novos desafios e revelou que está treinando para disputar os 10 quilômetros na próxima edição.
Militares, atletas e famílias participaram da Corrida do Fogo, promovendo integração, saúde e valorização do trabalho dos bombeiros militares. Foto: Dhárcules Pinheiro/SecomMais do que uma competição esportiva, a Corrida do Fogo reforçou valores como disciplina, superação, integração social e promoção da saúde, reunindo centenas de pessoas em uma celebração que abre oficialmente a programação comemorativa do Corpo de Bombeiros Militar do Acre.


Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Foto: Cleiton Lopes/Secom
Foto: Cleiton Lopes/Secom
Foto: Cleiton Lopes/Secom
Foto: Cleiton Lopes/Secom
Foto: Cleiton Lopes/Secom
Foto: Cleiton Lopes/Secom
Foto: Cleiton Lopes/Secom
Foto: Cleiton Lopes/Secom
Foto: Cleiton Lopes/Secom
Foto: Cleiton Lopes/Secom
Foto: Cleiton Lopes/Secom
Foto: Cleiton Lopes/Secom