AGRONEGÓCIO
Cajueiro-anão se consolida como alternativa resiliente e lucrativa no Semiárido nordestino
AGRONEGÓCIO
O cajueiro-anão, desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical (CE), tem se destacado como uma opção de renda sustentável para agricultores familiares do Semiárido nordestino, mesmo em períodos de estiagem prolongada. Resistente à escassez hídrica, pragas e doenças como a mosca-branca, a cultura manteve produção durante a seca que devastou várias regiões entre 2012 e 2017.
Com manejo adequado, o cajueiro-anão pode gerar mais de 1.000 quilos de castanha por hectare, mais que o dobro da média nacional, e ainda possibilita o aproveitamento do pedúnculo, ampliando a rentabilidade do cultivo.
Mecanismos fisiológicos garantem resistência à seca
Diferente de muitas plantas, que perdem folhas para economizar água, o cajueiro-anão mantém a folhagem verde, reduzindo a transpiração sem interromper a fotossíntese. A planta também consegue absorver melhor a água do solo e aproveitar a umidade das madrugadas, característica do sertão nordestino.
Segundo o pesquisador Marlos Bezerra, da Embrapa Agroindústria Tropical, “o auge da produção do caju acontece no segundo semestre, período em que a maioria das plantas da Caatinga apresenta baixa atividade metabólica devido à falta de chuvas. O cajueiro-anão se torna uma fonte estratégica de renda.”
Clones desenvolvidos pela Embrapa aumentam produtividade e rentabilidade
O Programa de Melhoramento Genético da Embrapa já desenvolveu 13 clones, sendo 11 de cajueiro-anão recomendados para produção de castanha e pedúnculo. Entre eles:
- CCP 76: Preferido para caju de mesa, produz até 9.600 kg de pedúnculo e 1.200 kg de castanhas por hectare.
- BRS 226: Produz cerca de 1.200 kg de castanhas por hectare.
- Embrapa 51: Pode atingir 1.650 kg de castanhas por hectare em condições ideais.
Esses clones foram selecionados para suportar solos arenosos e alta escassez hídrica, garantindo produtividade mesmo em anos de déficit de chuvas. Conforme o pesquisador Gustavo Saavedra, “quem planta esses clones sabe que vai colher, independentemente das precipitações anuais, que variam entre 600 e 800 mm.”
Experiência de produtores reforça viabilidade do cultivo
No Rio Grande do Norte, a produtora Najara Melo e sua família replantaram 1.400 hectares com clones de cajueiro-anão após a seca devastadora da década passada. Com práticas de manejo adequadas, como podas, nutrição e controle de pragas, alcançaram até 2.000 kg de castanhas por hectare, além de aproveitar integralmente o pedúnculo para consumo e produtos derivados.
Em Picos (PI), 165 famílias de agricultores também adotaram os clones, elevando a produção e obtendo renda sem desmatar novas áreas. Segundo Jocibel Belchior Bezerra, presidente da Cocajupi, o cultivo permite a colheita precoce — em apenas dois anos — e a geração de subprodutos como cajuína e polpa de frutas.
Sustentabilidade e integração agroecológica
O cajueiro-anão contribui para a preservação da biodiversidade quando cultivado em sistemas integrados, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Os pomares atraem abelhas, retêm umidade e favorecem pequenos animais, além de permitir a produção de forragem em períodos secos.
Pesquisas da Embrapa mostram que a integração de culturas melhora a qualidade do solo, protege o sistema vascular da planta e aumenta a produtividade, reforçando o caráter sustentável da atividade.
Aproveitamento integral do caju e inovação tecnológica
Diferente do cajueiro gigante, que dificulta a colheita do pedúnculo, o cajueiro-anão permite colheita manual, valorizando o fruto e abrindo oportunidades para produtos de maior valor agregado, como corantes naturais, fibras alimentícias e cajuína. Tecnologias de pós-colheita ampliam a durabilidade e o alcance do caju de mesa no mercado.
Conservação genética e futuro da cultura
O Banco Ativo de Germoplasma de Cajueiro (BAG Caju), em Pacajus (CE), mantém a maior coleção genética do mundo, com mais de 700 acessos, garantindo resistência a doenças, tolerância à seca e preservação da Caatinga. A variabilidade genética forneceu a base para os clones de cajueiro-anão, compactos e produtivos, que transformaram a cultura em modelo de agronegócio sustentável.
Gestão e apoio ao produtor
O sucesso da cajucultura também depende de gestão eficiente, incluindo planejamento financeiro, controle de custos, diversificação de produtos e comercialização. Instituições como Sebrae e Senar auxiliam produtores familiares, oferecendo orientação técnica e apoio financeiro.
Conforme Pablo Queiroz, do Sebrae Paraíba, “uma boa gestão organiza o negócio, melhora os resultados, minimiza riscos e assegura a sustentabilidade da cultura para futuras gerações.”
Cajueiro-anão no contexto das mudanças climáticas
A resistência a períodos de estiagem e a variabilidade genética tornam o cajueiro-anão uma estratégia de adaptação ao Semiárido, contribuindo para a resiliência do bioma Caatinga. A cultura será tema de debates durante a sexta edição do Diálogos pelo Clima, em Fortaleza (CE), evento preparatório para a COP30, que discutirá bioeconomia, agricultura familiar e preservação ambiental.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
AGRONEGÓCIO
Nova bancada deve priorizar o crédito rural e a previsibilidade para o financiamento
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) projeta ampliar de 299 para 330 o número de integrantes na Câmara dos Deputados na legislatura que começa em 2027. A estimativa, apresentada pelo presidente da frente, deputado Pedro Lupion, representa crescimento de 10,4%. A agenda para o novo mandato terá como prioridades ampliar o acesso ao crédito rural e dar previsibilidade ao financiamento da produção.
A composição reúne experiência nas duas Casas. Dos atuais 299 integrantes da FPA na Câmara dos Deputados, 176 foram reeleitos. Outros 17 deputados conquistaram vagas no Senado. Entre os senadores ligados à frente, seis obtiveram novo mandato e um foi eleito deputado federal. A entidade também informa que 17 senadores estão em meio de mandato.
O total de 200 corresponde aos integrantes da atual frente que obtiveram novos mandatos no Congresso. A composição definitiva da FPA na próxima legislatura dependerá também da adesão de outros parlamentares. O balanço eleitoral, portanto, indica a continuidade de sua atuação, sem estabelecer o número final de participantes.
A expectativa para o novo período legislativo é transformar essas propostas em instrumentos que cheguem às propriedades. O avanço dependerá da construção de acordos no Congresso e da articulação com o Executivo, os agentes financeiros e as organizações de produtores.
Para Isan Rezende (foto), presidente do Instituto do Agronegócio (IA) e da Federação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (Feagro-MT), com a ampliação da força política há uma oportunidade de se construir uma agenda de longo prazo para o campo. “A presença de mais parlamentares que conhecem a produção rural pode ajudar a transformar as necessidades das propriedades em soluções concretas. Esperamos um diálogo aberto, com decisões técnicas e atenção aos produtores de todos os portes”.
“Um crédito que chega no momento certo, acompanhado de seguro e de regras estáveis, dá ao produtor condições para investir. Podemos avançar em armazenagem, irrigação e tecnologia quando existe segurança para planejar. Um Plano Safra com horizonte de vários anos pode contribuir para esse ambiente e melhorar a aplicação dos recursos”, diz Isan.
“Também vejo com otimismo a possibilidade de aproximar o Congresso das cooperativas, das entidades e dos profissionais que acompanham o trabalho nas propriedades. Essa troca permite identificar prioridades e construir soluções viáveis. O objetivo comum deve ser ampliar a produtividade, fortalecer a renda no campo e gerar oportunidades nas regiões produtoras”, concluiu o presidente do IA.
Para o produtor, a agenda anunciada concentra-se em condições para financiar a safra e preservar a capacidade de investimento. O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion, apontou a renegociação de dívidas e os obstáculos à contratação de crédito como temas que permanecerão nas negociações com o próximo governo.
Uma das propostas é dar ao Plano Safra um horizonte de vários anos. O planejamento plurianual permitiria sinalizar recursos e prioridades com antecedência, aproximando a política agrícola do tempo necessário para investir em máquinas, armazenagem e irrigação. A mudança ainda depende de discussão e aprovação; não constitui uma regra já definida para 2027.
Essa orientação também integra as propostas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que defende previsibilidade orçamentária, fortalecimento do seguro rural e instrumentos de apoio à saúde financeira do produtor. A entidade propõe ampliar o financiamento privado e melhorar as condições de acesso aos recursos, incluindo garantias e redução da burocracia.
Fonte: Pensar Agro
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrásSanta Catarina elege Carol de Toni e Carlos Bolsonaro ao Senado
-
SEM CATEGORIA7 dias atrásPrefeito de Rio Branco apresenta nova frota de ônibus e inicia nova fase no transporte coletivo de Rio Branco
-
FAMOSOS7 dias atrásAna Castela revela habilidade e ensina receita de salmão ao molho de maracujá
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrásParaná elege Filipe Barros e Deltan Dallagnol
-
FAMOSOS6 dias atrásIsabelle Nogueira se despede da Itália e declara: ‘Certeza que a Cunhã voltará’
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásNegociação entre os dois países vai discutir sobretaxas de até 37,5%
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrásAlagoas elege Arthur Lira e Marina JHC para o Senado
-
SEM CATEGORIA6 dias atrásCom nova frota, líderes comunitários pedem apoio da população para preservar os ônibus