RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Governo do Acre destaca avanços e experiências no 19º Congresso Brasileiro de Transplantes

Publicados

ACRE

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo, marcou presença no 19º Congresso Brasileiro de Transplantes, realizado de 15 a 18, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Considerado o maior encontro da América Latina na área, o evento reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais de saúde de todo o país, com o objetivo de discutir avanços, desafios e experiências exitosas relacionadas à doação e aos transplantes de órgãos.

As equipes voltaram com a bagagem cheia de novas experiencias. Foto: Cedida

O Acre participou com representantes da Central Estadual de Transplantes e da Organização de Procura de Órgãos (OPO), ambas vinculadas à Sesacre, além do Serviço de Transplantes da Fundação Hospitalar. Juntas, as equipes apresentaram sete trabalhos científicos, sendo quatro da Central e da OPO e três do Serviço de Transplantes. As produções abordaram aspectos técnicos, sociais e culturais que refletem o compromisso do Estado com a pesquisa e a qualificação permanente dos profissionais que atuam em todas as etapas do processo de doação e transplante.

“Participar de um evento dessa magnitude nos permite atualizar protocolos, conhecer novas tecnologias e reforçar o trabalho que já vem sendo feito no estado. É um momento de aprendizado e reconhecimento das equipes, que se dedicam diariamente para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes que aguardam por um transplante”, destacou Valéria Monteiro, coordenadora do Serviço de Transplantes da Fundhacre.

Valéria Monteiro esteve presente no congresso e reforçou sua importância. Foto: cedida

Os resultados apresentados durante o congresso evidenciam o avanço da política estadual de transplantes. Desde o início dos programas, o Acre já realizou 567 procedimentos, sendo 109 renais, 345 de córnea, 109 hepáticos e 3 de tecido musculoesquelético. Somente em 2025, foram contabilizados 38 transplantes, entre 9 de rim, 12 de córnea, 14 de fígado e 3 de tecido ósseo.

Entre os temas apresentados, destacam-se a importância da educação popular nas campanhas de conscientização sobre doação de órgãos, especialmente durante o Setembro Verde; as dificuldades nas entrevistas familiares com povos indígenas, considerando particularidades culturais e de comunicação; o perfil epidemiológico dos pacientes que aguardam transplante renal no Acre; e o papel da terapia nutricional no acompanhamento de pacientes transplantados. As apresentações, em formato de pôster, foram bem recebidas por especialistas de diferentes regiões do país, pela abordagem amazônica e o olhar sensível às diversidades socioculturais do estado.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Celiane Alves, ressaltou que a participação do Acre em um congresso dessa relevância consolida o compromisso do Estado com a excelência e a constante atualização das equipes. “A capacitação contínua é essencial para aprimorar a qualidade dos atendimentos e adotar práticas mais eficientes no serviço. Cada conhecimento adquirido fora do estado é compartilhado com os profissionais locais, resultando em um trabalho mais humano, seguro e resolutivo”, afirmou.

Para a médica Rosely Barreros, coordenadora da OPO, o protagonismo do Acre no evento reforça o reconhecimento nacional do esforço coletivo das equipes.“Cada trabalho apresentado representa a dedicação dos profissionais que atuam diariamente para salvar vidas e fortalecer a cultura da doação de órgãos em nosso estado”, pontuou.

O congresso também integrou o 23º Congresso Luso-Brasileiro de Transplantes, o 18º Encontro de Enfermagem em Transplantes e o Fórum de Histocompatibilidade da ABHI, promovendo debates sobre inovações científicas, ética e humanização no processo de doação e transplante.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mesmo com mais de 80% de cobertura nas primeiras doses, Sesacre reforça alerta para vacinação de reforço contra a covid-19 no Acre
Propaganda

ACRE

Procon reforça fiscalização e orientação com Operação Afrodite durante o Dia dos Namorados

Publicados

em

Por

Com foco na proteção dos consumidores e no fortalecimento das relações de consumo, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) concluiu a Operação Afrodite 2026, realizada entre os dias 1º e 12 em dez municípios acreanos. A ação intensificou atividades de fiscalização e orientação no comércio durante o período que antecede o Dia dos Namorados.

Procon reforça fiscalização e orientação com Operação Afrodite durante o Dia dos Namorados. Foto: cedida

Ao todo, mais de 100 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Feijó, Brasileia, Epitaciolândia, Acrelândia, Plácido de Castro e Capixaba. As equipes do órgão também desenvolveram ações educativas junto aos fornecedores, orientando sobre a observância das normas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e promovendo adequações necessárias para garantir maior transparência nas relações de consumo.

Equipes do órgão também desenvolveram ações educativas junto aos fornecedores. Foto: cedida

A operação contemplou ainda a entrega de notificações recomendatórias e orientações a hotéis e motéis, reforçando a necessidade de cumprimento das regras consumeristas, especialmente quanto à divulgação adequada de preços, formas de pagamento, disponibilização do Código de Defesa do Consumidor e informações claras sobre produtos e serviços ofertados.

Maior parte dos estabelecimentos visitados estavam em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor. Foto: cedida

A maior parte dos estabelecimentos visitados, estavam em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, sendo que as irregularidades constatadas foram sanadas in loco. Entre as principais irregularidades constatadas pelas equipes de fiscalização estavam a ausência de precificação de produtos expostos à venda, falta de informação ostensiva sobre as formas de pagamento aceitas, indisponibilidade do exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta pelos clientes, além de outras inconformidades relacionadas ao dever de informação previsto na legislação consumerista.

Operação Afrodite integra o calendário de ações estratégicas do Procon e reafirma a atuação do órgão na promoção da cidadania. Foto: cedida

Para a presidente do Procon, Alana Albuquerque, a Operação Afrodite reafirma o compromisso permanente da instituição com a defesa dos direitos dos consumidores acreanos: “Nosso trabalho vai além da fiscalização. Atuamos de forma preventiva e educativa para orientar fornecedores e consumidores, promovendo relações de consumo mais equilibradas, transparentes e seguras. O período do Dia dos Namorados movimenta significativamente o comércio e exige uma atuação mais próxima do Procon para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados. O balanço da operação demonstra a importância da presença do Estado na promoção do consumo consciente e no fortalecimento da cidadania”, destacou a presidente.

A Operação Afrodite integra o calendário de ações estratégicas do Procon e reafirma a atuação do órgão na promoção da cidadania, da educação para o consumo e da efetiva proteção dos consumidores em todo o estado.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador entrega Núcleo Regional da Fazenda Estadual de Xapuri reformado e avança na modernização do serviço público na região
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA