RIO BRANCO
Search
Close this search box.

POLÍTICA

Adailton Cruz cobra melhorias na BR-364, destaca agenda na saúde e anuncia mobilização de servidores

Publicados

POLÍTICA

O deputado Adailton Cruz (PSB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), durante a sessão desta terça-feira (10), para abordar temas relacionados à saúde pública, à situação da BR-364 e às demandas dos servidores estaduais. No início do pronunciamento, o parlamentar informou que na próxima semana cumprirá agenda em Brasília, onde participará de mobilizações nacionais da enfermagem em defesa da aprovação da PEC 19, que trata da regulamentação do piso e da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem em todo o país.

Durante o discurso, o parlamentar também voltou a criticar as condições da BR-364, especialmente no trecho que liga Rio Branco ao Vale do Juruá. Segundo ele, a situação da rodovia tem causado prejuízos à população, ao transporte de cargas e ao deslocamento de pacientes que precisam buscar atendimento de saúde em outros municípios. “Estive no interior esta semana e é lamentável ver a situação da nossa BR. Caminhoneiros com veículos quebrados, carros pequenos parados na estrada, gado sendo descarregado porque a carreta não aguenta o trajeto. Hoje estamos levando 17 ou 18 horas de Cruzeiro do Sul até Rio Branco”, afirmou.

Leia Também:  Michelle Melo critica falta de sensibilidade do governo e cobra valorização dos servidores públicos

Adailton Cruz alertou que a precariedade da estrada tem impactado diretamente a saúde da população. De acordo com ele, muitos pacientes que precisam se deslocar para tratamento acabam enfrentando um percurso desgastante e perigoso. “Quem sai de Feijó para fazer tratamento em Cruzeiro do Sul, muitas vezes sai bem e chega doente. E quem sai doente em uma ambulância, às vezes nem chega, porque a estrada acaba com qualquer pessoa”, declarou.

O deputado também relatou visitas realizadas aos hospitais de Manoel Urbano e Feijó, onde acompanhou a situação das unidades de saúde. No caso do Hospital de Feijó, ele afirmou ter constatado a chegada de equipamentos importantes para o funcionamento da unidade e demonstrou expectativa quanto à entrega da obra. “Os equipamentos da usina de oxigênio e do sistema de refrigeração já estão no local e as equipes estão trabalhando. Espero que no dia 30 de abril o hospital seja realmente entregue, como foi pactuado pelo governo”, disse.

Outro ponto destacado pelo parlamentar foi a suspensão definitiva do processo de terceirização do Hospital Regional do Alto Acre, decisão que, segundo ele, ocorreu após diálogo entre o governo e os deputados estaduais. “Foi uma decisão importante. Mesmo que tardia, o governo usou o bom senso ao suspender esse processo e garantir a continuidade da gestão pública da unidade, sem deixar de avançar na contratação de especialistas para atender a população do Alto Acre”, afirmou.

Leia Também:  Nicolau Júnior destaca trabalho do governo na conquista de recorde em negócios realizados na Expoacre Juruá

Adailton Cruz também anunciou que no dia 17 deste mês haverá uma mobilização dos servidores públicos estaduais na Assembleia Legislativa. O movimento reunirá representantes de diferentes categorias do funcionalismo, que pretendem buscar apoio do parlamento para três pautas principais: a reposição geral anual (RGA), a recomposição das perdas inflacionárias acumuladas nos últimos três anos e a ampliação dos adicionais de saúde e alimentação.

Embora esteja em agenda fora do estado nessa data, o parlamentar antecipou apoio às reivindicações dos servidores. “Mesmo não estando presente, deixo aqui meu apoio a essa mobilização. É importante que haja diálogo e sensibilidade do governo para atender essas demandas dos servidores públicos do Acre”, concluiu.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Aleac realiza sessão solene em homenagem aos 50 anos da Embrapa no Acre

Publicados

em

Por

A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou, na manhã desta segunda-feira (22), uma sessão solene em homenagem aos 50 anos de atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Acre. A solenidade aconteceu no plenário do Poder Legislativo Acreano e reuniu parlamentares, pesquisadores, autoridades e representantes do setor produtivo para celebrar a contribuição da instituição para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária no estado.

A homenagem foi proposta por meio do Requerimento nº 50/2026, de autoria do deputado estadual Luís Tchê (PDT), em reconhecimento ao papel desempenhado pela Embrapa ao longo de cinco décadas, promovendo pesquisas, inovação e tecnologias que contribuíram para o fortalecimento da produção rural e para o crescimento econômico do Acre.

Criada em 1976, a Embrapa Acre tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento sustentável da Amazônia, consolidando-se como referência em pesquisa, inovação e transferência de tecnologias voltadas para a produção agropecuária e florestal. Com sede em Rio Branco e escritório de transferência de tecnologia em Cruzeiro do Sul, a instituição contribui para o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade dos produtos e a redução dos impactos ambientais, além de impulsionar a bioeconomia e fortalecer cadeias produtivas da sociobiodiversidade, como o açaí, a castanha-da-amazônia e a tradicional farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul.

Tchê enaltece contribuição da Embrapa para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agropecuária acreana

Ao fazer a abertura da solenidade, o deputado Luís Tchê destacou a importância da instituição para o desenvolvimento do país e, em especial, para o fortalecimento do setor produtivo acreano. Segundo ele, a empresa se consolidou como uma das maiores referências mundiais em pesquisa agropecuária tropical e teve papel decisivo na transformação da agricultura brasileira.

“Ao longo de cinco décadas, a Embrapa tem desempenhado um papel fundamental na transformação da agricultura brasileira, contribuindo decisivamente para que o Brasil deixasse de ser um importador de alimentos para se tornar uma das maiores potências agropecuárias do planeta”, afirmou. O gestor também ressaltou a parceria construída entre a Embrapa Acre e a Secretaria de Estado de Agricultura, responsável por impulsionar importantes cadeias produtivas, como as do café, cacau, castanha, mandioca e pecuária.

Tchê enfatizou ainda que a cooperação entre as instituições tem permitido levar o conhecimento científico até os produtores rurais, promovendo ganhos de produtividade e sustentabilidade. Como exemplo, citou a capacitação de técnicos da Seagri e pesquisadores da Embrapa na utilização da calculadora pecuária de baixo carbono, ação voltada ao fortalecimento do projeto Pecuária Mais Eficiente.

Leia Também:  Aleac aprova PL que cria Programa de Compras Governamentais de Incentivo às Indústrias

“Essa parceria tem permitido aproximar o conhecimento científico da realidade dos produtores, promovendo ganhos de produtividade, agregação de valor, sustentabilidade ambiental e geração de renda para as famílias rurais do nosso estado”, destacou. Ao encerrar sua fala, o secretário reafirmou o reconhecimento à contribuição da Embrapa para o desenvolvimento do Acre e do Brasil. “Ao celebrar 50 anos da Embrapa, celebramos também uma trajetória marcada pela ciência, pela inovação e pelo compromisso com o desenvolvimento do Brasil. Celebramos uma instituição que ajudou a transformar desafios em oportunidades e que continua sendo protagonista na construção de um futuro mais sustentável para a agricultura e para as próximas gerações”, concluiu.

Ao longo dos pronunciamentos, autoridades ressaltaram que a atuação da instituição tem sido decisiva para a modernização do setor produtivo acreano, contribuindo para a valorização da agricultura familiar, o fortalecimento da pecuária e a difusão de tecnologias voltadas para a produção sustentável.

Em sua fala, a pesquisadora Cleisa Brasil da Cunha Cartaxo, destacou a trajetória de contribuição da unidade para o desenvolvimento sustentável do estado e defendeu a valorização da floresta como instrumento de inclusão social e geração de riqueza. Servidora da empresa há 25 anos e pesquisadora da área de tecnologia pós-colheita, ela ressaltou a atuação da Embrapa junto à pecuária, à agricultura familiar e às cadeias da sociobiodiversidade.

“Não é fácil chegar aos 50 anos do jeito que a Embrapa chegou. Uma cinquentona se reerguendo, presente em todos os cantos onde a gente é chamado pela sociedade”, afirmou. Cleisa também enfatizou que a preservação da Amazônia deve caminhar lado a lado com o desenvolvimento econômico. “Quando a gente fala em floresta, a gente não fala em fechar essa floresta e jogar a chave fora. A gente fala em mostrar que essa floresta é povoada, que existem pessoas que precisam ser incluídas”, disse, reafirmando o compromisso da instituição com todos os segmentos da produção rural acreana.

Em seguida, representando no ato a governadora Mailza Assis, a secretária de Estado de Agricultura, Themillys Silva, falou da importância da Embrapa para o desenvolvimento do Brasil e do Acre, classificando a atuação da instituição como uma verdadeira revolução baseada no conhecimento e na inovação. Segundo ela, o sucesso da agropecuária brasileira é resultado do trabalho desenvolvido pela empresa ao longo de cinco décadas.

“A Embrapa não apenas fez história, a Embrapa fez uma verdadeira revolução. Uma revolução baseada no conhecimento e dedicada a transformar o nosso solo, o nosso Estado e o nosso país”, afirmou. A secretária ressaltou ainda os desafios enfrentados pela unidade acreana e o papel dos pesquisadores em conciliar produção e preservação ambiental. “Vocês superam as barreiras do nosso isolamento geográfico e logístico e provam na prática que é possível aliar o desenvolvimento econômico à sustentabilidade. Celebrar os 50 anos da Embrapa no Acre é celebrar a ciência que entende e respeita a nossa realidade”, enfatizou.

Leia Também:  Antônia Sales celebra Festival da Farinha e faz alerta sobre violência contra a mulher na Aleac

Chefe-geral da Embrapa Acre destaca legado de cinco décadas de pesquisa e reforça compromisso com a produção sustentável e a floresta em pé

O chefe-geral da Embrapa Acre, Bruno Pena, destacou a trajetória da instituição no estado e os avanços alcançados ao longo de cinco décadas de atuação voltadas à pesquisa e à inovação. Segundo ele, desde a chegada da unidade ao Acre, em 1976, a Embrapa tem contribuído para transformar a produção agropecuária por meio de tecnologias adaptadas às características da Amazônia. “A Embrapa Acre ajudou a transformar a forma como se produz no nosso estado, sempre buscando o equilíbrio entre produção, conservação ambiental e inclusão social”, afirmou. Ele citou tecnologias consolidadas, como o controle da sigatoka-negra na bananicultura, o desenvolvimento de forrageiras adaptadas aos solos encharcados da região, o sistema Guaxupé para a pecuária sustentável e as boas práticas voltadas à cadeia da castanha-da-amazônia e ao manejo florestal.

Bruno Pena ressaltou ainda que o grande desafio para os próximos 50 anos será conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental, tendo a ciência como principal aliada. “Acredito que também aqui no Acre, a pesquisa continuará sendo o caminho para conciliar a produção e a floresta em pé”, disse. Ao defender a valorização da unidade acreana e a ampliação das parcerias institucionais, o pesquisador fez um convite aos parlamentares para conhecerem mais de perto o trabalho desenvolvido pela empresa e agradeceu a todos que ajudaram a construir essa história. “Pesquisadores, técnicos, analistas, parceiros institucionais, produtores rurais, extrativistas e povos da floresta deram sentido prático a cada tecnologia que desenvolvemos. Uma saga de 50 anos no Acre, uma história da qual todo embrapaiano se orgulha”, concluiu.

A homenagem promovida pela Aleac reforçou a importância da Embrapa para o presente e o futuro do Acre, reconhecendo o legado construído ao longo dos últimos 50 anos e reafirmando a necessidade de continuidade dos investimentos em pesquisa e inovação para garantir o crescimento do setor agropecuário e a segurança alimentar da população.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Fotos: Hugo Costa

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA