RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Governo do Acre promove Dia D “Direito Delas”, com serviços integrados e acolhimento às mulheres em Cruzeiro do Sul

Publicados

ACRE

Com foco no cuidado integral e na garantia de direitos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher no Juruá (Cramju), em Cruzeiro do Sul, em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, realizou nesta, quinta-feira, 26, o Dia D “Direito Delas”, voltado às mulheres do município.

Intitulada “Dia D para Mulheres de Cruzeiro do Sul”, a ação reuniu diversos serviços voltados ao público feminino. Foto: Marcos Santos/ Secom

A ação, realizada na sede do Centro de Referência de Atendimento à Mulher no Juruá, das 8h às 13h, reuniu uma série de serviços gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, orientação jurídica e bem-estar, além de palestras educativas que reforçam a autonomia e a proteção das mulheres. A iniciativa contou com a presença de representantes dos órgãos que integram a rede de proteção nos municípios do Juruá, bem como de diversas instituições parceiras.

Serviços de manicure foram disponibilizados às participantes, promovendo cuidado e valorização da autoestima. Foto: Marcos Santos/Secom

Durante todo o mês de março, uma série de ações vem sendo realizada em alusão ao Mês da Mulher, com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres a serviços essenciais. A iniciativa promove acolhimento, orientação e o fortalecimento dos direitos, por meio de atendimentos integrados nas áreas de saúde, assistência social e jurídica.

Acolhimento e informação como ponto de partida

Logo nas primeiras horas da manhã, o espaço já recebia mulheres em busca de atendimento, orientação e cuidado. A programação iniciou com acolhimento e organização dos serviços, seguida da abertura oficial, com apresentação da banda do Exército e falas institucionais.

Objetivo é despertar o público feminino para seus direitos e aproximá-lo da rede de proteção e dos serviços disponíveis. Foto: Marcos Santos/Secom

Durante o evento, as participantes tiveram acesso a atendimentos médicos, odontológicos, nutricionais, vacinação e testes rápidos, além de suporte psicológico e social por meio do Ônibus Lilás. Também foram oferecidas orientações jurídicas pelo Ministério Público, atualização do Bolsa Família e serviços de beleza.

A coordenadora do centro, Ane Monteiro, destacou a importância da ação para fortalecer a rede de proteção às mulheres:

“Hoje celebramos o Dia D dos Direitos das Mulheres, uma ação voltada ao fortalecimento feminino, com atenção especial às mulheres em situação de violência doméstica. Em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o governo do Estado do Acre, com apoio da Secretaria de Estado da Mulher, oferecemos diversos serviços com o objetivo de promover acolhimento, orientação e empoderamento”, frisou.

Ação foi realizada na sede do Centro de Referência da Mulher Brasileira, ao lado da Vila da Marinha, em Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Silva/Secom

A gestora também explanou sobre o trabalho desenvolvido no Juruá por meio das ações voltadas ao combate à violência e ao feminicídio: “O Centro de Referência da Mulher Brasileira do Juruá é um importante ponto de apoio para mulheres vítimas de violência. Nosso trabalho é contínuo, com atendimentos psicológicos e sociais, contribuindo para o acompanhamento e o rompimento do ciclo da violência doméstica e fortalecendo a autonomia dessas mulheres”.

Ane Monteiro: “Convidamos a sociedade a comparecer e a aproveitar esta oportunidade.”. Foto: Marcos Santos/Secom

Compromisso do poder público com a dignidade e os direitos das mulheres

Entre as autoridades presentes e atuantes  na programação, a vice-prefeita de Cruzeiro do Sul, Delcimar Leite, destacou que iniciativas como essa integram uma política pública contínua de valorização e fortalecimento das mulheres.

A iniciativa é resultado de uma importante parceria entre o governo do Estado, por meio do governador Gladson Camelí, e da vice-governadora Mailza Assis, e da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, representada pelo prefeito Zequinha Lima, contando ainda com o apoio da Polícia Militar e do 61º Batalhão de Infantaria de Selva. A união de esforços fortalece as ações voltadas ao cuidado e à proteção das mulheres no município, com a perspectiva de expansão dos serviços para áreas rurais e vilas, sempre com foco no bem-estar da população, destacou.

Delcimar Leite: “Com os órgãos em união, as mulheres só têm a ganhar”. Foto: Marcos Santos/Secom

Entre os participantes, representando a Patrulha Maria da Penha, a sargento Maria Pinheiro destacou a importância da integração entre as instituições para ampliar o alcance das políticas públicas e fortalecer a proteção às mulheres.

A Patrulha Maria da Penha desempenha papel fundamental no enfrentamento à violência contra a mulher, atuando no acompanhamento de vítimas com medidas protetivas, para garantir o cumprimento das determinações judiciais e prevenir a reincidência. Em parceria com a Secretaria da Mulher e toda a rede de apoio, o trabalho também inclui ações preventivas, como palestras, campanhas, rodas de conversa e grupos reflexivos. Essas ações são desenvolvidas por meio do 6º Batalhão da Polícia Militar, com foco na proteção, na orientação e no fortalecimento das mulheres, afirmou.

Maria Pinheiro: “Acreditamos que a educação e a prevenção são fundamentais. Ao informar crianças, homens, meninos e mulheres, disseminamos o conhecimento e, consequentemente, diminuímos os casos de violência”. Foto: Marcos Santos/Secom

A atividade foi enriquecida com ações autocuidado, palestras e oferta de serviços para as mulheres. “Nosso objetivo é oferecer serviços e incentivar o autocuidado feminino, fortalecendo as mulheres para que possam romper o ciclo da violência. Esse é um trabalho que já desenvolvemos e que hoje reforçamos, diante da necessidade de reduzir os casos de feminicídio e todas as formas de violência que ainda preocupam. Queremos que cada mulher entenda que é possível recomeçar. Por isso, o Estado e o município promovem este dia especial, com ações de acolhimento, empoderamento e valorização, incluindo atividades que fortalecem a autoestima, como cuidados pessoais, para que elas se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias”, disse Lúcia do Vale, coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Atividades envolvem a conscientização do público masculino. Foto: cedida

Conhecimento que transforma vidas

A programação também contou com palestras educativas que abordaram temas essenciais, como pensão alimentícia, medidas protetivas, autonomia feminina, Lei Maria da Penha, primeiros socorros e saúde da mulher.

Programação também contou com palestras, entre elas a do Corpo de Bombeiros, que abordou o tema primeiros socorros. Foto: cedida

As orientações repassadas ao longo da programação contribuíram de forma significativa para informar e empoderar as participantes, ampliando o conhecimento sobre seus direitos e os caminhos para acessá-los. Por meio das palestras e atendimentos, as mulheres tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, compreender os mecanismos de proteção disponíveis e fortalecer sua autonomia. A iniciativa também incentivou a busca por apoio junto à rede de atendimento, promovendo mais segurança, consciência e confiança para que possam romper ciclos de violência e construir novas perspectivas de vida.

Palestra sobre pensão alimentícia, medidas protetivas e autonomia feminina foi conduzida por Jamily Fontes, vice-presidente da OAB/AC – Subseção Vale do Juruá, e Michelle Matos, secretária-geral adjunta e presidente da comissão das mulheres advogadas. Foto: cedida

Vozes beneficiadas

Entre as mulheres atendidas, o sentimento predominante foi de gratidão e acolhimento. Para Gerbiana Damião, o acesso facilitado aos serviços contribui para que as mulheres despertem para seus direitos e fortaleçam sua autonomia.

Acredito que essa ação incentiva as mulheres a cuidar tanto da sua saúde física quanto da saúde mental. Durante as palestras, foi abordada a crescente e lamentável ocorrência de violência contra a mulher. Hoje, muitas mulheres são vítimas fatais apenas por serem mulheres, o que demonstra a extrema importância do evento. Algumas mulheres podem estar em relacionamentos abusivos sem perceberem. É crucial que possam identificar essa situação, analisando-a de uma perspectiva externa, contou.

Gerbiana Damião: “Busquei aqui atendimento psicológico, pois acredito que a área psicológica é fundamental. Eu mesma enfrentei a depressão após um diagnóstico de câncer de mama em 2016. Foi então que percebi a importância crucial da saúde mental em nossas vidas. Sem saúde mental, nada funciona”. Foto: Marcos Santos/ Secom

Outra participante, Aldenora Brígida, de 62 anos, que participou da ação e recebeu atendimento médico, ressaltou o impacto da iniciativa.

“Considero este dia muito importante, porque muitas vezes é difícil conseguir agendar consultas médicas e enfrentar as dificuldades de acesso aos serviços. Aqui, tivemos a oportunidade de receber atendimento gratuito, sem burocracia e com muita qualidade. Além disso, ter esse Centro no Juruá é essencial, pois ajuda as pessoas a conhecerem seus direitos. Muitas mulheres ainda não têm essa informação, e ações como essa orientam, fortalecem e mostram que existem órgãos preparados para ajudar a sair da violência doméstica. É algo realmente muito positivo”, disse emocionada.

Aldenora Brígida foi uma das beneficiadas e destacou, com entusiasmo, a importância do acesso facilitado ao atendimento médico e a segurança em contar com um espaço específico voltado ao acolhimento e cuidado das mulheres. Foto: Marcos Santos/Secom

Integração que gera transformação

O Dia D “Direito Delas” reforça a importância de ações integradas voltadas à promoção dos direitos das mulheres, ampliando o acesso a serviços essenciais e fortalecendo a rede de apoio no município.

A iniciativa evidencia o compromisso do governo do Acre em investir em políticas públicas que promovam qualidade de vida, proteção e autonomia feminina, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ieptec convoca aprovados em processo seletivo para atuação como bolsista não docente de Plácido de Castro
Propaganda

ACRE

Governo do Acre promove palestra sobre igualdade de gênero e liderança feminina com Ministra Cármen Lúcia

Publicados

em

Por

Como parte do programa “Desperte a Liderança que Existe em Você”, o governo do Acre promove, no próximo dia 25 de junho, às 7h30, no auditório da OAB-Acre, o evento “Vamos falar sobre Igualdade de Gênero e Liderança Feminina”, que reunirá participantes de diferentes áreas para uma reflexão e debate sobre os avanços, desafios e oportunidades da participação das mulheres nos espaços de decisão.

Na abertura, a comandante-geral da Polícia Militar do Acre (PMAC), coronel Marta Renata, ministrará palestra presencial sobre os desafios de ser a primeira mulher, no Acre, a assumir o mais alto posto de comando de uma corporação majoritariamente masculina. Em seguida, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, participará, por meio de videoconferência, com uma palestra em que compartilhará sua trajetória e experiências relacionadas à promoção da igualdade de gênero e ao fortalecimento da liderança feminina. Reconhecida como uma das pioneiras na ocupação de cargos de destaque no Poder Judiciário brasileiro, a ministra abordará os desafios e avanças da participação das mulheres em espaço de poder e decisão.

Figura decisiva em julgamentos históricos, a trajetória da ministra Cármem Lúcia é marcada pelo rigor na defesa da Constituição e pela promoção dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero. Foto: Divulgação STF

O secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, destaca que a iniciativa busca incentivar o protagonismo das mulheres e ampliar a participação das mulheres nos diversos espaços de atuação da sociedade.

“Estamos construindo espaços de diálogo, formação e inspiração para que mais mulheres possam desenvolver seu potencial de liderança. O Acre vive um momento histórico, com uma governadora mulher pela segunda vez na nossa história. Esse contexto é inspirador e o programa Desperte a Liderança que Existe em Você tem justamente esse propósito: estimular o protagonismo social e contribuir para uma sociedade mais justa, participativa e igualitária”, afirmou.

Coronel Marta Renata Freitas é a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acr (PMAC)  desde a fundação da corporação, em 1916. Foto: José Caminha/Secom

Mais sobre as palestrantes: 

Coronel Marta Renata Freitas – Primeira mulher comandante-geral da Polícia Militar do Acre (PMAC), é graduada em Letras, e pós-graduada em Ensino da Língua Portuguesa. Também é formada em Direito e antes de ingressar na corporação, atuou como professora substituta da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da Prefeitura de Rio Branco.

Leia Também:  Governadora Mailza Assis leva força-tarefa a Sena Madureira para investigar queda de ponte

Enquanto cursava Direito, decidiu prestar concurso para a Polícia Militar  e ingressou na corporação em 2005.

Após concluir o curso de formação, atuou como aspirante no quinto batalhão da Polícia Militar, no bairro Tancredo Neves. Posteriormente, foi promovida a tenente e passou a integrar o Comando de Policiamento metropolitano, responsável pela atuação em Rio Branco, Bujari, Porto Acre e municípios do entorno.

Depois, assumiu a assessoria na Secretaria de Segurança Pública, onde coordenou projetos da Polícia Comunitária. Em 2010, foi destacada para a região da Baixada, área de atuação do terceiro batalhão da PMAC, onde permaneceu até o início de 2013, fortalecendo os vínculos vínculos com a comunidade por meio de ações de proximidade e prevenção.

Realizou um curso internacional de Polícia Comunitária, ministrado pela Polícia do Japão, em São Paulo. Após esse período de atuação, já no posto de capitã, assumiu a assessoria de comunicação da Polícia Militar.

Na Paraíba, realizou um curso de aperfeiçoamento de Oficiais, requisito para a promoção ao posto de major. Ao retornar a Rio Branco, foi designada para atuar na Casa Militar. Também esteve à frente da assessoria jurídica da Polícia Militar por cinco anos, e após ser promovida a tenente-coronel, exerceu a função de subdiretora operacional entre 2022 e 2023.

Após esse período, já no posto de coronel Marta Renata assumiu a diretoria operacional, Marta Renata assumiu a Diretoria Opercional do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e, posteriormente, foi promovida ao cargo de subcomandante-geral da Polícia Militar (PMAC), função que acumulou por determinado período, até ser nomeadacomandante-geral pelo então governador Gladson Cameli, em dezembro de 2024.  (Com informações: agência.gov.ac.br)

Ministra Cármen Lúcia Com quase duas décadas de atuação no Supremo Tribunal Federal (STF), é reconhecida como uma das mais influentes vozes femininas do judiciário brasileiro, com destacada atuação na defesa da Constituição, da democracia e dos direitos das mulheres.

Leia Também:  Com entrega de títulos definitivos e mais de 50 serviços, vice-governadora Mailza leva maior edição do Juntos Pelo Acre à Baixada da Sobral

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui mestrado em Direito Constitucional pela mesma instituição e é doutora em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Nos anos 1990, assumiu a Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Minas Gerais. Também integrou a Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB e exerceu a função de vice-presidente da Comissão de Temário da Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.

Atuou como professora na faculdade de Direito da PUC Minas e, em 2021, assumiu o cargo de procuradora-geral do Estado de Minas Gerais. em 2006, deixou a função para tomar posse como ministra  do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2006, tornando-se a segunda mulher a integrar a corte esse cargo, após a ministra Ellen Gracie.

Entre 2012 e 2013, presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com uma gestão marcada pelo incentivo à participação das mulheres na política e pelo fortalecimento da transparência e da segurança no processo eleitoral.

Durante sua gestão à frente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre 2016 e 2018, liderou iniciativas de alcance nacional voltadas ao enfrentamento do feminicídio e apoiou a criação de varas especializadas no julgamento de casos de violência contra a mulher.

Nos últimos anos, a atuação da ministra tem sido marcada pela análise e pelo julgamento de temas relacionados à liberdade de expressão, à saúde pública e aos direitos das minorias. (Com informações: notícias.stf.jus.br)

O evento é gratuito, aberto ao público, com vagas limitadas. Para participar, é necessário acessar o link de inscrições e preencher o formulário de cadastro.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA