ACRE
Secretaria de Governo media reunião interinstitucional para tratar denúncias de desmatamento no Seringal Andirá
ACRE
A Secretaria de Estado de Governo do Acre (Segov) recebeu da Associação Nacional de Apoio aos Pequenos e Médios Moradores do Campo, Trabalhadores Rurais, Comerciários Rurais, Empreendedores Rurais, Extrativistas e Pescadores (Anaep/BR) um pedido de providências urgentes diante do avanço do desmatamento e da degradação ambiental no Seringal Andirá.
No documento, a entidade relata preocupação com a retirada irregular de vegetação nativa, invasões e práticas de exploração madeireira que vêm causando impactos ambientais na região, entre outras situações, que incluem a possível presença do crime organizado na região.
A pauta foi debatida durante reunião na Segov, nesta quinta-feira, 7, mediada pelo secretário Luiz Calixto, com a participação de representantes do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, Ministério Público do Meio Ambiente (MPAC), Defensoria Pública, Ibama e Incra.

Em sua fala, Calixto destacou o compromisso do governo em buscar soluções conjuntas para enfrentar a situação.
“Essa é uma pauta sensível e que exige diálogo, responsabilidade e atuação integrada dos órgãos competentes. O governo está comprometido em acompanhar a situação e construir encaminhamentos que garantam a proteção ambiental e a segurança das comunidades da região”, afirmou o secretário.
Durante o encontro, foram apresentados relatos, documentos, gráficos e mapas que retratam as atividades irregulares que têm causado a degradação do solo, riscos de contaminação de recursos hídricos e impactos diretos às comunidades que dependem das atividades extrativistas e rurais na região.

O alerta se estende aos prejuízos ambientais e sociais provocados pelo avanço do desmatamento desordenado, incluindo a perda da fauna e da flora, erosão do solo, comprometimento das fontes de água e dificuldades enfrentadas pelas famílias que vivem da produção tradicional.
Ao final da reunião, os órgãos participantes encaminharam a necessidade de intensificar o acompanhamento na área e fortalecer ações de fiscalização e proteção ambiental no Seringal Andirá em uma operação conjunta na região.
“Nosso papel é promover o diálogo entre as instituições e buscar soluções responsáveis para garantir a preservação ambiental e a segurança das famílias que vivem na região. O governo está atento e comprometido com essa questão”, concluiu Calixto.
Fonte: Governo AC
ACRE
Em Brasileia, encontro binacional debate políticas migratórias e fortalece cooperação na fronteira entre Brasil e Bolívia
Com o objetivo de fortalecer a cooperação entre Brasil e Bolívia na construção de políticas públicas voltadas à população migrante, será realizado na próxima quinta-feira, 25, às 9h, o Encontro Binacional sobre Políticas de Migração, no Centro Cultural de Brasileia, localizado na Rua Vitória Salvatierra, nº 1.090, bairro Ferreira da Silva.

Promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), reunirá representantes dos governos brasileiro e boliviano, das áreas de assistência social, saúde e educação dos municípios da regional do Alto Acre, instituições do Sistema de Justiça (Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública) sistema de segurança (polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Gefron), conselhos tutelares, acadêmicos, organismos internacionais e entidades da sociedade civil para debater os desafios da mobilidade humana na região de fronteira, além de promover o intercâmbio de experiências e boas práticas relacionadas ao acolhimento, proteção e garantia de direitos das pessoas migrantes.
Durante a programação, serão discutidos temas como assistência humanitária, regularização migratória, proteção de grupos vulneráveis, acesso a serviços públicos, combate ao tráfico de pessoas e estratégias de cooperação internacional para o enfrentamento dos desafios relacionados à migração.
O encontro faz parte da 7ª Semana Estadual do Migrante, Refugiado e Apátrida e contempla duas importantes datas: o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, e o Dia do Imigrante, comemorado em 25 de junho.
Programação:
24/06 – Assis Brasil
12h – Visita técnica e roda de conversa com os migrantes acolhidos na casa de passagem
25/6 – Brasileia
9h – Encontro Bifronteiriço Brasil/Bolívia
9h – Ciclo de palestras com representantes do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH)
Consulado da Bolívia
Migração Bolívia
14h – Visita técnica e roda de conversa com os migrantes acolhidos na casa de passagem de Epitaciolândia
Serviço
Evento: Encontro Binacional sobre Políticas de Migração
Data: 25 de junho (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Centro Cultural de Brasiléia
Endereço: Rua Vitória Salvatierra, nº 1090, Bairro Ferreira da Silva, Brasileia/AC.
Fonte: Governo AC
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásExportações de carne de frango avançam, enquanto suínos perdem força
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
FAMOSOS7 dias atrásAtriz Rosamaria Murtinho, impressiona ao mostrar treino na academia aos 93 anos
-
FAMOSOS7 dias atrásHulk curte momento de relaxamento com a esposa em sauna, em casa: ‘Com meu amor’
-
FAMOSOS7 dias atrásPaolla Oliveira registra viagem pela China e declara: ‘Encantada com a experiência’
-
FAMOSOS7 dias atrásBenício Huck revela escolha de curso acadêmico e descarta carreira dos pais
-
POLÍTICA7 dias atrásEdvaldo Magalhães destaca apoio à comissão da Aleac e cobra respostas sobre queda da ponte de Sena Madureira

