RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Em Mâncio Lima, governo realiza abertura do 29º Curso Operacional Integrado de Segurança Pública

Publicados

ACRE

Visando aprimorar a atuação dos profissionais e reforçar a proteção da sociedade, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou na segunda-feira, 22, a abertura da 29ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública (Coisp). A cerimônia foi realizada na Casa de Cultura Márcia Alencar, em Mâncio Lima, e reuniu representantes das forças de segurança, autoridades e convidados.

Capacitação, integração e aperfeiçoamento profissional marcam abertura da 29ª edição do Coisp em Mâncio Lima. Foto: Marcos Santos/ Secom

O treinamento tem como objetivo fortalecer o planejamento estratégico e a integração entre os órgãos que compõem o sistema de segurança pública para atuação conjunta em ocorrências e operações de maior complexidade.

Ao longo de 120 horas de formação, distribuídas em duas semanas, o Coisp reúne disciplinas teóricas e práticas voltadas ao aperfeiçoamento das técnicas operacionais, incluindo abordagem policial, armamento e tiro, atendimento pré-hospitalar tático, autopreservação e vivências operacionais.

Curso promove integração entre instituições de segurança pública e aperfeiçoamento técnico dos profissionais. Foto: Marcos Santos/Secom

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou a importância da descentralização do curso para fortalecer a atuação das forças de segurança em todo o estado.

“Entendemos que levar o treinamento às regionais fortalece a presença policial, contando com o reforço de, no mínimo, 40 alunos por edição. Após a capacitação, os agentes participam de um período de vivência operacional na própria região, abrangendo Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves. Seguindo o modelo já aplicado no Alto e no Baixo Acre, essa estratégia é fundamental para consolidar a presença do Estado e elevar a sensação de segurança da população”, afirmou.

Secretário José Américo Gaia enfatizou investimentos do governo na qualificação dos profissionais de segurança pública. Foto: Marcos Santos/Secom

Ressaltando que o Coisp é considerado um dos principais treinamentos promovidos pela Sejusp, reunindo profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e demais órgãos que atuam na área da segurança pública, Gaia também frisou que a integração entre as instituições é um dos principais pilares da capacitação.

“Respeitando as competências legais de cada instituição, a colaboração ocorre tanto no âmbito das instruções teóricas quanto nas operações práticas, unindo esforços em prol de um objetivo comum”, detalhou.

Prefeito José Luiz ressaltou os benefícios do curso para a integração das forças de segurança e para a população do Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

Desde o início da atual gestão, a Sejusp já capacitou 1.183 profissionais em todas as regiões do Acre. Ao todo, foram realizadas 29 edições do curso, sendo 12 na capital e 17 no interior, além de três edições exclusivas para o público feminino.

O prefeito de Mâncio Lima, José Luiz, destacou a importância do evento para toda a região do Juruá. “É uma honra receber a 29ª edição do Coisp, essa capacitação contribui para ampliar a sensação de segurança da população e aproxima ainda mais os serviços de segurança da comunidade. Agradecemos ao governo do Estado, à governadora Mailza Assis e ao secretário José Américo Gaia por trazerem essa importante iniciativa para o nosso município”, disse.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  O futuro da floresta e do clima começa na educação
Propaganda

ACRE

Educação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas

Publicados

em

Por

Com o objetivo de formar e qualificar professores da educação indígena, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), deu início nesta terça-feira, 23, à segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para Professores Indígenas – Nível Médio, na Faculdade Estadual do Acre, em Rio Branco.

A formação, que reúne 82 professores indígenas de todo o estado, visa fortalecer e assegurar o ensino contínuo nas comunidades indígenas, bem como promover o aperfeiçoamento contínuo da formação desses profissionais.

Secretário adjunto, Tião Flores, falou sobre o compromisso do Estado em fortalecer a educação indígena. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Representando a SEE, o secretário adjunto de Ensino, Tião Flores, destacou a importãncia da ação sobre a ação, que reúne representantes de diversos povos indígenas.

“Esse é um dia especial para a educação indígena do nosso estado, os professores estarão aqui participando das aulas, e terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos pedagógicos e aprimorar suas práticas de ensino. Todo esse aprendizado será levado para as suas bases, ou seja, para os seus territórios”, destacou.

A qualificação desses profissionais é essencial, pois eles levarão o conhecimento adquirido para aprimorar o ensino dos territórios em que vivem.

Professor Ricardinho Kampa, do município de Feijó participa da formação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Já faz 25 anos que eu trabalho como professor e é a segunda vez que participo deste curso de magistério. Quero aproveitar ao máximo os estudos e aprender durante essa formação continuada. Já temos uma escola estruturada, com 145 alunos, e vou voltar para lá  com mais aprendizados”, disse o professor Ricardinho Kampa, da escola Sete Voltas, localizada na comunidade Nova Floresta, na região do Rio Envira, em Feijó.

Os educadores participarão de uma imersão formativa de 40 dias, com diversas atividades que incluem formação em práticas pedagógicas, e qualificação para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas.

“Fortalecer a educação indígena tem sido um dos compromissos da governadora Mailza Assis”, disse a secretária Francisca Arara.  Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Eu acompanhei essa pauta da criação da política de educação escolar indígena, não só como professora, mas fui coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Acre por dez anos. A política de educação escolar indígena foi construída por muitas mãos, e o Estado, por meio do ex-governador Gladson Camelí e da governadora Mailza Assis abraçou essa causa”, afirmou a secretária extraordinária de Povos Indígenas, Francisca Arara.

“Vou levar tudo que aprendi aqui para melhorar o ensino e contribuir ainda mais para o aprendizado dos estudantes.”, afirmou a Elissandra. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A professora Elissandra Kaxinawá, da escola Ibã Kaxinawá, localizada em Tarauacá, terra indígena Rio Maetá, afirma que  participar da formação é importante, pois os conhecimentos adquiridos serão levados para o fortalecimento do ensino.

“Vim aqui buscar conhecimento e levar o que eu aprender para a minha terra, para os meus alunos, com muito carinho e responsabilidade que o ensino exige”, declarou.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Energisa alerta sobre cuidados com cabos partidos
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA