RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Qualificação de profissionais de saúde fortalece assistência a pacientes diabéticos em todo o Acre

Publicados

ACRE

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou nesta terça-feira, 23, a conclusão da primeira turma do curso Qualificação no Manejo de Lesões nos Pés de Pessoas com Diabetes. O encontro foi realizado no bloco de Medicina da Ufac, em Rio Branco, e marcou o encerramento presencial de uma capacitação híbrida voltada aos profissionais da rede de atenção à saúde.

O treinamento foi organizado em três turmas, com oferta de 150 vagas para profissionais de saúde de todo o estado. Ao todo, 140 participantes estão concluindo a formação.

Francinete Barros é diretora de Atenção Especializada e Unidades Vinculadas da Sesacre. Foto: Rayssa Ingrid/Sesacre

A diretora de Atenção Especializada e Unidades Vinculadas da Sesacre, Francinete Barros, ressaltou: “A Ufac é uma grande parceira na formação e capacitação, levando conhecimento e entendimento de cada especialidade. Nesse evento de suma importância, é fundamental que os profissionais consigam qualificar ainda mais os serviços oferecidos à população, principalmente nos municípios mais distantes”.

“A intenção é reduzir complicações graves, como as amputações”, diz coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Liliane Maia. Foto: Rayssa Ingrid/Sesacre

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Sesacre, Liliane Maia, no Acre há “um número expressivo de diabéticos cadastrados, cerca de 16 mil pessoas. A intenção é que os profissionais estejam preparados para manejar adequadamente as lesões, reduzindo complicações graves, como as amputações”.

Enfermeira e professora do curso de graduação em Enfermagem da Ufac, Ionar Cosson. Foto: Rayssa Ingrid/Sesacre

A enfermeira e professora do curso de graduação de Enfermagem da Ufac, Ionar Cosson, enfatizou que a prevenção é um dos principais focos da capacitação. “O aumento no número de amputações nos preocupa e reforça a necessidade de fortalecer a prevenção na atenção primária. Estamos capacitando os profissionais tanto para a prevenção quanto para o tratamento das lesões já instaladas”, destacou.

Coordenadora da Atenção Básica de Santa Rosa do Purus, Leila Monteiro: “Viemos buscar mais conhecimento”. Foto: Rayssa Ingrid/Sesacre

A coordenadora da Atenção Básica de Santa Rosa do Purus, Leila Monteiro, destacou a importância da capacitação para os municípios do interior: “Viemos buscar mais conhecimento, para multiplicar para os demais profissionais do nosso município. É muito bom adquirir novos conhecimentos e poder tratar melhor a população”.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Durante a COP30, Acre apresenta experiência pioneira de repartição de benefícios em programas de REDD+
Propaganda

ACRE

Em Brasileia, encontro binacional debate políticas migratórias e fortalece cooperação na fronteira entre Brasil e Bolívia

Publicados

em

Por

Com o objetivo de fortalecer a cooperação entre Brasil e Bolívia na construção de políticas públicas voltadas à população migrante, será realizado na próxima quinta-feira, 25, às 9h, o Encontro Binacional sobre Políticas de Migração, no Centro Cultural de Brasileia, localizado na Rua Vitória Salvatierra, nº 1.090, bairro Ferreira da Silva.

Evento reunirá autoridades, instituições e representantes da sociedade civil para discutir desafios e estratégias de acolhimento e proteção à população migrante na região de fronteira. Foto: divulgação

Promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), reunirá representantes dos governos brasileiro e boliviano, das áreas de assistência social, saúde e educação dos municípios da regional do Alto Acre, instituições do Sistema de Justiça (Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública) sistema de segurança (polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Gefron), conselhos tutelares, acadêmicos, organismos internacionais e entidades da sociedade civil para debater os desafios da mobilidade humana na região de fronteira, além de promover o intercâmbio de experiências e boas práticas relacionadas ao acolhimento, proteção e garantia de direitos das pessoas migrantes.

Durante a programação, serão discutidos temas como assistência humanitária, regularização migratória, proteção de grupos vulneráveis, acesso a serviços públicos, combate ao tráfico de pessoas e estratégias de cooperação internacional para o enfrentamento dos desafios relacionados à migração.

Leia Também:  Tarauacá celebra 113 anos de emancipação política

O encontro faz parte da 7ª Semana Estadual do Migrante, Refugiado e Apátrida e contempla duas importantes datas: o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, e o Dia do Imigrante, comemorado em 25 de junho.

Programação:

24/06 – Assis Brasil

12h – Visita técnica e roda de conversa com os migrantes acolhidos na casa de passagem

25/6 – Brasileia

9h – Encontro Bifronteiriço Brasil/Bolívia

9h – Ciclo de palestras com representantes do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH)

Consulado da Bolívia
Migração Bolívia

14h – Visita técnica e roda de conversa com os migrantes acolhidos na casa de passagem de Epitaciolândia

Serviço

Evento: Encontro Binacional sobre Políticas de Migração

Data: 25 de junho (quinta-feira)

Horário: 9h

Local: Centro Cultural de Brasiléia

Endereço: Rua Vitória Salvatierra, nº 1090, Bairro Ferreira da Silva, Brasileia/AC.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA