ACRE
Fotojornalista acreano expõe Mostra Fotográfica Aurora Nubilosa no Salão Nobre do Tribunal de Contas
ACRE
O fotojornalista acreano Diego Gurgel expôs na manhã desta terça-feira, 22, no Salão Nobre do Tribunal de Contas do Estado do Acre, a Mostra Fotográfica Aurora Nubilosa. Os registros detalham, sob um olhar sensível e técnico, um fenômeno natural que ocorre na Amazônia.
Mostra leva nome dado pelo fotojornalista. Foto: Clemerson Ribeiro/SecomA exposição contou com a presença da presidente da casa, Dulcinéia Benício, fotógrafos e comunicadores do Estado, além de amigos e familiares do fotojornalista. O objetivo de Diego era compartilhar os registros fotográficos feitos do fenômeno em algumas das suas expedições fotográficas.
Segundo Gurgel, o projeto se desenvolveu, quando saiu a convite dos pesquisadores Alceu Ranzi e Denise Schaan para registrar os geoglifos presentes na Amazônia. O fotógrafo conta que, em momento posterior, estava analisando o material e percebeu a beleza que o acervo possuía.
Segundo Gurgel, o projeto se desenvolveu, quando saiu a convite dos pesquisadores Alceu Ranzi e Denise Schaan para registrar os geoglifos presentes na Amazônia. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom“Eu estava olhando os arquivos e percebi no meio do acervo esse material incrível. Essas fotos são maravilhosas, porque exigem não só a técnica do fotógrafo, mas outros fatores como o tempo, já que esse fenômeno acontece em um período do dia”, explicou.
Diego contou que os registros começaram a ser feitos desde 2009, e que a ideia inicial era apenas fazer as fotografias dos geoglifos. O fotojornalista disse que durante os voos observou a paisagem e decidiu fazer os registros. “Fiz essas fotos nas primeiras horas do amanhecer, enquanto sobrevoávamos o local”, relembra.
Apesar de todas as fotografias carregarem as marcas do olhar sensível do profissional, Diego contou qual delas é a sua preferida: “É um quadro que está bem preenchido com a floresta, onde os raios solares fazem uma silhueta das copas das árvores. Nelas dá para ver o sol tocando as folhas, passando pelas árvores e rabiscando a paisagem. É uma foto muito interessante”.
Diego começou produzir os registros da Mostra desde 2009. Foto: Clemerson Ribeiro/SecomA presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Dulcinéia Benício, comentou sobre a exposição e destacou a importância do trabalho realizado pelo fotógrafo no Acre. O Diego é um presente não apenas para o nosso estado, mas para o Brasil e o mundo. Nesse trabalho ele conseguiu trazer uma visão diferenciada e sensível da Amazônia e, em especial da aurora nubilosa”, salientou.
Para Dulcinéia é muito gratificante ver trabalhos como o de Gurgel sendo expostos no Tribunal. “É um trabalho magnífico, e veio num momento oportuno. Nesse dia também debateremos os problemas climáticos que afetam a região amazônica”, pontuou.
Fotógrafo Diego Gurgel acompanha a presidente do Tribunal de Contas durante exposição da mostra fotográfica. Foto: Clemerson Ribeiro/SecomTácila Matos é estudante de comunicação e esteve presente na Mostra. Segundo ela, as fotografias oferecem para os visitantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Amazônia e os seus fenômenos por meio da fotografia.
Tácila Matos também estuda fotografia. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom“É um trabalho muito interessante porque ele registra um momento muito específico, um dos mais bonitos do dia. O registro passa a passa a sensação de um momento de respiração da natureza. É incrível como a fotografia nos aproxima de paisagens como essa”, salientou.
Juliane Ferreira, esposa de Diego Gurgel, celebrou a exposição fotográfica. “Eu fico extremamente orgulhosa, porque eu sei o quanto o Diego se dedica ao trabalho. A fotografia é mais do que um trabalho, é uma paixão para ele”, explicou.
Juliane comentou sobre a paixão do fotojornalista pela fotografia. Foto: Clemerson Ribeiro/SecomA mostra visual seguirá para outros lugares. Para aqueles que desejarem ver ou até mesmo adquirir alguns dos registros fotográficos, basta entrar em contato com o fotógrafo por meio das redes sociais.
Fonte: Governo AC
ACRE
Em Brasileia, encontro binacional debate políticas migratórias e fortalece cooperação na fronteira entre Brasil e Bolívia
Com o objetivo de fortalecer a cooperação entre Brasil e Bolívia na construção de políticas públicas voltadas à população migrante, será realizado na próxima quinta-feira, 25, às 9h, o Encontro Binacional sobre Políticas de Migração, no Centro Cultural de Brasileia, localizado na Rua Vitória Salvatierra, nº 1.090, bairro Ferreira da Silva.

Promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), reunirá representantes dos governos brasileiro e boliviano, das áreas de assistência social, saúde e educação dos municípios da regional do Alto Acre, instituições do Sistema de Justiça (Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública) sistema de segurança (polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Gefron), conselhos tutelares, acadêmicos, organismos internacionais e entidades da sociedade civil para debater os desafios da mobilidade humana na região de fronteira, além de promover o intercâmbio de experiências e boas práticas relacionadas ao acolhimento, proteção e garantia de direitos das pessoas migrantes.
Durante a programação, serão discutidos temas como assistência humanitária, regularização migratória, proteção de grupos vulneráveis, acesso a serviços públicos, combate ao tráfico de pessoas e estratégias de cooperação internacional para o enfrentamento dos desafios relacionados à migração.
O encontro faz parte da 7ª Semana Estadual do Migrante, Refugiado e Apátrida e contempla duas importantes datas: o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, e o Dia do Imigrante, comemorado em 25 de junho.
Programação:
24/06 – Assis Brasil
12h – Visita técnica e roda de conversa com os migrantes acolhidos na casa de passagem
25/6 – Brasileia
9h – Encontro Bifronteiriço Brasil/Bolívia
9h – Ciclo de palestras com representantes do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH)
Consulado da Bolívia
Migração Bolívia
14h – Visita técnica e roda de conversa com os migrantes acolhidos na casa de passagem de Epitaciolândia
Serviço
Evento: Encontro Binacional sobre Políticas de Migração
Data: 25 de junho (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Centro Cultural de Brasiléia
Endereço: Rua Vitória Salvatierra, nº 1090, Bairro Ferreira da Silva, Brasileia/AC.
Fonte: Governo AC
-
ESPORTES7 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásExportações de carne de frango avançam, enquanto suínos perdem força
-
FAMOSOS6 dias atrásAtriz Rosamaria Murtinho, impressiona ao mostrar treino na academia aos 93 anos
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
FAMOSOS6 dias atrásHulk curte momento de relaxamento com a esposa em sauna, em casa: ‘Com meu amor’
-
FAMOSOS6 dias atrásPaolla Oliveira registra viagem pela China e declara: ‘Encantada com a experiência’
-
ACRE6 dias atrásInvestimentos do governo transformam a infraestrutura e fortalecem o Acre

