RIO BRANCO
Search
Close this search box.

SEM CATEGORIA

Prefeito de Rio Branco é homenageado durante lançamento de olimpíada de educação financeira

Publicados

SEM CATEGORIA

O prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, recebeu uma homenagem nesta terça-feira (23), durante o lançamento da segunda edição das Olimpíadas de Educação Financeira. A solenidade foi realizada no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).

O evento reuniu autoridades, empresários, representantes do setor educacional e outras personalidades da sociedade acreana. A iniciativa busca levar conhecimentos sobre planejamento financeiro, consumo consciente, prevenção ao endividamento e formação de reservas para estudantes e suas famílias.

Durante a cerimônia, o gestor municipal destacou a importância da parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e as entidades empresariais na realização do projeto. Segundo ele, a educação financeira pode contribuir não apenas para a formação dos alunos, mas também para mudanças de comportamento dentro das residências.

Homenagem prefeito 13
“Políticas públicas são construídas com parcerias, e a Prefeitura tem na CDL uma importante aliada em diversas iniciativas”, declarou. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“A gente sabe que é por meio da educação que se transforma uma sociedade. Esse programa de educação financeira também ajuda os pais a se planejarem, porque as crianças influenciam nesse processo”, asseverou o gestor municipal.

O chefe do Executivo municipal também ressaltou que a Secretaria Municipal de Educação já mantém diálogo para ampliar as atividades relacionadas ao tema entre alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Ao agradecer a homenagem, o prefeito afirmou que políticas públicas precisam ser construídas por meio da cooperação entre o poder público e diferentes setores da sociedade.
“Ninguém faz uma política pública sozinho. A gente faz com grandes parcerias, e a Prefeitura tem essa parceria com a CDL não apenas no programa de educação financeira, mas também em outras iniciativas”, declarou.

Leia Também:  Obras do novo Mercado Elias Mansour avançam e destacam atuação da Prefeitura no desenvolvimento de Rio Branco

Projeto deverá alcançar 50 escolas

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Marcello Moura, a segunda edição das Olimpíadas de Educação Financeira deverá contar com a participação de 50 escolas, distribuídas por cinco regionais do Acre. A expectativa é alcançar estudantes de 11 municípios.

Uma das novidades desta edição será a criação de categorias específicas para escolas públicas e privadas. A premiação também será ampliada de R$ 180 mil para R$ 560 mil, conforme informado pela organização.

Homenagem prefeito 8
“A educação financeira prepara as crianças para ajudar suas famílias e desenvolver uma gestão financeira mais consciente no futuro”, destacou o presidente. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Moura explicou que o projeto foi desenvolvido por empresários ligados ao movimento Cidadania Empreendedora, com o objetivo de ajudar as famílias a enfrentarem o endividamento e preparar as novas gerações para uma relação mais responsável com o dinheiro.

“A educação financeira ajuda a transferir conhecimento para que as crianças consigam auxiliar as próprias famílias e para que a próxima geração esteja mais preparada, madura e com competência de gestão financeira”, destacou o presidente.

O projeto disponibiliza cartilhas e materiais pedagógicos voltados aos estudantes e professores. Os conteúdos abordam assuntos como organização do orçamento, uso responsável do crédito, prevenção de dívidas e criação de reservas para situações de emergência.

Homenagem prefeito 14
“A premiação é importante, mas o principal é a transformação de mentalidade promovida pelo conhecimento e pela educação financeira”, destacou o professor. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O professor Emerson Silva, representante da Secretaria de Estado de Educação do Acre, explicou que, após o encerramento das inscrições, no dia 20 de julho, as escolas receberão cartilhas e orientações para o desenvolvimento das atividades.

Leia Também:  Café da manhã reúne 200 colaboradores do Saerb em homenagem ao Dia do Trabalhador em Rio Branco

Segundo Silva, cada série terá um professor responsável por acompanhar os alunos e ajudar na aplicação dos conteúdos. As atividades poderão ser realizadas em sala de aula ou no contraturno, conforme a organização de cada escola. As provas serão elaboradas com base nas cartilhas distribuídas aos participantes.

“A gente quer mostrar que não é só a premiação em si, mas o que está por trás disso, que é uma transformação de mentalidade a partir do conhecimento e da educação financeira”, destacou o professor.

Emerson informou ainda que a premiação será dividida igualmente entre as categorias pública e privada, com R$ 280 mil destinados a cada uma. Por série, o primeiro colocado receberá R$ 30 mil; o segundo, R$ 20 mil; e o terceiro, R$ 10 mil. O professor responsável pelo aluno vencedor também receberá R$ 10 mil.

De acordo com o educador o professor representante não precisa ser, necessariamente, da área de matemática, desde que tenha interesse pelo tema e participe das orientações. A organização também pretende aproximar o projeto das universidades, especialmente dos cursos ligados à economia e às finanças. A organização pretende ampliar gradativamente o alcance das olimpíadas. A meta anunciada é levar a iniciativa, nas próximas edições, a todo o sistema de ensino acreano.

,

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SEM CATEGORIA

Prefeitura de Rio Branco realiza primeira coleta de resíduos eletroeletrônicos e pilhas por meio da logística reversa

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Unidade de Tratamento e Disposição de Resíduos, realizou, nesta quarta-feira (24), a primeira coleta de resíduos eletroeletrônicos e pilhas no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Green Eletron.

A iniciativa representa um marco para o município, por ser a primeira coleta efetivamente realizada após a formalização da parceria. O acordo tem como objetivo fortalecer a implantação da logística reversa e assegurar a destinação ambientalmente adequada de equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, pilhas e outros materiais descartados pela população.

A ação consolida um importante avanço nas políticas públicas ambientais de Rio Branco, contribuindo para a redução dos impactos provocados pelo descarte irregular desses resíduos e incentivando práticas sustentáveis alinhadas aos princípios da economia circular.

WhatsApp Image 2026 06 24 at 11.36.36
A logística reversa permite que materiais retornem ao ciclo produtivo para reutilização, reciclagem ou descarte adequado, reduzindo impactos ambientais como a contaminação do solo e da água. (Foto: Lucas Brito/Secom)

A logística reversa possibilita que os materiais retornem ao setor produtivo para reaproveitamento, reciclagem ou destinação final adequada, evitando a contaminação do solo, da água e outros danos ao meio ambiente.

Leia Também:  NOTA DE PESAR

O trabalho se soma a outras iniciativas desenvolvidas pelo Município, como o recolhimento de pneus inservíveis. Por meio desse projeto, cerca de 800 toneladas de pneus usados são encaminhadas anualmente para o estado de Mato Grosso, onde recebem a destinação apropriada.

As ações demonstram o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e com a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

WhatsApp Image 2026 06 24 at 11.39.26
“Esse momento é importante para Rio Branco, pois consolida o acordo de cooperação e garante o descarte correto dos resíduos”, destacou Camila. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Segundo a engenheira ambiental e sanitarista Camila Cardozo, a primeira coleta concretiza o acordo de cooperação e representa um avanço para a conscientização da população sobre a importância do descarte correto.

“Esse momento é muito importante para Rio Branco porque, de fato, concretiza esse acordo de cooperação. Esses resíduos estão sendo descartados de maneira correta”, destacou.

Os resíduos eletroeletrônicos e as pilhas podem ser entregues nos ecopontos disponibilizados pelo Município, incluindo a unidade localizada no Horto Florestal. Depois de recolhidos, os materiais são separados e encaminhados para empresas especializadas.

Leia Também:  Café da manhã reúne 200 colaboradores do Saerb em homenagem ao Dia do Trabalhador em Rio Branco

A primeira remessa coletada em Rio Branco será enviada para Porto Velho, em Rondônia, onde receberá a destinação ambientalmente adequada.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Rio Branco reforça o compromisso com a preservação ambiental e com a implementação de políticas públicas que promovam a participação da população e mais responsabilidade no descarte de resíduos.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA