ACRE
Governo do Acre realiza segundo encontro do ano da Rede de Planejamento
ACRE
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta sexta-feira, 26, a segunda reunião da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental (Replag) em 2026, com objetivo de alinhar estratégias e fortalecer a integração entre as áreas de planejamento e orçamento dos órgãos integrantes. A reunião foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), em Rio Branco.
Criada por meio do Decreto nº 8.686/2021, a Replag é composta por servidores que atuam nos setores de planejamento e orçamento dos órgãos da administração direta e indireta, para articular, integrar e fomentar os processos e instrumentos de planejamento e orçamento, visando eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas.

Em sua fala de abertura, o titular da Seplan, Ricardo Brandão, destacou a importância do planejamento e da responsabilidade na execução e encerramento das ações governamentais, ressaltando o papel estratégico dos servidores na consolidação das políticas públicas e no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado.
Segundo o gestor, além de planejar o futuro, é fundamental acompanhar a execução das ações e avaliar os resultados alcançados. “Precisamos olhar para o futuro, para os grandes processos e projetos que vamos executar, mas também ter a responsabilidade de acompanhar o encerramento deste exercício, avaliar os compromissos assumidos e aquilo que ainda precisa avançar. É um ano desafiador e precisamos manter esse olhar de futuro e estar alinhados com a velocidade das mudanças da sociedade”, afirmou.
A chefe da Divisão de Planejamento da Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE), Elisangela Casas, apresentou a experiência da instituição no alinhamento do seu Planejamento Estratégico Setorial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A iniciativa consistiu em identificar, no âmbito das ações e metas já previstas no planejamento da PGE, as que contribuem diretamente para o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), servindo como exemplo para que outros órgãos estaduais também incorporem os ODS em seus instrumentos de planejamento e fortaleçam as políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

O diretor de Captação e Monitoramento de Recursos da Seplan, Alexandre Tostes, apresentou um panorama sobre a captação de recursos para projetos governamentais, abordando os principais requisitos, procedimentos e oportunidades de financiamento disponíveis para os órgãos estaduais. A apresentação teve como foco a utilização da plataforma Transferegov.br, ferramenta do governo federal destinada à gestão de transferências de recursos e à formalização de convênios e instrumentos de repasse.
Encerrando o encontro, a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda, apresentou o Plano de Ações para a Transição e Eficiência Energética no Estado do Acre. A iniciativa tem como objetivo modernizar a gestão energética da administração pública estadual, reduzindo custos operacionais, emissões de gases de efeito estufa e a dependência de fontes fósseis.
Entre as ações previstas estão a implantação de geração de energia renovável em prédios públicos, a modernização de sistemas elétricos e equipamentos, a estruturação da governança energética estadual, a capacitação de servidores e o monitoramento das emissões de carbono, reforçando o compromisso do governo com a sustentabilidade fiscal, ambiental e institucional.
Fonte: Governo AC
ACRE
Polícia Civil promove palestra “Além do Distintivo” voltada às servidoras da instituição
Nesta sexta-feira, 26, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol), realizou a palestra Além do Distintivo, um evento especialmente voltado às servidoras da instituição. A atividade aconteceu na Escola do Poder Judiciário (Esjud), em Rio Branco, e reuniu policiais civis em um momento de reflexão, aprendizado e valorização da mulher que atua na Segurança Pública.

O evento contou com a presença do delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Pedro Buzolin, do delegado-geral adjunto, Martin Hessel, e do diretor da Esjud, desembargador Luís Camolez, que prestigiaram a iniciativa voltada ao fortalecimento pessoal e profissional das participantes.
A programação abordou temas relevantes para o cotidiano das mulheres, promovendo conhecimento, conscientização e desenvolvimento pessoal. A juíza de Direito Evelin Bueno ministrou a palestra “Assédio moral, sexual e discriminação não é normal”, destacando a importância da prevenção, do enfrentamento e da denúncia de práticas abusivas nos ambientes de trabalho e convivência social.
Na sequência, a Oficial Investigadora de Polícia Ivanessa Queiroz apresentou a palestra “Bem-estar financeiro”, com orientações sobre planejamento financeiro, organização das finanças e estratégias para uma vida econômica mais equilibrada.

Encerrando a programação, a palestra “Além da farda: fortalecendo a autoestima da mulher que protege”, abordou temas relacionados ao autoconhecimento, valorização pessoal e fortalecimento da autoestima das mulheres que desempenham papel fundamental na proteção da sociedade.
A coordenadora de Proteção a Grupos Vulnerabilizados e do Programa Bem-Me-Quer, delegada Juliana De Angelis, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das servidoras da instituição.
“Cuidar das mulheres que cuidam da sociedade é uma responsabilidade que devemos assumir diariamente. Esta palestra foi pensada para proporcionar conhecimento, acolhimento e fortalecimento emocional às nossas servidoras, reconhecendo os desafios que enfrentam em suas rotinas profissionais e pessoais. Quando investimos no bem-estar e na valorização dessas mulheres, fortalecemos toda a instituição e aprimoramos o serviço prestado à população”, afirmou a delegada.
O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Pedro Buzolin, ressaltou que a valorização dos servidores é uma das prioridades da gestão.
“A Polícia Civil é feita por pessoas e, por isso, precisamos investir não apenas em estrutura e capacitação técnica, mas também no desenvolvimento humano dos nossos profissionais. O evento ‘Além do Distintivo’ demonstra nosso compromisso em promover um ambiente de trabalho mais saudável, respeitoso e acolhedor para as mulheres que integram nossa instituição. São profissionais que desempenham um papel essencial na segurança pública e merecem todo o nosso reconhecimento e apoio”, destacou o delegado-geral.
A realização da palestra reforça o compromisso da Polícia Civil do Acre com a valorização de seus servidores, promovendo ações que contribuem para a qualidade de vida, o fortalecimento institucional e a construção de um ambiente cada vez mais inclusivo e respeitoso.
Fonte: Governo AC
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásAmérica Latina e Caribe registram superávit de US$ 21 bilhões no comércio de produtos aquícolas em 2024, aponta FAO
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásSoja sobe em Chicago com suporte do farelo, mas mercado segue atento ao clima nos EUA e à demanda por exportação
-
POLÍTICA3 dias atrásJarude cobra prioridade para os Bombeiros e diz que governo está mais preocupado com eleição do que com os problemas do Acre
-
ACRE3 dias atrásEducação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásBalneário do SESC em Bonito (MS) vai a leilão com pagamento facilitado em até seis vezes
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásII Seminário Apícola do Vale do Aço 2026 fortalece cadeia produtiva do mel em Minas Gerais
-
POLÍTICA3 dias atrásEdvaldo Magalhães defende convocação integral dos aprovados do Corpo de Bombeiros e critica excesso de burocracia
-
ACRE3 dias atrásDurante Semana do Clima em Londres, Acre avança para garantir valor máximo a seus ativos ambientais e acelerar benefícios à população

