RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Acre participa de encontro nacional para fortalecer políticas de educação ambiental

Publicados

ACRE

Gestores e técnicos do governo do Acre participam do 6º Encontro Nacional das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (Cieas), que teve início na quarta-feira, 22, e encerra neste sábado, 25, no Centro Universitário Cesmac, em Maceió (AL). O evento teve como objetivo fortalecer a articulação entre as comissões estaduais e planejar ações cooperativas que promovam o enraizamento da educação ambiental no país.

Promovido pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, composto pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com as Cieas de Alagoas e Sergipe, o encontro ocorre de forma integrada ao 3º Encontro Nordestino de Educação Ambiental (ENEA).

A programação reúne representantes de todas as regiões do país para debater estratégias de fortalecimento da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), ampliando o diálogo federativo e a integração entre estados e municípios.

Representantes do Acre entregam produtos criados a partir do programa de reciclagem da Sema para o diretor de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Foto: cedida

A delegação acreana é composta pelas secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema), de Educação e Cultura (SEE) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), que compõem a Comissão de Educação Ambiental do Estado do Acre (Comeea) junto com demais órgãos que trabalham com política de educação ambiental no Acre. A presença do Estado no encontro reforça o compromisso do governo com a ampliação da educação ambiental como política pública permanente, participativa e articulada às realidades dos territórios.

As CIEAs são colegiados responsáveis pelo controle social e por apoiar a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas de educação ambiental nos estados e no Distrito Federal. A iniciativa nacional busca aprimorar a coordenação federativa, ampliar a efetividade da PNEA e consolidar a educação ambiental como instrumento estratégico para a governança socioambiental.

De acordo com a secretária adjunta do meio ambiente, Renata Souza, a participação do Acre no encontro contribui para o fortalecimento das políticas públicas de educação ambiental no âmbito estadual, em consonância com as diretrizes nacionais da área.

Secretária adjunta do Meio Ambiente, Renata Souza, destaca a cooperação do evento ao lado do Secretário de Meio Ambiente de Alagoas. Foto: cedida

“A presença da Comeea neste espaço de diálogo nacional é fundamental para avançarmos na cooperação federativa e no fortalecimento da educação ambiental nos municípios. Esse é um processo que amplia a capacidade de articulação do Estado e contribui para que as políticas ambientais cheguem de forma mais efetiva aos territórios”, destacou.

A programação do encontro contempla debates sobre políticas públicas de educação ambiental, apresentação das 27 CIEAs do Brasil, análise da conjuntura nacional das comissões, construção dos planos de trabalho para o período de maio de 2026 a maio de 2027, além da assinatura de Protocolos de Intenções e/ou Acordos de Cooperação técnica entre o governo federal e as secretarias estaduais de Meio Ambiente e/ou Educação. O encerramento está previsto para o dia 25, com saída de campo e atividades de integração.

Representantes de todas as regiões do país debatem estratégias de fortalecimento da Política Nacional de Educação Ambiental. Foto: cedida

Entre os temas abordados estão governança ambiental, justiça socioambiental, participação social, direitos territoriais, saberes tradicionais e emergência climática. A proposta é promover o intercâmbio de experiências entre gestores públicos, educadores, pesquisadores, comunidades tradicionais, estudantes, movimentos sociais e demais atores envolvidos na agenda socioambiental.

O encontro também integra o processo nacional de formação, monitoramento e avaliação das CIEAs, tendo como base os indicadores construídos no âmbito do Sistema Brasileiro MonitoraEA, plataforma que oferece um arcabouço conceitual e instrumental para processos de mapeamento, avaliação e monitoramento da diversidade de iniciativas de educação ambiental no país.

Delegação acreana marcou presença no evento para contribuir com a formulação das políticas para educação ambiental. Foto: cedida

Durante as atividades, as comissões contribuíram com a construção coletiva de estratégias, planos de trabalho e pactuações interfederativas voltadas ao fortalecimento da educação ambiental nos estados e municípios e da Política Nacional de Educação Ambiental. A agenda incluiu ainda orientações para práticas sustentáveis durante o evento, como redução de resíduos, uso de materiais reutilizáveis e participação ativa nas atividades propostas.

Para o governo do Acre, a participação no 6º Encontro Nacional das Cieas representa mais uma etapa no fortalecimento da política estadual de educação ambiental, com foco na integração entre Estado, municípios, instituições de ensino, sociedade civil e comunidades. A atuação da Ciea/Acre reforça o compromisso da Sema com a construção de políticas públicas participativas, territoriais e alinhadas aos desafios ambientais contemporâneos.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Servidores da Educação não docentes têm até sexta-feira para participar da seleção para cursos técnicos do Ieptec
Propaganda

ACRE

Acre Pela Vida reúne crianças em torneio esportivo e fortalece ações de cidadania em Rio Branco

Publicados

em

Por

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio da estratégia Acre Pela Vida, promoveu neste sábado, 27, um grande evento esportivo voltado à promoção da cidadania, inclusão social e prevenção à violência. Realizada no Centro de Treinamento Botafogo Academy, no bairro Quixadá, em Rio Branco, a ação reuniu cerca de 230 crianças atendidas por cinco escolinhas de futebol da capital.

Mais de 200 crianças foram beneficiadas com a ação do Acre pela Vida. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

Participaram do evento as escolinhas Acolher e Transformar e Jovens Promessas, da Baixada da Sobral; Moriá e Camisa 11, do Jequitibá; além da escolinha do Botafogo, anfitriã da programação.

Escolinhas receberam kits esportivos completos. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

Além do torneio esportivo, a Sejusp entregou cinco kits esportivos completos às escolinhas participantes. Os materiais incluem uniformes, bolas, luvas, redes para traves, pranchetas, cartões de arbitragem, apitos, cronômetros, bombas para encher bolas, escadas de treinamento, cones, elásticos e outros equipamentos que irão fortalecer o trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes nas comunidades.

Coordenadora do Acre Pela Vida, Fátima Paiva falou sobre a importância das ações nas comunidades. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

A coordenadora do programa Acre Pela Vida, Fátima Paiva, destacou que a iniciativa vai além do incentivo ao esporte, promovendo integração entre os órgãos públicos e aproximando as forças de segurança da comunidade. “Estamos realizando mais uma ação do programa Acre Pela Vida com um torneio esportivo e a entrega de kits para escolinhas da Baixada da Sobral, Calafate, Quixadá e Parte Alta. São aproximadamente 230 crianças participando de um dia de muita diversão, com jogos, lanche, atividades com o Corpo de Bombeiros, palestras da Polícia Militar, além da participação do Procon. É um trabalho integrado para levar esporte, cidadania e oportunidades às nossas crianças”, afirmou.

Leia Também:  Comunidades do interior do Acre participam de palestras sobre prevenção ao câncer de mama
Secretário adjunto da Sejusp, coronel Messias, destacou as parcerias envolvidas na ação. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

O secretário adjunto da Sejusp, coronel José Messias, ressaltou que os kits esportivos foram adquiridos com recursos provenientes de emenda parlamentar e destacou a parceria com o Botafogo Academy, que cedeu o espaço para a realização da programação. Segundo ele, iniciativas como essa reforçam a presença do Estado nas comunidades por meio de ações preventivas e de fortalecimento dos vínculos sociais.

Corpo de Bombeiros ofereceu o banho de mangueira e uma demonstração com o cão Bruce. Foto: Ítalo Soussa/Sejusp

A programação contou ainda com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, que promoveu atividades recreativas com o tradicional banho de mangueira e interação das crianças com o cão Bruce, da raça Pastor Belga. O Procon participou com o mascote Pró-Consul e a Polícia Militar realizou palestras voltadas à prevenção ao uso de drogas e ao combate ao bullying.

Representante das escolinhas de futebol, Evilásio Rebouças, falou sobre o reflexo positivo da presença da polícia na vida das crianças. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

O coordenador do instituto Acolher e transformar, Evilásio Rebouças, que Representou as escolinhas de futebol, destacou que a parceria com a Sejusp fortalece o trabalho social desenvolvido nas comunidades: “Nosso trabalho não é apenas colocar a criança para jogar futebol. Nós acompanhamos as famílias, contamos com atendimento psicológico, realizamos consultas médicas e levamos palestras às escolas. Essa parceria com a Sejusp é fundamental porque aproxima ainda mais os serviços públicos das comunidades e oferece novas oportunidades para nossas crianças”, afirmou.

Leia Também:  Sassaricano na Roça conquista título estadual e representará o Acre no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas
Crianças tiveram um dia de lazer e diversão. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

Segundo ele, a presença das forças de segurança também desperta sonhos e inspira os jovens: “Muitas dessas crianças moram em áreas periféricas e passam a enxergar nos policiais e bombeiros exemplos de vida. Elas entendem que também podem alcançar esses objetivos.”

O pequeno André disse que quer ser um policial quando crescer. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

Uma das crianças beneficiadas com a ação , André Freire, Integrante da escolinha do Botafogo, contou que gosta muito do futebol, mas disse que seu sonho é outro: “Eu quero ser policial. Eu gosto muito quando eles eles estão aqui”, disse o menino, demonstrando a importância das forças de segurança dentro das comunidades.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA