RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Em comemoração ao Dia do Servidor, Escola de Gastronomia capacita 61 pessoas em oficina de pizzaiolo

Publicados

ACRE

Um verdadeiro sucesso. Assim foi a Oficina de Pizzaiolo e Salgados com Massas Especiais, realizada pelo governo do Acre, em alusão ao Dia do Servidor, que é comemorado em 28 de outubro. O treinamento se deu na terça, 28, na Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), na Cidade do Povo, em Rio Branco.

Entre servidores públicos do Estado, alunos da escola e moradores da capital, 61 pessoas foram capacitadas na oficina, ministrada pelos profissionais da unidade do Ieptec, sendo uma turma no período da manhã e outra, à tarde.

Participantes aprenderam técnicas de preparo de massas especiais, pizzas e salgados, com massas à base de macaxeira, batata e cenoura. Foto: Ascom/Ieptec

Moradores do bairro Castelo Branco, Jonas Ferreira e Jailene Soares ainda não conheciam a Escola de Gastronomia. O casal aproveitou bem a oficina: “É uma oportunidade muito boa. Estou surpreso com a estrutura da escola, que é grande e acolhedora”, disse Jonas.

“Está sendo incrível usar produtos locais, como a macaxeira, a batata e a cenoura, e aprender novas técnicas de fazer pizzas saborosas, sem falar na estrutura da escola, os professores de excelência. E tem todos os equipamentos que precisamos”, completou Jailene.

“A escola fica na entrada do bairro, com acesso fácil e asfaltado. Quero muito voltar e fazer outros cursos aqui”, disse Jailene, na foto, com seu marido, Jonas. Foto: Ascom/Ieptec

Com vasta experiência gastronômica e atuando professora na escola, Daniele Bonfanti conduziu a oficina: “Apesar de ministrar diversos cursos aqui, essa é uma experiência nova para mim. Nunca tinha imaginado que um dia estaria dando uma oficina também para chefes de cozinha que foram, de fato, acadêmicos na área da gastronomia, e isso para mim é muito gratificante!”, salientou.

Chefs de cozinha e professores da escola também participaram da oficina, como alunos. Na foto, a professora Daniele exibe as pizzas produzidas pelos participantes. Foto: Ascom/Ieptec

Para auxiliar na oficina, Daniele contou com duas alunas que estão fazendo o curso de salgadeiro na escola, no período da noite: “É muito bom poder trazer alunos para auxiliar; é uma experiência muito boa, mostra que eles têm capacidade e que não precisam ter medo de não conseguir”, arrematou a professora.

Ana Cristiane Costa foi uma das ajudantes na oficina: “Estou achando ótimo. Nunca tive essa experiência e para mim é maravilhosa. Pretendo fazer todos os cursos que aparecerem aqui; vai ser muito bom para o meu currículo”, afirmou.

Ana Cristiane (à esquerda) também frisou que, com o aprendizado adquirido na escola, pretende empreender na gastronomia. Foto: Ascom/Ieptec

Ana Paula Aragão é servidora na escola e aproveitou a oportunidade: “Acho um grande aprendizado. Pretendo colocar em prática o que aprendi hoje e cozinhar para minha família”.

Em 2025, o Ieptec capacitou 241 pessoas em nove oficinas executadas pela Escola de Gastronomia e, segundo a coordenadora do centro da Rede Ieptec, Marineide Diógenes, as ações não param: “Além dos cursos técnicos e eventos que realizamos em 2025, a escola ministrou praticamente uma oficina por mês. Para encerrar o ano com ‘chave de ouro’, ainda teremos nossa tradicional oficina de panetone. Aguardem”.

Todos os participantes da oficina de pizzaiolo foram certificados ao término do treinamento. Foto: Ascom/Ieptec

O presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, ressaltou das oportunidades que o governo do Acre oferece por meio do Ieptec e seus centros: “As oficinas ministradas na Escola de Gastronomia não são apenas pensadas para o público estudantil daqui ou para os moradores da Cidade do Povo, mas para toda a população de Rio Branco”.

O gestor aproveitou para parabenizar os homenageados da data comemorativa: “Parabéns, servidores públicos do Acre. O Ieptec também está sempre de portas abertas para todos vocês”.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Aulas da rede estadual de ensino começam dia 23, mas alunos protagonistas já estão em atividade em escolas integrais
Propaganda

ACRE

Ambulatório Materno-Infantil retoma atendimentos na Policlínica do Tucumã após revitalização da unidade

Publicados

em

Por

Os atendimentos do Ambulatório Materno Infantil foram retomados nesta segunda-feira, 22, na Policlínica do Tucumã, em Rio Branco. Após um período de funcionamento na Maternidade Marieta Messias Cameli, os serviços voltam a ser ofertados em um espaço revitalizado e preparado para proporcionar mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos usuários.

Pacientes no momento do atendimento no Ambulatório Materno Infantil. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A unidade passou por melhorias estruturais para garantir um ambiente mais acolhedor e adequado às necessidades dos pacientes e profissionais de saúde. O ambulatório é referência em todo o Acre para o acompanhamento de crianças e gestantes de alto risco, além de oferecer atendimento por meio do Ambulatório Transsexualizador.

Gerente-geral da Policlínica do Tucumã, Luciana Carvalho. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

De acordo com a gerente-geral da Policlínica do Tucumã, Luciana Carvalho, o retorno dos serviços faz parte do compromisso do governo estadual em fortalecer a assistência especializada e oferecer melhores condições de atendimento à população.

“A unidade foi revitalizada e preparada para melhor acolher os pacientes. Essa era uma das preocupações da governadora Mailza Assis: oferecer uma estrutura adequada equalificar cada vez mais o atendimento prestado aos usuários do SUS”, destacou.

Médica ultrassonografista Maria Júlia Nunes. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A médica ultrassonografista Maria Júlia Nunes ressaltou que a mudança contribuirá para ampliar a qualidade da assistência prestada à população.

“Estamos muito felizes em retornar para uma unidade revitalizada, planejada para proporcionar mais acolhimento , conforto e comodidade aos usuários. Esse novo espaço contribui diretamente para a oferta de um atendimento mais eficiente, humanizado e seguro à população que busca os serviços materno-infantis”, afirmou.

Paciente Katia Abelo Souza, enfatiza o bom atendimento da unidade. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Quem já passou pela unidade também aprovou as melhorias. A paciente Katia Abelo Souza elogiou o acolhimento recebido durante o atendimento.

“Eu gostei muito do atendimento, fui bem acolhida e recepcionada”, relatou.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Aulas da rede estadual de ensino começam dia 23, mas alunos protagonistas já estão em atividade em escolas integrais
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA