ACRE
Em comemoração ao Dia do Servidor, Escola de Gastronomia capacita 61 pessoas em oficina de pizzaiolo
ACRE
Um verdadeiro sucesso. Assim foi a Oficina de Pizzaiolo e Salgados com Massas Especiais, realizada pelo governo do Acre, em alusão ao Dia do Servidor, que é comemorado em 28 de outubro. O treinamento se deu na terça, 28, na Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), na Cidade do Povo, em Rio Branco.
Entre servidores públicos do Estado, alunos da escola e moradores da capital, 61 pessoas foram capacitadas na oficina, ministrada pelos profissionais da unidade do Ieptec, sendo uma turma no período da manhã e outra, à tarde.
Participantes aprenderam técnicas de preparo de massas especiais, pizzas e salgados, com massas à base de macaxeira, batata e cenoura. Foto: Ascom/IeptecMoradores do bairro Castelo Branco, Jonas Ferreira e Jailene Soares ainda não conheciam a Escola de Gastronomia. O casal aproveitou bem a oficina: “É uma oportunidade muito boa. Estou surpreso com a estrutura da escola, que é grande e acolhedora”, disse Jonas.
“Está sendo incrível usar produtos locais, como a macaxeira, a batata e a cenoura, e aprender novas técnicas de fazer pizzas saborosas, sem falar na estrutura da escola, os professores de excelência. E tem todos os equipamentos que precisamos”, completou Jailene.
“A escola fica na entrada do bairro, com acesso fácil e asfaltado. Quero muito voltar e fazer outros cursos aqui”, disse Jailene, na foto, com seu marido, Jonas. Foto: Ascom/IeptecCom vasta experiência gastronômica e atuando professora na escola, Daniele Bonfanti conduziu a oficina: “Apesar de ministrar diversos cursos aqui, essa é uma experiência nova para mim. Nunca tinha imaginado que um dia estaria dando uma oficina também para chefes de cozinha que foram, de fato, acadêmicos na área da gastronomia, e isso para mim é muito gratificante!”, salientou.
Chefs de cozinha e professores da escola também participaram da oficina, como alunos. Na foto, a professora Daniele exibe as pizzas produzidas pelos participantes. Foto: Ascom/IeptecPara auxiliar na oficina, Daniele contou com duas alunas que estão fazendo o curso de salgadeiro na escola, no período da noite: “É muito bom poder trazer alunos para auxiliar; é uma experiência muito boa, mostra que eles têm capacidade e que não precisam ter medo de não conseguir”, arrematou a professora.
Ana Cristiane Costa foi uma das ajudantes na oficina: “Estou achando ótimo. Nunca tive essa experiência e para mim é maravilhosa. Pretendo fazer todos os cursos que aparecerem aqui; vai ser muito bom para o meu currículo”, afirmou.
Ana Cristiane (à esquerda) também frisou que, com o aprendizado adquirido na escola, pretende empreender na gastronomia. Foto: Ascom/IeptecAna Paula Aragão é servidora na escola e aproveitou a oportunidade: “Acho um grande aprendizado. Pretendo colocar em prática o que aprendi hoje e cozinhar para minha família”.
Em 2025, o Ieptec capacitou 241 pessoas em nove oficinas executadas pela Escola de Gastronomia e, segundo a coordenadora do centro da Rede Ieptec, Marineide Diógenes, as ações não param: “Além dos cursos técnicos e eventos que realizamos em 2025, a escola ministrou praticamente uma oficina por mês. Para encerrar o ano com ‘chave de ouro’, ainda teremos nossa tradicional oficina de panetone. Aguardem”.
Todos os participantes da oficina de pizzaiolo foram certificados ao término do treinamento. Foto: Ascom/IeptecO presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, ressaltou das oportunidades que o governo do Acre oferece por meio do Ieptec e seus centros: “As oficinas ministradas na Escola de Gastronomia não são apenas pensadas para o público estudantil daqui ou para os moradores da Cidade do Povo, mas para toda a população de Rio Branco”.
O gestor aproveitou para parabenizar os homenageados da data comemorativa: “Parabéns, servidores públicos do Acre. O Ieptec também está sempre de portas abertas para todos vocês”.
Fonte: Governo AC
ACRE
Ambulatório Materno-Infantil retoma atendimentos na Policlínica do Tucumã após revitalização da unidade
Os atendimentos do Ambulatório Materno Infantil foram retomados nesta segunda-feira, 22, na Policlínica do Tucumã, em Rio Branco. Após um período de funcionamento na Maternidade Marieta Messias Cameli, os serviços voltam a ser ofertados em um espaço revitalizado e preparado para proporcionar mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos usuários.
Pacientes no momento do atendimento no Ambulatório Materno Infantil. Foto: Tiago Araújo/SesacreA unidade passou por melhorias estruturais para garantir um ambiente mais acolhedor e adequado às necessidades dos pacientes e profissionais de saúde. O ambulatório é referência em todo o Acre para o acompanhamento de crianças e gestantes de alto risco, além de oferecer atendimento por meio do Ambulatório Transsexualizador.
Gerente-geral da Policlínica do Tucumã, Luciana Carvalho. Foto: Tiago Araújo/SesacreDe acordo com a gerente-geral da Policlínica do Tucumã, Luciana Carvalho, o retorno dos serviços faz parte do compromisso do governo estadual em fortalecer a assistência especializada e oferecer melhores condições de atendimento à população.
“A unidade foi revitalizada e preparada para melhor acolher os pacientes. Essa era uma das preocupações da governadora Mailza Assis: oferecer uma estrutura adequada equalificar cada vez mais o atendimento prestado aos usuários do SUS”, destacou.
Médica ultrassonografista Maria Júlia Nunes. Foto: Tiago Araújo/SesacreA médica ultrassonografista Maria Júlia Nunes ressaltou que a mudança contribuirá para ampliar a qualidade da assistência prestada à população.
“Estamos muito felizes em retornar para uma unidade revitalizada, planejada para proporcionar mais acolhimento , conforto e comodidade aos usuários. Esse novo espaço contribui diretamente para a oferta de um atendimento mais eficiente, humanizado e seguro à população que busca os serviços materno-infantis”, afirmou.
Paciente Katia Abelo Souza, enfatiza o bom atendimento da unidade. Foto: Tiago Araújo/SesacreQuem já passou pela unidade também aprovou as melhorias. A paciente Katia Abelo Souza elogiou o acolhimento recebido durante o atendimento.
“Eu gostei muito do atendimento, fui bem acolhida e recepcionada”, relatou.
Fonte: Governo AC
-
SEM CATEGORIA6 dias atrásJunho Violeta reforça a importância do combate à violência contra a pessoa idosa em Rio Branco
-
ESPORTES7 dias atrásIrã e Nova Zelândia fazem jogo movimentado e empatam por 2 a 2
-
ESPORTES6 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
SEM CATEGORIA6 dias atrásPrefeitura de Rio Branco leva Saúde Rural à Vila Custódio Freire e realiza mais de 4 mil procedimento
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásAgro responde por 38,5% das exportações e gera quase R$ 42 bilhões
-
SEM CATEGORIA6 dias atrásPrefeitura acompanha demandas da comunidade e avalia melhorias no Ramal da Água, na região do Quixadá
-
SEM CATEGORIA6 dias atrásPrefeito de Rio Branco prestigia celebração histórica pelos 64 anos de emancipação política do Acre
-
ESPORTES7 dias atrásUruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido

