ACRE
Iapen realiza manutenção em sistema elétrico de estabelecimento penal de Senador Guiomard
ACRE
Com o objetivo de garantir o melhor funcionamento dos presídios no estado, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio do Departamento de Infraestrutura, realiza diversas obras e manutenções nas penitenciárias do Acre. Entre elas está uma obra de reparo e manutenção do sistema elétrico da Divisão de Estabelecimento Penal de Senador Guiomard.
Iapen realiza obra de reparo e manutenção em parte elétrica da Divisão de Estabelecimento Penal de Senador Guiomard. Foto: cedidaOs reparos vão garantir o perfeito funcionamento do sistema elétrico e do duplo gerador, em casos de quedas de energia. A obra foi executada no mês de julho, em um período de 30 dias, onde foram investidos R$ 45 mil.
O chefe da Divisão de Manutenção e Infraestrutura do Iapen, Thiago Tadeu da Silva, explica que no local existia uma inconsistência no fornecimento de energia, criando a necessidade da obra: “Chegou para gente uma instabilidade na carga elétrica que gerava inconstância na rede, sendo necessário um segundo plano, que é o nosso gerador. Só que o gerador também estava necessitando de uma manutenção mais específica, fora as preventivas. E foi o que foi feito, tanto na rede elétrica, como nesse segundo plano, que é o nosso gerador de energia”.
Obras no sistema elétrico de presídio de Senador Guiomard garantem bom funcionamento da unidade prisional. Foto: cedidaSegundo o chefe da Divisão de Estabelecimento Penal de Senador Guiomard, os reparos vão assegurar a execução das atividades no presídio: “Com a normalização do fornecimento de energia, a unidade passa a operar de maneira mais eficiente, evitando interrupções que poderiam prejudicar as atividades diárias e os processos de ressocialização. Além disso, a confiabilidade do sistema reduz custos operacionais e aumenta a segurança geral da unidade”.
Além dessa obra, outras seguem em andamento, como a construção de uma academia para os policiais penais em Sena Madureira e a construção do novo estande de tiro no Complexo Penitenciário de Rio Branco.
Fonte: Governo AC
ACRE
Qualificação de profissionais de saúde fortalece assistência a pacientes diabéticos em todo o Acre
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou nesta terça-feira, 23, a conclusão da primeira turma do curso Qualificação no Manejo de Lesões nos Pés de Pessoas com Diabetes. O encontro foi realizado no bloco de Medicina da Ufac, em Rio Branco, e marcou o encerramento presencial de uma capacitação híbrida voltada aos profissionais da rede de atenção à saúde.
O treinamento foi organizado em três turmas, com oferta de 150 vagas para profissionais de saúde de todo o estado. Ao todo, 140 participantes estão concluindo a formação.
Francinete Barros é diretora de Atenção Especializada e Unidades Vinculadas da Sesacre. Foto: Rayssa Ingrid/SesacreA diretora de Atenção Especializada e Unidades Vinculadas da Sesacre, Francinete Barros, ressaltou: “A Ufac é uma grande parceira na formação e capacitação, levando conhecimento e entendimento de cada especialidade. Nesse evento de suma importância, é fundamental que os profissionais consigam qualificar ainda mais os serviços oferecidos à população, principalmente nos municípios mais distantes”.
“A intenção é reduzir complicações graves, como as amputações”, diz coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Liliane Maia. Foto: Rayssa Ingrid/SesacreSegundo a coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Sesacre, Liliane Maia, no Acre há “um número expressivo de diabéticos cadastrados, cerca de 16 mil pessoas. A intenção é que os profissionais estejam preparados para manejar adequadamente as lesões, reduzindo complicações graves, como as amputações”.

A enfermeira e professora do curso de graduação de Enfermagem da Ufac, Ionar Cosson, enfatizou que a prevenção é um dos principais focos da capacitação. “O aumento no número de amputações nos preocupa e reforça a necessidade de fortalecer a prevenção na atenção primária. Estamos capacitando os profissionais tanto para a prevenção quanto para o tratamento das lesões já instaladas”, destacou.

A coordenadora da Atenção Básica de Santa Rosa do Purus, Leila Monteiro, destacou a importância da capacitação para os municípios do interior: “Viemos buscar mais conhecimento, para multiplicar para os demais profissionais do nosso município. É muito bom adquirir novos conhecimentos e poder tratar melhor a população”.
Fonte: Governo AC
-
SEM CATEGORIA7 dias atrásPrefeitura acompanha demandas da comunidade e avalia melhorias no Ramal da Água, na região do Quixadá
-
ESPORTES7 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
SEM CATEGORIA7 dias atrásPrefeito de Rio Branco prestigia celebração histórica pelos 64 anos de emancipação política do Acre
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásExportações de carne de frango avançam, enquanto suínos perdem força
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
FAMOSOS6 dias atrásAtriz Rosamaria Murtinho, impressiona ao mostrar treino na academia aos 93 anos
-
FAMOSOS6 dias atrásHulk curte momento de relaxamento com a esposa em sauna, em casa: ‘Com meu amor’

