ACRE
Qualificação de profissionais de saúde fortalece assistência a pacientes diabéticos em todo o Acre
ACRE
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou nesta terça-feira, 23, a conclusão da primeira turma do curso Qualificação no Manejo de Lesões nos Pés de Pessoas com Diabetes. O encontro foi realizado no bloco de Medicina da Ufac, em Rio Branco, e marcou o encerramento presencial de uma capacitação híbrida voltada aos profissionais da rede de atenção à saúde.
O treinamento foi organizado em três turmas, com oferta de 150 vagas para profissionais de saúde de todo o estado. Ao todo, 140 participantes estão concluindo a formação.
Francinete Barros é diretora de Atenção Especializada e Unidades Vinculadas da Sesacre. Foto: Rayssa Ingrid/SesacreA diretora de Atenção Especializada e Unidades Vinculadas da Sesacre, Francinete Barros, ressaltou: “A Ufac é uma grande parceira na formação e capacitação, levando conhecimento e entendimento de cada especialidade. Nesse evento de suma importância, é fundamental que os profissionais consigam qualificar ainda mais os serviços oferecidos à população, principalmente nos municípios mais distantes”.
“A intenção é reduzir complicações graves, como as amputações”, diz coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Liliane Maia. Foto: Rayssa Ingrid/SesacreSegundo a coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Sesacre, Liliane Maia, no Acre há “um número expressivo de diabéticos cadastrados, cerca de 16 mil pessoas. A intenção é que os profissionais estejam preparados para manejar adequadamente as lesões, reduzindo complicações graves, como as amputações”.

A enfermeira e professora do curso de graduação de Enfermagem da Ufac, Ionar Cosson, enfatizou que a prevenção é um dos principais focos da capacitação. “O aumento no número de amputações nos preocupa e reforça a necessidade de fortalecer a prevenção na atenção primária. Estamos capacitando os profissionais tanto para a prevenção quanto para o tratamento das lesões já instaladas”, destacou.

A coordenadora da Atenção Básica de Santa Rosa do Purus, Leila Monteiro, destacou a importância da capacitação para os municípios do interior: “Viemos buscar mais conhecimento, para multiplicar para os demais profissionais do nosso município. É muito bom adquirir novos conhecimentos e poder tratar melhor a população”.
Fonte: Governo AC
ACRE
Fotojornalista acreano expõe Mostra Fotográfica Aurora Nubilosa no Salão Nobre do Tribunal de Contas
O fotojornalista acreano Diego Gurgel expôs na manhã desta terça-feira, 22, no Salão Nobre do Tribunal de Contas do Estado do Acre, a Mostra Fotográfica Aurora Nubilosa. Os registros detalham, sob um olhar sensível e técnico, um fenômeno natural que ocorre na Amazônia.
Mostra leva nome dado pelo fotojornalista. Foto: Clemerson Ribeiro/SecomA exposição contou com a presença da presidente da casa, Dulcinéia Benício, fotógrafos e comunicadores do Estado, além de amigos e familiares do fotojornalista. O objetivo de Diego era compartilhar os registros fotográficos feitos do fenômeno em algumas das suas expedições fotográficas.
Segundo Gurgel, o projeto se desenvolveu, quando saiu a convite dos pesquisadores Alceu Ranzi e Denise Schaan para registrar os geoglifos presentes na Amazônia. O fotógrafo conta que, em momento posterior, estava analisando o material e percebeu a beleza que o acervo possuía.
Segundo Gurgel, o projeto se desenvolveu, quando saiu a convite dos pesquisadores Alceu Ranzi e Denise Schaan para registrar os geoglifos presentes na Amazônia. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom“Eu estava olhando os arquivos e percebi no meio do acervo esse material incrível. Essas fotos são maravilhosas, porque exigem não só a técnica do fotógrafo, mas outros fatores como o tempo, já que esse fenômeno acontece em um período do dia”, explicou.
Diego contou que os registros começaram a ser feitos desde 2009, e que a ideia inicial era apenas fazer as fotografias dos geoglifos. O fotojornalista disse que durante os voos observou a paisagem e decidiu fazer os registros. “Fiz essas fotos nas primeiras horas do amanhecer, enquanto sobrevoávamos o local”, relembra.
Apesar de todas as fotografias carregarem as marcas do olhar sensível do profissional, Diego contou qual delas é a sua preferida: “É um quadro que está bem preenchido com a floresta, onde os raios solares fazem uma silhueta das copas das árvores. Nelas dá para ver o sol tocando as folhas, passando pelas árvores e rabiscando a paisagem. É uma foto muito interessante”.
Diego começou produzir os registros da Mostra desde 2009. Foto: Clemerson Ribeiro/SecomA presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Dulcinéia Benício, comentou sobre a exposição e destacou a importância do trabalho realizado pelo fotógrafo no Acre. O Diego é um presente não apenas para o nosso estado, mas para o Brasil e o mundo. Nesse trabalho ele conseguiu trazer uma visão diferenciada e sensível da Amazônia e, em especial da aurora nubilosa”, salientou.
Para Dulcinéia é muito gratificante ver trabalhos como o de Gurgel sendo expostos no Tribunal. “É um trabalho magnífico, e veio num momento oportuno. Nesse dia também debateremos os problemas climáticos que afetam a região amazônica”, pontuou.
Fotógrafo Diego Gurgel acompanha a presidente do Tribunal de Contas durante exposição da mostra fotográfica. Foto: Clemerson Ribeiro/SecomTácila Matos é estudante de comunicação e esteve presente na Mostra. Segundo ela, as fotografias oferecem para os visitantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Amazônia e os seus fenômenos por meio da fotografia.
Tácila Matos também estuda fotografia. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom“É um trabalho muito interessante porque ele registra um momento muito específico, um dos mais bonitos do dia. O registro passa a passa a sensação de um momento de respiração da natureza. É incrível como a fotografia nos aproxima de paisagens como essa”, salientou.
Juliane Ferreira, esposa de Diego Gurgel, celebrou a exposição fotográfica. “Eu fico extremamente orgulhosa, porque eu sei o quanto o Diego se dedica ao trabalho. A fotografia é mais do que um trabalho, é uma paixão para ele”, explicou.
Juliane comentou sobre a paixão do fotojornalista pela fotografia. Foto: Clemerson Ribeiro/SecomA mostra visual seguirá para outros lugares. Para aqueles que desejarem ver ou até mesmo adquirir alguns dos registros fotográficos, basta entrar em contato com o fotógrafo por meio das redes sociais.
Fonte: Governo AC
-
SEM CATEGORIA7 dias atrásPrefeitura acompanha demandas da comunidade e avalia melhorias no Ramal da Água, na região do Quixadá
-
ESPORTES7 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
SEM CATEGORIA7 dias atrásPrefeito de Rio Branco prestigia celebração histórica pelos 64 anos de emancipação política do Acre
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásExportações de carne de frango avançam, enquanto suínos perdem força
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
FAMOSOS6 dias atrásHulk curte momento de relaxamento com a esposa em sauna, em casa: ‘Com meu amor’
-
FAMOSOS6 dias atrásAtriz Rosamaria Murtinho, impressiona ao mostrar treino na academia aos 93 anos

