ACRE
OCA Móvel leva mais de 100 serviços à população do Bujari nesta quarta-feira
ACRE
O governo do Acre, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA), realizará nesta quarta-feira, 13, uma ação de atendimentos à população do Bujari, oferecendo mais de cem tipos de serviço. A unidade estará posicionada em frente à Prefeitura Municipal, das 8h às 14h, oferecendo facilidades que vão desde a emissão de documentos essenciais até orientações sobre benefícios sociais.

Entre os principais atendimentos disponíveis, estarão emissão da carteira de identidade (RG), Carteira de Trabalho Digital, criação e recuperação de acesso à conta gov.br e serviços relacionados ao CPF, entre outros. O objetivo é garantir que os cidadãos tenham acesso rápido e prático a serviços que, normalmente, exigem deslocamento para outros municípios.
A coordenadora da unidade móvel, Érica Santos, destacou a importância de aproximar os serviços públicos das comunidades: “Queremos facilitar o dia a dia das pessoas, trazendo até a porta delas serviços que, muitas vezes, exigiriam tempo e dinheiro para ser obtidos em outro local”.

O secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia, também ressaltou o compromisso da instituição em promover o acesso igualitário. “A OCA Móvel nasceu com o objetivo de democratizar o acesso aos serviços públicos, levando qualidade, acolhimento e eficiência a quem mais precisa. Ir até o Bujari é reafirmar nosso compromisso com a inclusão e a garantia desses direitos”, disse.
A ação faz parte de um calendário de atendimentos itinerantes que a OCA Móvel tem realizado em diversas regiões do Acre, levando cidadania e praticidade a milhares de pessoas. No Bujari, a expectativa é atender um grande número de moradores, ampliando o acesso a serviços que fazem diferença na vida da população.
Fonte: Governo AC
ACRE
Qualificação de profissionais de saúde fortalece assistência a pacientes diabéticos em todo o Acre
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou nesta terça-feira, 23, a conclusão da primeira turma do curso Qualificação no Manejo de Lesões nos Pés de Pessoas com Diabetes. O encontro foi realizado no bloco de Medicina da Ufac, em Rio Branco, e marcou o encerramento presencial de uma capacitação híbrida voltada aos profissionais da rede de atenção à saúde.
O treinamento foi organizado em três turmas, com oferta de 150 vagas para profissionais de saúde de todo o estado. Ao todo, 140 participantes estão concluindo a formação.
Francinete Barros é diretora de Atenção Especializada e Unidades Vinculadas da Sesacre. Foto: Rayssa Ingrid/SesacreA diretora de Atenção Especializada e Unidades Vinculadas da Sesacre, Francinete Barros, ressaltou: “A Ufac é uma grande parceira na formação e capacitação, levando conhecimento e entendimento de cada especialidade. Nesse evento de suma importância, é fundamental que os profissionais consigam qualificar ainda mais os serviços oferecidos à população, principalmente nos municípios mais distantes”.
“A intenção é reduzir complicações graves, como as amputações”, diz coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Liliane Maia. Foto: Rayssa Ingrid/SesacreSegundo a coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Sesacre, Liliane Maia, no Acre há “um número expressivo de diabéticos cadastrados, cerca de 16 mil pessoas. A intenção é que os profissionais estejam preparados para manejar adequadamente as lesões, reduzindo complicações graves, como as amputações”.

A enfermeira e professora do curso de graduação de Enfermagem da Ufac, Ionar Cosson, enfatizou que a prevenção é um dos principais focos da capacitação. “O aumento no número de amputações nos preocupa e reforça a necessidade de fortalecer a prevenção na atenção primária. Estamos capacitando os profissionais tanto para a prevenção quanto para o tratamento das lesões já instaladas”, destacou.

A coordenadora da Atenção Básica de Santa Rosa do Purus, Leila Monteiro, destacou a importância da capacitação para os municípios do interior: “Viemos buscar mais conhecimento, para multiplicar para os demais profissionais do nosso município. É muito bom adquirir novos conhecimentos e poder tratar melhor a população”.
Fonte: Governo AC
-
SEM CATEGORIA7 dias atrásPrefeitura acompanha demandas da comunidade e avalia melhorias no Ramal da Água, na região do Quixadá
-
ESPORTES7 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
SEM CATEGORIA7 dias atrásPrefeito de Rio Branco prestigia celebração histórica pelos 64 anos de emancipação política do Acre
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásExportações de carne de frango avançam, enquanto suínos perdem força
-
FAMOSOS6 dias atrásHulk curte momento de relaxamento com a esposa em sauna, em casa: ‘Com meu amor’
-
FAMOSOS6 dias atrásAtriz Rosamaria Murtinho, impressiona ao mostrar treino na academia aos 93 anos

