ACRE
Saúde do Acre promove atualização sobre protocolos de atendimento para hipertensão e diabetes
ACRE
Com foco na prevenção e no tratamento das complicações respiratórias e cardiovasculares, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realiza nesta terça e quarta-feira, 26 e 27, na Escola Técnica Maria Moreira da Rocha, em Rio Branco, a Oficina de Manejo Clínico da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM).
A programação conta com palestras de especialistas renomados, como a cirurgiã vascular Ângela Magalhães, o endocrinologista Rudney Marçal, a nefrologista Ianna Lima Simão, o cardiologista Odilson Silvestre e a enfermeira especialista em terapia intensiva Mônica Silvino Maia Nascimento.
“Estamos reunindo médicos e enfermeiros dos 22 municípios do estado. Queremos reduzir o impacto dessas doenças, que muitas vezes levam os pacientes à hemodiálise, ao cateterismo, ao infarto e, no caso do diabetes, até à amputação. Ao orientar nossos profissionais sobre como manejar clinicamente esses casos na atenção primária, evitamos que os pacientes evoluam para complicações graves”, explica a secretária adjunta de Saúde, Ana Cristina Moraes.
Mesa de abertura com representantes da saúde do Acre. Foto: Tiago Araújo/SesacreO objetivo é atualizar profissionais de saúde do Acre sobre condutas clínicas baseadas em evidências, fortalecendo a rede de atenção primária e especializada, além de discutir estratégias integradas para o cuidado de pacientes com doenças crônicas de alta prevalência.
“A oficina oferece ferramentas e atualizações nos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, para que nossos profissionais realizem um manejo adequado dos pacientes nas unidades básicas. Assim, conseguimos reduzir complicações dessas doenças tão prevalentes e melhorar significativamente nossos indicadores de saúde no Acre”, afirma a chefe do núcleo de prevenção de doenças crônicas da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), Vanessa Wismann.
A qualificação integra o calendário de capacitações contínuas para aprimorar o atendimento e reduzir os impactos da hipertensão e do diabetes, que figuram entre as principais causas de complicações graves e internações hospitalares no estado.

“Saúde é trabalho em rede. Precisamos qualificar nossos profissionais da atenção básica e fortalecer o fluxo de assistência para evitar que muitos casos cheguem à alta complexidade. É na atenção básica que conseguimos manejar o paciente e impedir que as doenças se agravem. Por isso apoiamos ações como esta: seguimos na retaguarda, prontos para receber os casos mais complexos, mas sempre com a consciência de que devemos olhar para a saúde das pessoas, e não apenas para a doença”, destaca a presidente da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo, Sóron Steiner.
Para a médica Kelly Bestene que atua em uma Unidade Básica de Saúde de Rio Branco, capacitações como esta são essenciais para melhorar o atendimento prestado aos pacientes. “Sou médica da Atenção Primária e considero fundamental participar de capacitações como esta, porque nós, médicos da ponta, lidamos diariamente com casos de hipertensão e diabetes, que são o carro-chefe do nosso trabalho. Quanto mais conhecimento adquirimos, mais preparados estamos para ajudar nossos pacientes, fortalecendo tanto a prática quanto a teoria que orienta nosso atendimento”, finaliza.
Fonte: Governo AC
ACRE
Realizado pelo governo do Acre, evento sobre igualdade de gênero e liderança feminina com a ministra Cármen Lúcia e a coronel Marta Renata reúne centenas de pessoas
Centenas de pessoas participaram, nesta quinta-feira, 25, do evento “Vamos falar de igualdade de gênero e liderança feminina”, realizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), como parte do programa Desperte a Liderança que Existe em Você.
A programação foi marcada por palestras emocionantes e inspiradoras que tocaram o público presente. A primeira com a comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata, seguida da palestra proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Sediado no auditório da OAB-Acre, o encontro reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições em um momento de reflexão, aprendizado e inspiração sobre os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira.
Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário de Governo, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre e a importância de ampliar os espaços de participação feminina.
“O Acre vive um momento histórico. Pela segunda vez em 64 anos de autonomia política, temos uma mulher à frente do governo do Estado. Esse contexto nos convida a fortalecer cada vez mais a liderança feminina e a ampliar a participação das mulheres nos espaços de decisão”, afirmou.

O secretário também ressaltou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das lideranças femininas e enalteceu a governadora Mailza Assis, que não pôde estar presente por cumprir agenda internacional durante a Semana do Meio Ambiente, em Londres.
Entre as autoridades estavam a ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro; a deputada federal Antônia Lúcia; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC), Geovana Castelo Branco; representantes da OAB Acre, do Ministério Público do Acre (MPAC) e do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, além de estudantes e professores dos cursos de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Faculdade Anhanguera e da Estácio Unimeta.

Também participaram do evento a secretária de Estado da Mulher, Simone Santiago; a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; a presidente do Procon-Acre, Alana Albuquerque, entre outros servidores de órgãos e instituições e o público interessado na temática.
Em sua palestra, a coronel Martha Renata compartilhou os desafios enfrentados para se tornar a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre e refletiu sobre as barreiras culturais que ainda limitam a ascensão feminina aos espaços de poder.
“Ser a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Sei que minha trajetória abre caminhos para que outras mulheres possam sonhar e ocupar espaços que durante muito tempo lhes foram negados”, destacou.

Ao abordar as desigualdades de gênero, a comandante-geral chamou atenção para a forma como a autoridade feminina ainda é percebida pela sociedade. “Muitas vezes, a sociedade legitima a autoridade da mulher apenas quando ela está restrita ao ambiente doméstico e familiar. Quando ela ocupa espaços de poder e decisão, ainda enfrenta resistência e preconceito”.
A coronel também destacou a necessidade de reconhecer a contribuição das mulheres em todos os setores. “As atividades desempenhadas pelas mulheres não são invisíveis. Elas são invisibilizadas. Existe uma diferença importante entre não existir e não ser reconhecida”.

Em sua palestra, a ministra Cármen Lúcia abordou a trajetória das mulheres na conquista de direitos e espaços de liderança. Segundo ela, embora a Constituição Federal estabeleça a igualdade entre homens e mulheres, essa ainda não é uma realidade plena no Brasil. “A luta por espaços de liderança continua porque a igualdade ainda não aconteceu. É um processo lento, que exige persistência e compromisso permanente.”
A ministra destacou ainda que a defesa dos direitos das mulheres não é uma pauta concluída, mas uma construção contínua da sociedade. “A luta por direitos é uma conquista permanente.”
Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Em um dos momentos mais emocionantes da palestra, declarou: “Os homens podem parar de nos matar, porque nós decidimos que não vamos morrer.”

A ministra também refletiu sobre as diversas formas de discriminação ainda presentes no cotidiano e sintetizou sua mensagem em uma frase que deu o tom do encontro: “O preconceito se passa pelo olhar”, disse.
Realizado por meio do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, o evento reafirmou o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da liderança feminina, a promoção da igualdade de gênero e a ampliação dos espaços de participação das mulheres na sociedade.
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásSoja sobe em Chicago com suporte do farelo, mas mercado segue atento ao clima nos EUA e à demanda por exportação
-
POLÍTICA2 dias atrásJarude cobra prioridade para os Bombeiros e diz que governo está mais preocupado com eleição do que com os problemas do Acre
-
POLÍTICA2 dias atrásEdvaldo Magalhães defende convocação integral dos aprovados do Corpo de Bombeiros e critica excesso de burocracia
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásAmérica Latina e Caribe registram superávit de US$ 21 bilhões no comércio de produtos aquícolas em 2024, aponta FAO
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásII Seminário Apícola do Vale do Aço 2026 fortalece cadeia produtiva do mel em Minas Gerais
-
ACRE2 dias atrásEducação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásBalneário do SESC em Bonito (MS) vai a leilão com pagamento facilitado em até seis vezes
-
MP AC2 dias atrásBujari: MPAC recebe visita institucional de representantes da Câmara Municipal


Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom