RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Secretaria de Educação amplia atendimentos de saúde bucal em Cruzeiro do Sul e beneficia mais de 4 mil alunos em 2025

Publicados

ACRE

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Representação em Cruzeiro do Sul, realizou na última sexta-feira, 20, uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE) na Escola Presbiteriana. A atividade integrou a mobilização pelo Dia Mundial da Saúde Bucal e pelos 22 anos do programa Brasil Sorridente no país.

A iniciativa reuniu estudantes em atividades educativas, com palestras, orientações sobre higiene bucal e entrega de kits, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Secretaria Municipal de Saúde. A ação também incluiu atendimentos preventivos, reforçando o trabalho desenvolvido ao longo do ano nas escolas da rede estadual.

Alunos da Escola Presbiteriana participam de atividade educativa sobre saúde bucal promovida pela SEE em Cruzeiro do Sul. Foto: Glédisson Albano/SEE

De acordo com o coordenador-geral da representação da SEE em Cruzeiro do Sul, Aderlan Gomes, o trabalho é contínuo e vai além de datas específicas. “Hoje é um dia de mobilização, mas essas ações acontecem durante todo o ano, com atendimento nas escolas da zona urbana e rural, inclusive com serviços odontológicos”, destacou.

A cirurgiã-dentista Priscila Valente, que atua no programa, ressaltou a importância da prevenção desde a infância. Segundo ela, o foco é estimular hábitos de higiene bucal e alimentação adequada para evitar doenças. “A principal mensagem é a prevenção. A gente trabalha com linguagem adaptada para crianças e adolescentes, com atividades educativas e recursos visuais”, explicou.

Profissionais de saúde e educação realizam palestra e distribuição de kits durante mobilização pelo Dia Mundial da Saúde Bucal. Foto: Glédisson Albano/SEE

O Programa Saúde na Escola mantém, em Cruzeiro do Sul, um consultório odontológico instalado na Escola Tancredo Neves, que atende estudantes de toda a rede estadual. Além dos atendimentos clínicos, como restaurações e extrações, as equipes realizam ações preventivas diretamente nas unidades de ensino.

Segundo o coordenador do PSE na região, Natan Maurício Gomes, os números demonstram o alcance da iniciativa. “Somando atendimentos em consultório e nas escolas, com palestras e procedimentos preventivos, alcançamos em média 4 mil alunos”, afirmou.

Os atendimentos já foram iniciados e seguem até o final do ano, com a meta de ampliar o número de escolas atendidas em Cruzeiro do Sul e demais municípios da região.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Deracre reforça ações de manutenção nas rodovias do Acre
Propaganda

ACRE

Realizado pelo governo do Acre, evento sobre igualdade de gênero e liderança feminina com a ministra Cármen Lúcia e a coronel Marta Renata reúne centenas de pessoas

Publicados

em

Por

Centenas de pessoas participaram, nesta quinta-feira, 25, do evento “Vamos falar de igualdade de gênero e liderança feminina”, realizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), como parte do programa Desperte a Liderança que Existe em Você.

A programação foi marcada por palestras emocionantes e inspiradoras que tocaram o público presente. A primeira com a comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata, seguida da palestra proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Primeira palestra foi ministrada pela comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Foto: Ingrid Kelly/Secom

Sediado no auditório da OAB-Acre, o encontro reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições em um momento de reflexão, aprendizado e inspiração sobre os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário de Governo, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre e a importância de ampliar os espaços de participação feminina.

“O Acre vive um momento histórico. Pela segunda vez em 64 anos de autonomia política, temos uma mulher à frente do governo do Estado. Esse contexto nos convida a fortalecer cada vez mais a liderança feminina e a ampliar a participação das mulheres nos espaços de decisão”, afirmou.

Ao lado da secretária da Mulher, Simone Santiago, e do adjunto da Segov, Reginaldo Ferreira, o secretário, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O secretário também ressaltou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das lideranças femininas e enalteceu a governadora Mailza Assis, que não pôde estar presente por cumprir agenda internacional durante a Semana do Meio Ambiente, em Londres.

Entre as autoridades estavam a ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro; a deputada federal Antônia Lúcia; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC), Geovana Castelo Branco; representantes da OAB Acre, do Ministério Público do Acre (MPAC) e do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, além de estudantes e professores dos cursos de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Faculdade Anhanguera e da Estácio Unimeta.

Leia Também:  Acre recebe gestores de ensino de São Paulo para conhecer modelo de prevenção à violência nas escolas
Com participação marcante, a ministra Cármem Lúcia interagiu com as autoridades e o público presente. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Também participaram do evento a secretária de Estado da Mulher, Simone Santiago; a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; a presidente do Procon-Acre, Alana Albuquerque, entre outros servidores de órgãos e instituições e o público interessado na temática.

Em sua palestra, a coronel Martha Renata compartilhou os desafios enfrentados para se tornar a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre e refletiu sobre as barreiras culturais que ainda limitam a ascensão feminina aos espaços de poder.

“Ser a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Sei que minha trajetória abre caminhos para que outras mulheres possam sonhar e ocupar espaços que durante muito tempo lhes foram negados”, destacou.

O encontro foi sediado no auditório da OAB-Acre e reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Ao abordar as desigualdades de gênero, a comandante-geral chamou atenção para a forma como a autoridade feminina ainda é percebida pela sociedade. “Muitas vezes, a sociedade legitima a autoridade da mulher apenas quando ela está restrita ao ambiente doméstico e familiar. Quando ela ocupa espaços de poder e decisão, ainda enfrenta resistência e preconceito”.

A coronel também destacou a necessidade de reconhecer a contribuição das mulheres em todos os setores. “As atividades desempenhadas pelas mulheres não são invisíveis. Elas são invisibilizadas. Existe uma diferença importante entre não existir e não ser reconhecida”.

Leia Também:  Governo inicia obras na rodoviária de Tarauacá
A ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro, estava entre os presentes. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Em sua palestra, a ministra Cármen Lúcia abordou a trajetória das mulheres na conquista de direitos e espaços de liderança. Segundo ela, embora a Constituição Federal estabeleça a igualdade entre homens e mulheres, essa ainda não é uma realidade plena no Brasil. “A luta por espaços de liderança continua porque a igualdade ainda não aconteceu. É um processo lento, que exige persistência e compromisso permanente.”

A ministra destacou ainda que a defesa dos direitos das mulheres não é uma pauta concluída, mas uma construção contínua da sociedade. “A luta por direitos é uma conquista permanente.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Em um dos momentos mais emocionantes da palestra, declarou: “Os homens podem parar de nos matar, porque nós decidimos que não vamos morrer.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A ministra também refletiu sobre as diversas formas de discriminação ainda presentes no cotidiano e sintetizou sua mensagem em uma frase que deu o tom do encontro: “O preconceito se passa pelo olhar”, disse.

Realizado por meio do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, o evento reafirmou o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da liderança feminina, a promoção da igualdade de gênero e a ampliação dos espaços de participação das mulheres na sociedade.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA