RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Semulher fortalece debate sobre políticas públicas no 19º Encontro Nacional do Fórum de Segurança Pública

Publicados

ACRE

Buscando fortalecer as políticas públicas voltadas ao público feminino, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), participa do 19º Encontro Nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que teve início na quarta-feira, 13, e se encerra nesta sexta-feira, 15, em Manaus (AM).

Semulher segue empenhada em fortalecer as políticas públicas voltadas ao público feminino. Foto: Franklin Lima/Semulher

O Encontro do FBSP é um espaço de reunião de diferentes segmentos que buscam soluções para a redução da violência e da insegurança, em especial aqueles voltados ao desenvolvimento de estratégias de prevenção e repressão qualificada, com foco na diminuição dos homicídios e de outros crimes violentos.

O evento também aborda o enfrentamento da violência contra as mulheres, o aprimoramento do sistema prisional, o enfraquecimento do crime organizado e a melhoria das condições de financiamento e gestão das políticas públicas de segurança.

Representando o Acre, a titular da Semulher, Márdhia El-Shawwa, participou da abertura do evento, realizada no Teatro Amazonas. Além disso, na quinta-feira, 14, esteve presente em painéis temáticos e assistiu a palestras, com o objetivo de ampliar seu conhecimento sobre o universo da violência e, a partir disso, aprimorar as políticas públicas voltadas às mulheres acreanas.

“Este espaço nos permite discutir, aprender e aprimorar estratégias para combater a violência de gênero, proteger nossas mulheres e garantir que as políticas públicas sejam cada vez mais eficientes e sensíveis às realidades locais”, afirma Márdhia.

Acre está sendo representado pela secretária Márdhia El-Shawwa. Foto: Franklin Lima/Semulher

Durante os três dias de evento, a secretária participou de quatro painéis (5, 26, 36 e 42), todos com temáticas voltadas ao público feminino. No 5º, o debate concentrou-se em como as empresas podem se tornar parceiras mais efetivas em iniciativas de apoio às mulheres vítimas de violência, destacando a importância da atuação conjunta entre os setores público e privado. Já no 26º, a discussão abordou as cartografias dos feminicídios no Brasil, com foco nos diferentes contextos em que ocorrem, desde o ambiente doméstico até o tráfico de drogas.

No 36º, em que Márdhia foi uma das palestrantes, com a ex-ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, foram apresentados caminhos efetivos para transformar o discurso em ações concretas no enfrentamento à violência contra as mulheres, reforçando a urgência de políticas públicas integradas e ações intersetoriais.

Márdhia palestrou no painel “Do discurso à ação: caminhos efetivos no enfrentamento à violência contra as mulheres”. Foto: Franklin Lima/Semulher

Por fim, o 42º painel trouxe como tema os 40 anos das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), com uma reflexão sobre os desafios e os caminhos necessários para a ampliação e qualificação do atendimento especializado às mulheres em situação de violência.

“É muito importante também que a gente tenha esse espaço de troca com outras gestoras e lideranças femininas do país. O Acre tem desenvolvido boas práticas na política para as mulheres, e trazer essa experiência para um fórum como este fortalece a rede nacional e nos ajuda a construir soluções mais integradas. O networking com outras mulheres que são referência nessa pauta é importante para avançarmos juntas”, destaca a secretária.

Semulher apresentou ações do governo do Acre no combate à violência contra a mulher. Foto: Franklin Lima/Semulher

Este ano, os temas centrais do 19º Encontro do FBSP, que precede a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), são os desafios da segurança pública na Amazônia, integrando questões urgentes da área às complexidades globais da emergência climática e à necessidade de proteção tanto das cidades quanto da floresta.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sipam prevê terça-feira (20) com tempo estável e baixa umidade em todas as regiões acreanas
Propaganda

ACRE

Em Brasileia, encontro binacional debate políticas migratórias e fortalece cooperação na fronteira entre Brasil e Bolívia

Publicados

em

Por

Com o objetivo de fortalecer a cooperação entre Brasil e Bolívia na construção de políticas públicas voltadas à população migrante, será realizado na próxima quinta-feira, 25, às 9h, o Encontro Binacional sobre Políticas de Migração, no Centro Cultural de Brasileia, localizado na Rua Vitória Salvatierra, nº 1.090, bairro Ferreira da Silva.

Evento reunirá autoridades, instituições e representantes da sociedade civil para discutir desafios e estratégias de acolhimento e proteção à população migrante na região de fronteira. Foto: divulgação

Promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), reunirá representantes dos governos brasileiro e boliviano, das áreas de assistência social, saúde e educação dos municípios da regional do Alto Acre, instituições do Sistema de Justiça (Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública) sistema de segurança (polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Gefron), conselhos tutelares, acadêmicos, organismos internacionais e entidades da sociedade civil para debater os desafios da mobilidade humana na região de fronteira, além de promover o intercâmbio de experiências e boas práticas relacionadas ao acolhimento, proteção e garantia de direitos das pessoas migrantes.

Durante a programação, serão discutidos temas como assistência humanitária, regularização migratória, proteção de grupos vulneráveis, acesso a serviços públicos, combate ao tráfico de pessoas e estratégias de cooperação internacional para o enfrentamento dos desafios relacionados à migração.

Leia Também:  Acre participa de painel da Força-Tarefa GCF com foco nas Mulheres Pela Floresta

O encontro faz parte da 7ª Semana Estadual do Migrante, Refugiado e Apátrida e contempla duas importantes datas: o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, e o Dia do Imigrante, comemorado em 25 de junho.

Programação:

24/06 – Assis Brasil

12h – Visita técnica e roda de conversa com os migrantes acolhidos na casa de passagem

25/6 – Brasileia

9h – Encontro Bifronteiriço Brasil/Bolívia

9h – Ciclo de palestras com representantes do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH)

Consulado da Bolívia
Migração Bolívia

14h – Visita técnica e roda de conversa com os migrantes acolhidos na casa de passagem de Epitaciolândia

Serviço

Evento: Encontro Binacional sobre Políticas de Migração

Data: 25 de junho (quinta-feira)

Horário: 9h

Local: Centro Cultural de Brasiléia

Endereço: Rua Vitória Salvatierra, nº 1090, Bairro Ferreira da Silva, Brasileia/AC.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA