RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Vice-governadora Mailza prestigia formatura de alunos do Colégio Militar Dom Pedro II e destaca papel da educação na transformação de vidas

Publicados

ACRE

O som da banda, a disciplina, os abraços apertados e a vibração dos alunos definiram o clima da cerimônia desta quinta-feira, 18, no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre. Em uma cerimônia cheia de emoção, 248 estudantes celebraram a conclusão do ensino fundamental e médio no Colégio Militar Dom Pedro II (CMDPII), em Rio Branco.

Vice-governadora prestigiou solenidade de formatura dos 248 alunos do Colégio Militar Dom Pedro II Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

A vice-governadora e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, prestigiou a solenidade de formatura dos 118 alunos do 9º ano do ensino fundamental e 130 alunos da 3ª série do ensino médio, reforçando o compromisso do governo com a valorização da educação pública e a formação cidadã de crianças e jovens acreanos.

A cerimônia reuniu familiares, professores, mediadores, militares e autoridades, mostrando o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Colégio Militar Dom Pedro II e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre na condução do processo educacional.

Comandante-geral do CBMAC, coronel BM Charles da Silva Santos e a vice-governadora Mailza durante a solenidade. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Entre as autoridades presentes estiveram o comandante-geral do CBMAC, coronel BM Charles da Silva Santos, o subcomandante-geral, coronel BM Eden da Silva Santos, o diretor do Colégio Militar Dom Pedro II, major BM Jônatas Gomes, o deputado federal coronel Ulysses Araújo; o deputado estadual Arlenilson Cunha, do presidente da FEM, Minoru Kinpara, além de representantes da Secretaria de Estado de Educação, do Conselho Estadual de Educação e da Fundação de Cultura Elias Mansour.

Homenagens e medalha Amigo do Bombeiro

Durante a solenidade, foram realizadas homenagens, entrega da Medalha Amigo do Bombeiro, reconhecimento aos alunos com melhor desempenho acadêmico nas categorias Ouro, Prata e Bronze, além dos discursos dos oradores das turmas do 9º ano e da 3ª série, que emocionaram o público ao relembrar a trajetória, os desafios e os aprendizados vividos dentro da instituição.

Presidente da FEM, Minoru Kinpara foi homenageado com a medalha Amigo do Bombeiro. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Receberam a Medalha Amigo do Bombeiro, em reconhecimento à contribuição para o fortalecimento das atividades educacionais e culturais do Colégio Militar Dom Pedro II, o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Minoru Martins Kinpara, o diretor de Gestão de Espaços Culturais, Eventos e Logística, José Sérgio Lopes Siqueira; o assessor de eventos Denis Márcio Junior; e o gestor de redes da Secretaria de Estado de Educação, José Ferreira Rêgo. Já no reconhecimento ao mérito intelectual, receberam a honraria Bronze a aluna Giovana Naiara Ferreira (9º ano); a Prata, a aluna Aide Walter Figueira (9º ano) e a aluna Kelly Catrine Moura Lima Verde (3ª série); e a honraria Ouro, a aluna Laís Damaceno Batista (9º ano) e a aluna Caroline Maria Rodrigues Mendonça (3ª série), em destaque pelo desempenho acadêmico ao longo do ano.

Formatura dos alunos do Colégio Dom Pedro II Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

A vice-governadora destacou a importância da educação como ferramenta de transformação social e reafirmou o compromisso do governo com o fortalecimento das escolas militares no Acre. “Hoje é um dia de celebração, de conquista e de muito orgulho para todos nós. Cada um desses jovens venceu desafios, superou dificuldades e mostrou que a educação transforma vidas. O que vocês conquistaram ninguém tira: o conhecimento, a disciplina, os valores e a certeza de que é possível ir mais longe”, afirmou Mailza.

Alunos vibraram com a conclusão do ensino fundamental e médio. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Ela também fez questão de reconhecer o papel das famílias, professores e militares envolvidos no processo formativo dos alunos. “Quero parabenizar os pais e responsáveis, que caminharam juntos, incentivaram e acreditaram. Aos professores, mediadores e militares do Corpo de Bombeiros, meu reconhecimento pelo trabalho sério, comprometido e humano que faz deste colégio uma referência. O Colégio Militar Dom Pedro II mostra que a educação pública de qualidade é possível quando há compromisso, organização e cuidado”, completou.

Mailza ressaltou ainda que educação e proteção social caminham juntas, destacando que investir na formação de crianças e jovens é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e com mais oportunidades.

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, coronel Charles da Silva Santos deixou mensagem para os alunos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, coronel Charles da Silva Santos, destacou o papel da escola militar na formação humana e cidadã dos estudantes.

“Este momento não representa apenas a entrega de um certificado. Representa vidas transformadas, histórias construídas e valores consolidados. A educação que esses jovens receberam aqui vai fazer diferença daqui a 10, 15 ou 20 anos, como cidadãos e profissionais”, afirmou.

Diretor do Colégio Militar Dom Pedro II, major Jônatas Gomes. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

O diretor do Colégio Militar Dom Pedro II, major Jônatas Gomes, ressaltou o trabalho coletivo que sustenta o sucesso da instituição e homenageou professores e militares que atuam diretamente na formação dos alunos.

Na solenidade foram realizadas homenagens, entrega da Medalha Amigo do Bombeiro e reconhecimento aos alunos e parceiros. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“O Colégio Militar é feito por uma equipe. Professores, militares e servidores que diariamente se dedicam a entregar o melhor. Hoje celebramos não apenas a conclusão de uma etapa, mas a consolidação de valores como disciplina, responsabilidade, respeito e caráter”, destacou.

Alunas oradoras relembraram desafios e aprendizados. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

A emoção também marcou os discursos das alunas oradoras. Representando os formandos do 9º ano, a subtenente aluna Eloá Francine Santos relembrou os desafios e aprendizados vividos ao longo da trajetória escolar.

“Hoje encerramos um capítulo importante das nossas vidas. Foram anos de aprendizado, esforço e amadurecimento. Nada disso seria possível sem o apoio dos nossos pais, professores, monitores e de todos que acreditaram em nós”, declarou.

Já a major aluna Isabela Cavalcante, oradora da 3ª série do ensino médio, destacou que a formação no Colégio Militar vai além do conteúdo em sala de aula.

“Aqui aprendemos disciplina, responsabilidade, resiliência e honra. Saímos preparados não apenas para novos desafios acadêmicos, mas para a vida, levando valores que nos acompanharão para sempre”, afirmou.

No final da cerimônia, os formandos celebraram intensamente a conquista com abraços, aplausos e muita vibração. A tradicional comemoração incluiu até o “banho de mangueira”, encerrando a solenidade em clima de alegria e confraternização.

Vice-governadora destinou emenda de R$ 150 mil para aquisição de instrumentos da banda do Corpo de Bombeiros. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Durante a agenda, a vice-governadora também fez uma pausa para mostrar os instrumentos da banda do Corpo de Bombeiros Militar, adquiridos por meio de emenda parlamentar de sua autoria, no valor de R$ 150 mil, quando exerceu o mandato de senadora, investimento que fortalece a cultura, a formação musical e as atividades cívicas da instituição.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ieptec divulga resultado final de vagas em cursos técnicos do Profuncionário e convoca aprovados para realizar matrícula
Propaganda

ACRE

No Juruá, Nota Premiada Acreana bonifica cidadãos cadastrados e beneficia entidades sociais

Publicados

em

Por

Todos os meses, cerca de dez mil fraldas são utilizadas pelos idosos acolhidos na Fundação Dom José Hascher, mais conhecida como “Lar dos Vicentinos”, em Cruzeiro do Sul. Manter esse cuidado exige recursos constantes, e uma parte importante dessa ajuda vem de uma ação simples realizada diariamente por milhares de acreanos: pedir o CPF na nota fiscal no momento da compra.

Esse gesto impulsiona o programa Nota Premiada Acreana, iniciativa criada há dois anos pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), como ferramenta de incentivo à cidadania fiscal, que, além de premiar os cidadãos cadastrados, propicia o fortalecimento de instituições sociais em todo o estado. Entre elas está o Lar dos Vicentinos, que já recebeu mais de R$311,6 mil em repasses desde a criação do programa.

Acolhimento a idosos

Fundada em 1980, a instituição surgiu da necessidade de oferecer amparo a idosos em situação de vulnerabilidade social, muitas vezes desassistidos ou abandonados pela família. Idealizada pelo bispo Dom Henrique Ruth, a fundação é referência no acolhimento de idosos no Vale do Juruá.

Leia Também:  No Vale do Juruá, Deracre vistoria AC-198 e executa operação tapa-buraco na AC-407

De acordo com a coordenadora da fundação, irmã Mônica Xavier, o programa tem sido fundamental para o custeio das atividades da instituição. “Divulgo e indico, porque é uma forma simples de ganhar dinheiro honestamente, ao mesmo tempo em que ajudamos instituições que realizam um trabalho tão importante para a sociedade”, destaca, informando que os recursos contribuem para a compra de itens essenciais e auxiliam na manutenção das atividades desenvolvidas pela casa.

Coordenadora do Lar dos Vicentinos, irmã Mônica Xavier diz que o Nota Premiada Acreana tem sido fundamental para o custeio de atividades da instituição. Foto: Jose Henrique Nascimento/ Sefaz

A assistente social Ályfe Cristina Souza, que atua na entidade, reforça que o benefício recebido tem impacto direto no bem-estar do público atendido. “Também utilizamos os recursos nas festas comemorativas. Compramos lembrancinhas para os idosos, bombons, confeccionamos cestas e oferecemos alimentos diferenciados. Além disso, celebramos os aniversários dos residentes”, afirma.

Ações comemorativas e de cuidado com os idosos também são viabilizadas com os recursos recebidos pela instituição, diz assistente social Ályfe Souza. Foto: José Henrique Nascimento

Transformando vidas

Outras entidades do estado também estão sendo beneficiadas pelo programa. Entre as que mais receberam recursos estão a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio Branco, com mais de R$318,5 mil, e a Diocese de Rio Branco, que acumulou R$ 207,7 mil em repasses.

Além de fortalecer instituições sociais, o programa também transforma a vida dos participantes. Em Cruzeiro do Sul, a pedagoga Sammyla Maia foi contemplada com um prêmio de R$ 20 mil e utilizou o valor para comprar uma motocicleta. A notícia chegou em um momento oportuno, já que Sammyla  havia vendido sua antiga moto para arcar com algumas despesas.

Sorteada com R$ 20 mil no Nota Premiada Acreana, Sammyla utilizou o valor para comprar uma motocicleta, facilitando o deslocamento da família. Foto: Arquivo pessoal

A contemplada informa que conheceu o Nota Premiada Acreana por meio das redes sociais do governo do Acre e da Sefaz.  E confessa que, no início, desconfiou da iniciativa, mudando de opinião após ser sorteada. Desde então, passou a acompanhar o programa com ainda mais entusiasmo, sempre solicita a inclusão do CPF na nota fiscal e incentiva familiares e colegas de trabalho a fazerem o mesmo.

“Comprei minha moto porque a situação estava complicada para mim e para o meu esposo, já que utilizávamos apenas um carro para nós dois. Também indiquei a Fundação Dom José Hascher, porque eles realizam um trabalho incrível com os idosos”, relata.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA