A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na tarde desta quarta-feira (24), a entrega simbólica dos kits pedagógicos do Programa Mais Saber 2026. A solenidade ocorreu na Escola Municipal Padre Peregrino Carneiro de Lima, no Conjunto Tucumã, e marcou o lançamento da iniciativa voltada ao fortalecimento da aprendizagem dos estudantes da rede municipal.
A cerimônia contou com a presença de professores, estudantes, gestores e integrantes da comunidade escolar.
Durante a programação, os alunos realizaram apresentações musicais e prestaram uma homenagem ao prefeito, cantando parabéns em comemoração ao seu aniversário.
O Programa Mais Saber oferece suporte pedagógico nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os kits são compostos por livros destinados aos professores e alunos, além de uma plataforma pedagógica digital que complementa os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
“Estamos investindo continuamente na educação para garantir ensino de qualidade e melhores oportunidades de aprendizagem para nossas crianças.” afirmou. (Foto: Val Feranandes/Secom)
O prefeito Alysson Bestene destacou que os investimentos na educação são fundamentais para ampliar as oportunidades e garantir um futuro melhor às crianças atendidas pela rede municipal.
“Buscamos investir cada vez mais na educação para garantir um ensino de qualidade, capaz de proporcionar um futuro melhor para essas crianças e para toda a nossa rede. Esse é um trabalho contínuo, e temos investido para oferecer melhores condições de aprendizagem”, afirmou.
O gestor também ressaltou os resultados alcançados pela educação municipal e reafirmou o compromisso da administração com a melhoria dos indicadores educacionais.
“Temos números que nos orgulham muito na educação do município de Rio Branco. Somos a segunda melhor capital do país no Ideb e vamos buscar melhorar cada vez mais. Tudo o que fazemos pela educação transforma a vida dessas crianças, para que tenham um futuro ainda melhor. Elas poderão ser o que quiserem: médicas, advogadas, juízas, professoras, prefeitas ou governadoras”, declarou.
“Com o Programa Mais Saber, vamos reforçar o ensino de Português e Matemática e fortalecer a qualidade da educação nas escolas municipais de Rio Branco”, explicou Kelce. (Foto: Val Feranandes/Secom)
A secretária municipal de Educação, Kelce Nayra Guedes Menezes Paes, explicou que o Programa Mais Saber será uma importante ferramenta de apoio ao trabalho dos professores e às estratégias pedagógicas desenvolvidas nas unidades de ensino.
“Este é o lançamento do Programa Mais Saber, que dará suporte nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática às crianças do 1º ao 5º ano. É uma iniciativa que chega para nos ajudar a melhorar cada vez mais a qualidade do ensino nas escolas do município de Rio Branco”, explicou.
Segundo a secretária, além dos livros de Língua Portuguesa e Matemática, a iniciativa disponibiliza uma plataforma digital que amplia as possibilidades de ensino e aprendizagem.
“A plataforma dá suporte aos materiais, permitindo trabalhar diversos gêneros textuais e contextualizar os conteúdos com a realidade dos estudantes”, acrescentou Kelce Nayra.
Após lançamento, as escolas municipais passarão a receber os materiais didáticos que vão apoiar professores e alunos, fortalecendo a aprendizagem, o desenvolvimento das competências básicas e a qualidade do ensino. (Foto: Val Feranandes/Secom)
A diretora da Escola Municipal Padre Peregrino Carneiro de Lima, Antônia Roneide, ressaltou a satisfação da comunidade escolar em sediar o lançamento do programa e receber os novos materiais pedagógicos.
“É um prazer imenso receber o lançamento desse material, que possui muita qualidade, tanto física quanto pedagógica. Ele vai nos ajudar no trabalho com Língua Portuguesa e Matemática, do 1º ao 5º ano. Estamos muito felizes em compartilhar esse importante recurso com os nossos colegas da rede”, destacou.
Após o lançamento, as escolas da rede municipal começarão a receber os kits destinados aos professores e estudantes. Os materiais contribuirão para a recomposição das aprendizagens, o desenvolvimento de habilidades essenciais e o aprimoramento das práticas pedagógicas.
Com o Programa Mais Saber, a Prefeitura de Rio Branco reforça o compromisso com a valorização da educação, a melhoria das condições de trabalho dos profissionais e a ampliação das oportunidades de aprendizagem para os estudantes da rede municipal.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou, nesta quinta-feira (25), a abertura da 12ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório do Centro Universitário Estácio Unimeta.
O evento reúne gestores, trabalhadores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes da sociedade civil para debater propostas e definir diretrizes que nortearão as políticas públicas de saúde do município nos próximos quatro anos.
Encontro reúne representantes da gestão pública, profissionais da saúde, usuários do SUS e membros da sociedade para discutir propostas e traçar as diretrizes que irão orientar a saúde pública de Rio Branco nos próximos anos. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência consolida-se como um dos principais espaços de participação popular e controle social na saúde pública, fortalecendo o diálogo entre o poder público e a comunidade.
Durante a solenidade de abertura, o secretário municipal de Saúde, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e presidente da conferência, Rennan Biths, destacou que o SUS é um patrimônio do povo brasileiro e que a participação da população é fundamental para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos.
“Estamos construindo, de forma integrada, os caminhos que irão fortalecer a saúde de Rio Branco e garantir um atendimento cada vez mais humanizado à população”, destacou o secretário Rennan Biths. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“Este é um momento em que reunimos trabalhadores, gestores, conselheiros e usuários para identificar desafios, construir soluções e definir os caminhos que a saúde de Rio Branco deverá seguir pelos próximos anos. O paciente não é do município, não é do Estado nem do governo federal. O paciente é do SUS. Por isso, precisamos atuar de forma integrada, com cada ente cumprindo o seu papel, para garantir um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado à população”, afirmou o secretário.
Representando o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro ressaltou a relevância da conferência para o planejamento das ações de saúde.
“As conferências são essenciais para definir as prioridades da saúde pública e fortalecer a participação democrática na construção dos rumos do SUS”, ressaltou o promotor Glaucio Ney Shiroma Oshiro. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“As conferências são fundamentais para definir os próximos quatro anos da saúde pública. É nesse espaço que usuários, trabalhadores, gestores e conselheiros apontam prioridades e ajudam a construir os rumos do SUS. O Ministério Público participa para acompanhar as discussões e contribuir com esse processo democrático”, destacou o promotor.
A participação popular também marcou a abertura do evento. Usuário do SUS e representante do Polo Benfica, Cleyton Nogueira enfatizou a importância da conferência para o fortalecimento das políticas públicas de saúde.
“Participar desse processo é essencial para apresentar as demandas da população e contribuir para o avanço contínuo do SUS”, afirmou Cleyton. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“É aqui que podemos apresentar as necessidades da população e ajudar a definir para onde o SUS deve caminhar. Sou apaixonado pelo SUS porque vejo, na prática, a assistência que ele oferece à minha família e a tantas outras pessoas. Participar desse momento é contribuir para que o sistema continue avançando”, disse.
Para a moradora do bairro Seis de Agosto, Maria Aparecida Cabral dos Santos, a conferência representa uma oportunidade de ampliar o conhecimento da população sobre seus direitos.
“Participar dessas discussões ajuda a compreender melhor o funcionamento do SUS e contribui para uma sociedade mais consciente e preparada para cuidar da saúde e da vida”, afirmou. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“Esse é um momento importante para entendermos melhor o que o SUS oferece e como ele cuida das pessoas. A saúde evolui a cada dia, e participar dessas discussões nos ajuda a construir uma sociedade mais consciente e preparada para cuidar da vida”, afirmou.
A programação continua nesta sexta-feira (26), com palestras, debates e grupos de trabalho organizados em eixos temáticos. Entre os assuntos abordados estão democracia, financiamento do SUS, emergências climáticas, justiça socioambiental, gestão e cuidado integral.
Programação segue nesta sexta-feira (26) com palestras, debates e grupos de trabalho, abordando temas como democracia, financiamento do SUS, mudanças climáticas, justiça socioambiental, gestão e cuidado integral. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Ao final da conferência, serão eleitos os delegados que representarão Rio Branco nas próximas etapas do processo conferencial.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.