A gestão municipal de Rio Branco segue fortalecendo ações voltadas à valorização dos servidores e à construção de ambientes de trabalho mais seguros, humanizados e respeitosos. Como parte dessas iniciativas, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), promoveu, nesta quinta-feira (25), a palestra “Combate ao Assédio no Ambiente de Trabalho”.
Realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), o encontro foi realizado no auditório do Colégio Adventista e reuniu servidores, autoridades, representantes de instituições e convidados para discutir formas de prevenção, identificação, enfrentamento e denúncia de situações de assédio moral e sexual nas relações de trabalho.
Iniciativa reforça o compromisso da prefeitura com a valorização dos servidores, promovendo dignidade, bem-estar e uma cultura de respeito, ética e integridade no serviço público. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A iniciativa integra as ações da administração municipal liderada pelo prefeito Alysson Bestene para garantir a dignidade, o bem-estar e a valorização dos profissionais que atuam no serviço público, além de contribuir para o fortalecimento de uma cultura organizacional baseada no respeito, na ética e na integridade.
A palestra foi ministrada pelos advogados Hadyme Arcádia de Freitas e João Victor, integrantes da Comissão de Combate ao Assédio Moral e Sexual da OAB/AC.
“É fundamental que empregados e empregadores conheçam seus direitos e deveres para prevenir e combater o assédio no ambiente de trabalho.” (Foto: Val Fernandes/Secom)
Durante a atividade, João Victor destacou que o conhecimento sobre o tema é fundamental tanto para empregados quanto para empregadores.
“Esse tema é de absoluta importância tanto para quem é funcionário público quanto para quem é funcionário da iniciativa privada, para quem é patrão e para todas as instituições. As leis, a cada dia, buscam não apenas punir quem pratica algum tipo de assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho, mas também prevenir. É importante que não apenas o empregado, mas também quem emprega esteja ciente de seus direitos e deveres”, afirmou.
“Estamos promovendo essa palestra para conscientizar servidores e colaboradores sobre a importância de prevenir e combater o assédio no ambiente de trabalho”, declarou. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Ao promover o debate, a Prefeitura busca orientar os servidores sobre comportamentos que podem caracterizar assédio, os canais adequados para denúncias e as responsabilidades de cada profissional na construção de relações de trabalho saudáveis.
Programação destacou ainda que a prevenção ao assédio exige comprometimento coletivo, conscientização e práticas que assegurem segurança e respeito a todos os profissionais. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O superintendente da RBTrans, cel. Marcos Roberto Coutinho, ressaltou que o encontro amplia o acesso dos colaboradores à informação e contribui para a prevenção de situações inadequadas dentro do ambiente institucional.
“Estamos realizando uma palestra de combate ao assédio no ambiente de trabalho para mostrar ao nosso público e a todos os colaboradores a importância do conhecimento sobre esse tema”, declarou.
A programação também reforçou que a prevenção ao assédio depende do comprometimento coletivo, da conscientização e da adoção de práticas que garantam segurança e respeito a todos os profissionais.
A Prefeitura de Rio Branco realizou, nesta sexta-feira (26), mais uma entrega de kits de frutas aos usuários do Restaurante Popular José Marques de Souza, localizado na Baixada da Sobral. Ao todo, foram distribuídos 200 kits como parte das ações permanentes de fortalecimento da segurança alimentar desenvolvidas no município.
A iniciativa contou com a presença da primeira-dama de Rio Branco, Roberta Lins, e de Lene Petecão, que representou o prefeito Alysson Bestene durante a agenda.
Iniciativa contou com a presença da primeira-dama de Rio Branco, Roberta Lins, e de Lene Petecão, representante do prefeito Alysson Bestene na agenda. (Foto: Thaynar Moura/Secom)
Além das refeições servidas diariamente na unidade, a distribuição permite que os usuários levem alimentos saudáveis para casa, contribuindo para a alimentação de suas famílias e ampliando o alcance da política municipal de segurança alimentar.
Segundo a chefe da Divisão e coordenadora do Restaurante Popular, Márcia Andreatto, a iniciativa fortalece uma política pública que atende diretamente as pessoas que mais precisam.
“Para muitas pessoas, o Restaurante Popular garante a principal refeição do dia. Com os kits de frutas, ampliamos essa alimentação também para casa, fortalecendo a saúde e a segurança alimentar”, destacou Márcia. (Foto: Mateus Machado/Secom)
“Há pessoas que encontram no Restaurante Popular a única refeição saudável do dia. Com a entrega dos kits de frutas, conseguimos complementar essa alimentação também em casa. Nosso objetivo é promover saúde e fortalecer a segurança alimentar da população”, destacou a coordenadora.
Os alimentos são adquiridos por meio de parcerias com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e cooperativas da agricultura familiar. A iniciativa garante a oferta de frutas frescas aos usuários e, ao mesmo tempo, incentiva a produção local. A cada ação, entre 200 e 300 pessoas são beneficiadas.
Durante a visita, a primeira-dama acompanhou a entrega dos kits, conversou com os usuários e reforçou o apoio às ações de segurança alimentar promovidas pela Prefeitura de Rio Branco. (Foto: Thaynar Moura/Secom)
Durante a visita, a primeira-dama Roberta Lins acompanhou a distribuição dos kits, conversou com os usuários e conheceu de perto o trabalho desenvolvido no Restaurante Popular, reforçando o apoio às ações sociais promovidas pela Prefeitura de Rio Branco.
Entre os beneficiários estava Janésio Alves, de 73 anos, que ressaltou a importância da iniciativa para as pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Na nossa idade, as frutas fazem muita diferença, mas estão muito caras. Essa ação da Prefeitura é muito importante, e eu agradeço muito”, afirmou Janésio. (Foto: Mateus Machado/Secom)
“A gente não tem condições de comprar frutas. Na nossa idade, elas fazem muita diferença, mas estão muito caras. É uma ação muito boa que a Prefeitura está realizando, e eu agradeço muito”, afirmou Janésio.
As entregas dos kits de frutas integram o conjunto de ações contínuas desenvolvidas pela Prefeitura de Rio Branco para fortalecer a segurança alimentar, incentivar hábitos mais saudáveis e proporcionar mais qualidade de vida à população atendida pelo Restaurante Popular.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.