A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, continua, durante a semana natalina, a ação “Natal Criança Feliz”, com a entrega de mais de 50 mil brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa beneficia as famílias inscritas no programa Bolsa Família e é uma verdadeira demonstração de solidariedade e carinho com a população de baixa renda da capital.
Os brinquedos estão sendo distribuídos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de diversos bairros da cidade. A Cidade do Povo, um dos maiores polos da ação, já recebeu mais de 3 mil presentes, e a distribuição segue intensa em diversas áreas do município. Ao longo do mês, a expectativa é de que 50 mil presentes cheguem às crianças que, de outra forma, não teriam acesso a um brinquedo nesta época do ano.
A primeira-dama Kelen Bocalom, emocionada, destacou o impacto positivo da ação nas vidas das crianças e famílias beneficiadas. (Foto: Secom)
A dona de casa Maria Elivângila Lima, que tem seis filhos, expressou sua gratidão pela ação, destacando a importância dessa iniciativa para famílias que enfrentam dificuldades financeiras.
“Com certeza, eu acho isso de grande importância para nós, de baixa renda, que geralmente não podemos comprar para todos. E, se não dá para comprar para todos, a gente não compra para nenhum. Então, eu creio que o projeto é de suma importância para as crianças. A gente, como mãe, se sente muito feliz”, afirmou Maria Elivângila.
A dona de casa Maria Elivângila Lima, que tem seis filhos, expressou sua gratidão pela ação, destacando a importância dessa iniciativa para famílias que enfrentam dificuldades financeiras. (Foto: Secom)
Em um dos momentos mais emocionantes da entrega, o prefeito Tião Bocalom, acompanhado da primeira-dama Kelen Bocalom, do vereador Joabe Lira, do secretário municipal de Assistência Social, João Marcos Luz, e do diretor de Assistência Social, Ivan Ferreira, visitou o Cras Santa Helena, onde as mães e crianças formaram longas filas para garantir os brinquedos. A primeira-dama Kelen Bocalom, emocionada, destacou o impacto positivo da ação nas vidas das crianças e famílias beneficiadas.
Brinquedos estão sendo distribuídos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de diversos bairros da cidade. (Foto: Secom)
“É emocionante ver a alegria da criança que não ia ter um brinquedo no Natal, e daquele pai e daquela mãe que não têm condições de comprar um presente. A gente fica feliz e gratificada em saber que está podendo promover isso, que a prefeitura está podendo fazer essa ação. Cerca de 50 mil brinquedos entregues para as crianças inscritas no CadÚnico, de zero a 12 anos”, afirmou Kelen.
Para o prefeito Tião Bocalom, a ação é uma das maiores motivações de sua gestão, que sempre priorizou o bem-estar das crianças e o fortalecimento das políticas públicas de inclusão social.
Além da entrega dos brinquedos, a ação também é vista como um gesto de amor e cuidado com as crianças, simbolizando um momento de união e solidariedade. (Foto: Secom)
“Eu sei o quanto é duro para uma criança chegar no final do ano e esperar o Papai Noel, e o Papai Noel não chegar com um presentinho. Mas, graças a Deus, a nossa prefeitura está fazendo isso este ano. Pela primeira vez na história de Rio Branco está acontecendo”, ressaltou o prefeito.
Além da entrega dos brinquedos, a ação também é vista como um gesto de amor e cuidado com as crianças, simbolizando um momento de união e solidariedade. Em Rio Branco, a Prefeitura reafirma seu compromisso com as políticas públicas voltadas à inclusão social e à dignidade das famílias em situação de vulnerabilidade, celebrando o Natal com um presente de esperança para os pequenos do município.
A distribuição dos brinquedos segue até o dia 24 de dezembro, com atendimentos nos Cras espalhados por toda a cidade até às 12h.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou, nesta quinta-feira (25), a abertura da 12ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório do Centro Universitário Estácio Unimeta.
O evento reúne gestores, trabalhadores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes da sociedade civil para debater propostas e definir diretrizes que nortearão as políticas públicas de saúde do município nos próximos quatro anos.
Encontro reúne representantes da gestão pública, profissionais da saúde, usuários do SUS e membros da sociedade para discutir propostas e traçar as diretrizes que irão orientar a saúde pública de Rio Branco nos próximos anos. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência consolida-se como um dos principais espaços de participação popular e controle social na saúde pública, fortalecendo o diálogo entre o poder público e a comunidade.
Durante a solenidade de abertura, o secretário municipal de Saúde, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e presidente da conferência, Rennan Biths, destacou que o SUS é um patrimônio do povo brasileiro e que a participação da população é fundamental para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos.
“Estamos construindo, de forma integrada, os caminhos que irão fortalecer a saúde de Rio Branco e garantir um atendimento cada vez mais humanizado à população”, destacou o secretário Rennan Biths. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“Este é um momento em que reunimos trabalhadores, gestores, conselheiros e usuários para identificar desafios, construir soluções e definir os caminhos que a saúde de Rio Branco deverá seguir pelos próximos anos. O paciente não é do município, não é do Estado nem do governo federal. O paciente é do SUS. Por isso, precisamos atuar de forma integrada, com cada ente cumprindo o seu papel, para garantir um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado à população”, afirmou o secretário.
Representando o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro ressaltou a relevância da conferência para o planejamento das ações de saúde.
“As conferências são essenciais para definir as prioridades da saúde pública e fortalecer a participação democrática na construção dos rumos do SUS”, ressaltou o promotor Glaucio Ney Shiroma Oshiro. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“As conferências são fundamentais para definir os próximos quatro anos da saúde pública. É nesse espaço que usuários, trabalhadores, gestores e conselheiros apontam prioridades e ajudam a construir os rumos do SUS. O Ministério Público participa para acompanhar as discussões e contribuir com esse processo democrático”, destacou o promotor.
A participação popular também marcou a abertura do evento. Usuário do SUS e representante do Polo Benfica, Cleyton Nogueira enfatizou a importância da conferência para o fortalecimento das políticas públicas de saúde.
“Participar desse processo é essencial para apresentar as demandas da população e contribuir para o avanço contínuo do SUS”, afirmou Cleyton. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“É aqui que podemos apresentar as necessidades da população e ajudar a definir para onde o SUS deve caminhar. Sou apaixonado pelo SUS porque vejo, na prática, a assistência que ele oferece à minha família e a tantas outras pessoas. Participar desse momento é contribuir para que o sistema continue avançando”, disse.
Para a moradora do bairro Seis de Agosto, Maria Aparecida Cabral dos Santos, a conferência representa uma oportunidade de ampliar o conhecimento da população sobre seus direitos.
“Participar dessas discussões ajuda a compreender melhor o funcionamento do SUS e contribui para uma sociedade mais consciente e preparada para cuidar da saúde e da vida”, afirmou. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“Esse é um momento importante para entendermos melhor o que o SUS oferece e como ele cuida das pessoas. A saúde evolui a cada dia, e participar dessas discussões nos ajuda a construir uma sociedade mais consciente e preparada para cuidar da vida”, afirmou.
A programação continua nesta sexta-feira (26), com palestras, debates e grupos de trabalho organizados em eixos temáticos. Entre os assuntos abordados estão democracia, financiamento do SUS, emergências climáticas, justiça socioambiental, gestão e cuidado integral.
Programação segue nesta sexta-feira (26) com palestras, debates e grupos de trabalho, abordando temas como democracia, financiamento do SUS, mudanças climáticas, justiça socioambiental, gestão e cuidado integral. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Ao final da conferência, serão eleitos os delegados que representarão Rio Branco nas próximas etapas do processo conferencial.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.