RIO BRANCO
Search
Close this search box.

SEM CATEGORIA

Prefeitura de Rio Branco reitera compromisso no atendimento às vítimas da enchente do Rio Acre

Publicados

SEM CATEGORIA

A Prefeitura de Rio Branco reiterou, na manhã desta segunda-feira (29), o compromisso de garantir atendimento adequado às vítimas da enchente do Rio Acre. Desde a última sexta-feira, a cheia já atingiu 43 bairros da capital, afetando mais de 12 mil pessoas. A maioria das famílias foi acolhida em casas de parentes, enquanto 304 pessoas foram encaminhadas para os abrigos municipais, onde recebem assistência da gestão pública.

O prefeito da capital, Tião Bocalom, lamentou que, ao longo dos cinco anos de sua gestão, esta já seja a sexta alagação enfrentada pelo município. Apesar do cenário adverso, destacou que a administração municipal tem conseguido oferecer um atendimento digno e humanizado às famílias atingidas.

Compromisso no atendimento as vitimas da enchente 5
O prefeito da capital, Tião Bocalom, lamentou que, ao longo dos cinco anos de sua gestão, esta já seja a sexta alagação enfrentada pelo município. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“A prefeitura nossa, graças a Deus, guardou recursos suficientes. Nós não ficamos naquela história de, quando tem uma alagação, ficar pedindo ajuda. Nós tínhamos recursos próprios para investir aqui. O problema é nosso e estamos resolvendo internamente. Quero agradecer a cada secretário e diretor que ajudam a economizar, para que, nas horas mais difíceis, tenhamos recursos disponíveis”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  Prefeitura de Rio Branco inicia desmobilização de abrigos das famílias atingidas por enxurradas

O gestor também lembrou que Rio Branco recebeu reconhecimento nacional pela qualidade do acolhimento oferecido às famílias atingidas por desastres naturais. “Recebemos o prêmio de melhor acolhimento do Brasil aqui em Rio Branco. Isso mostra que estamos fazendo um bom trabalho. Claro que é triste ver uma situação como essa, ainda mais sabendo que há 50 anos o Rio Acre não registrava uma cheia em dezembro”, completou.

Compromisso no atendimento as vitimas da enchente 3
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, a última enchente registrada no Acre no mês de dezembro havia ocorrido há exatos 50 anos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, a última enchente registrada no Acre no mês de dezembro havia ocorrido há exatos 50 anos. Ele alertou que a previsão indica que o nível do Rio Acre ainda pode subir até a próxima quinta-feira.

“Estamos com monitoramento 24 horas e atendimento contínuo às famílias. Temos muitas equipes da Defesa Civil em campo, abrigos preparados, assistência social atuando no local e todas as secretarias integradas. Apesar da grande demanda, essa é uma premissa do prefeito Bocalom: cuidar de gente”, explicou Falcão.

Compromisso no atendimento as vitimas da enchente 6
Desde a última sexta-feira, a cheia já atingiu 43 bairros da capital, afetando mais de 12 mil pessoas (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O coordenador reforçou ainda a importância do autocuidado por parte da população que vive em áreas alagadas e destacou o canal oficial para pedidos de ajuda.
“Nós ainda temos uma situação de agravamento. O Rio Acre continua subindo e os igarapés também causaram grandes transtornos. São 43 bairros atingidos e, em 19 deles, atuamos diretamente, com muitos abrigos já próximos da capacidade máxima.

Leia Também:  Prefeitura e Câmara se reúnem com sindicato para discutir melhorias no transporte público de Rio Branco

As pessoas precisam cuidar da sua segurança pessoal e patrimonial. Não liguem para particulares. Em caso de emergência, liguem para o 193. Esse é o canal direto com a Defesa Civil e a Prefeitura de Rio Branco. Nós vamos buscar a todos”, ressaltou Cláudio Falcão.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SEM CATEGORIA

Rio Branco avança nas ações de segurança alimentar e nutricional

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco realizou, nesta sexta-feira (26), mais uma entrega de kits de frutas aos usuários do Restaurante Popular José Marques de Souza, localizado na Baixada da Sobral. Ao todo, foram distribuídos 200 kits como parte das ações permanentes de fortalecimento da segurança alimentar desenvolvidas no município.

A iniciativa contou com a presença da primeira-dama de Rio Branco, Roberta Lins, e de Lene Petecão, que representou o prefeito Alysson Bestene durante a agenda.

Seguranca alimentar e nutricional 9 e1782501703365
Iniciativa contou com a presença da primeira-dama de Rio Branco, Roberta Lins, e de Lene Petecão, representante do prefeito Alysson Bestene na agenda. (Foto: Thaynar Moura/Secom)

Além das refeições servidas diariamente na unidade, a distribuição permite que os usuários levem alimentos saudáveis para casa, contribuindo para a alimentação de suas famílias e ampliando o alcance da política municipal de segurança alimentar.

Segundo a chefe da Divisão e coordenadora do Restaurante Popular, Márcia Andreatto, a iniciativa fortalece uma política pública que atende diretamente as pessoas que mais precisam.

coordenadora
“Para muitas pessoas, o Restaurante Popular garante a principal refeição do dia. Com os kits de frutas, ampliamos essa alimentação também para casa, fortalecendo a saúde e a segurança alimentar”, destacou Márcia. (Foto: Mateus Machado/Secom)

“Há pessoas que encontram no Restaurante Popular a única refeição saudável do dia. Com a entrega dos kits de frutas, conseguimos complementar essa alimentação também em casa. Nosso objetivo é promover saúde e fortalecer a segurança alimentar da população”, destacou a coordenadora.

Leia Também:  Prefeitura de Rio Branco prorroga prazo para renegociação de dívidas com o fisco municipal

Os alimentos são adquiridos por meio de parcerias com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e cooperativas da agricultura familiar. A iniciativa garante a oferta de frutas frescas aos usuários e, ao mesmo tempo, incentiva a produção local. A cada ação, entre 200 e 300 pessoas são beneficiadas.

Seguranca alimentar e nutricional 3
Durante a visita, a primeira-dama acompanhou a entrega dos kits, conversou com os usuários e reforçou o apoio às ações de segurança alimentar promovidas pela Prefeitura de Rio Branco. (Foto: Thaynar Moura/Secom)

Durante a visita, a primeira-dama Roberta Lins acompanhou a distribuição dos kits, conversou com os usuários e conheceu de perto o trabalho desenvolvido no Restaurante Popular, reforçando o apoio às ações sociais promovidas pela Prefeitura de Rio Branco.

Entre os beneficiários estava Janésio Alves, de 73 anos, que ressaltou a importância da iniciativa para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

alimentação
“Na nossa idade, as frutas fazem muita diferença, mas estão muito caras. Essa ação da Prefeitura é muito importante, e eu agradeço muito”, afirmou Janésio. (Foto: Mateus Machado/Secom)

“A gente não tem condições de comprar frutas. Na nossa idade, elas fazem muita diferença, mas estão muito caras. É uma ação muito boa que a Prefeitura está realizando, e eu agradeço muito”, afirmou Janésio.

Leia Também:  Prefeitura de Rio Branco anuncia intervenção para melhorar abastecimento de água na Vila Jorge Kalume

As entregas dos kits de frutas integram o conjunto de ações contínuas desenvolvidas pela Prefeitura de Rio Branco para fortalecer a segurança alimentar, incentivar hábitos mais saudáveis e proporcionar mais qualidade de vida à população atendida pelo Restaurante Popular.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA