RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Governo promove 2º Fórum de Líderes do Terceiro Setor com capacitação de associações comunitárias

Publicados

ACRE

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realizou no sábado, 14, o 2º Fórum de Líderes do Terceiro Setor. O encontro reuniu presidentes de associações de moradores de Rio Branco e gestores públicos para discutir o fortalecimento das organizações sociais. A agenda promoveu uma ampla capacitação dos participantes com orientações técnicas sobre a captação de recursos de diversas fontes para projetos comunitários.

O terceiro setor é composto por associações comunitárias, cooperativas, institutos, fundações, movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs) e outras instituições que desenvolvem atividades de interesse social ou público sem fins lucrativos. O evento, realizado na sede da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), contou com a parceria das secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento (Seplan) e da Federação das Indústrias do Acre (Fieac).

Durante o fórum foram abordados temas como o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), estratégias de como conseguir verbas e elaboração de planos de trabalho. Também foram apresentadas informações sobre emendas parlamentares, editais públicos e outras oportunidades de financiamento. As palestras buscaram orientar as associações sobre como regularizar documentação, estruturar projetos e ampliar ações realizadas nas comunidades.

Leia Também:  Iapen promove ação anual de vacinação contra influenza no Complexo Penitenciário de Rio Branco
Encontro reuniu lideranças comunitárias e gestores públicos para fortalecer atuação das entidades. Foto: Emely Azevedo/Seict

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que muitas associações desenvolvem um trabalho relevante nos bairros, mas enfrentam dificuldades para acessar recursos. Para o gestor, fortalecer as organizações também contribui para ampliar o alcance das políticas públicas à população. “A proposta de estimular as entidades do terceiro setor, especialmente as organizações comunitárias, integra o trabalho do governo do Estado de estar mais próximo das pessoas”, disse.

Mesquita também anunciou que o governo estadual disponibilizará uma sala de atendimento permanente de orientação para associações e organizações sociais interessadas em estruturar projetos. “Estamos colocando à disposição o serviço de protagonismo colaborativo. A partir de agora, qualquer entidade social que precise de orientação para se organizar ou acessar oportunidades de captação de recursos poderá ter esse atendimento especializado”, acrescentou.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Vista Linda, Raynara Maklini, avaliou que o encontro permitiu que as associações compreendam melhor os caminhos para transformar ideias em projetos: “Foi muito importante, porque muitas vezes a gente não tem acesso a essas informações. As palestras mostraram o caminho e isso abre muitas oportunidades para que possamos desenvolver ações na comunidade, já que as informações ajudam quem está na ponta”.

Agenda promoveu palestras de capacitação. Foto: Emely Azevedo/Seict

O chefe do Departamento de Convênios e Parcerias Estaduais da Seplan, Elison Reis, palestrou sobre elaboração de planos de trabalho. E explicou que existem diversas possibilidades de financiamento como editais públicos, fundos privados, programas institucionais e emendas parlamentares: “Muitas organizações vivem apenas de doações, bingos e iniciativas pequenas. Mostramos que existem outros caminhos possíveis”.

O presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMRB), Jorge Wenderson Cavalcante, destacou que o fórum ajudou no entendimento sobre os caminhos para firmar parcerias e estruturar projetos. “Quando os presidentes de bairro entendem melhor como funcionam esses processos, eles ganham mais segurança para buscar parcerias e desenvolver projetos. Isso fortalece muito o movimento comunitário e ajuda nas demandas dos bairros”, atestou.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Estudante de Cruzeiro do Sul representará o Acre no programa Jovem Senador 2026

Publicados

em

Por

A estudante Yasmin da Silva Freitas, do Colégio Militar Dom Pedro II, de Cruzeiro do Sul, é a grande vencedora acreana do Concurso Jovem Senador 2026 e representará o estado em Brasília durante a Semana de Vivência Legislativa, promovida pelo Senado Federal, entre os dias 17 e 21 de agosto.

Yasmin da Silva Freitas, do Colégio Militar Dom Pedro II, de Cruzeiro do Sul, vai representar o Acre em Brasília. Foto: Cedida

Yasmin conquistou o primeiro lugar no concurso de redação com o tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”, destacando-se entre os participantes de todo o estado.

A vencedora receberá passagens aéreas e um troféu, além da oportunidade de vivenciar o cotidiano do Senado Federal. Os professores orientadores também são contemplados com viagem, hospedagem, alimentação, notebook e certificado de participação.

O segundo lugar ficou com Emily Lima de Araújo, da Escola Dom Júlio Matioli, de Sena Madureira, enquanto Tauana Izabel Bezerra da Silva, da Escola Juarez Ibernon, de Cruzeiro do Sul, conquistou a terceira colocação.

Emily Lima de Araújo, da Escola Dom Júlio Matioli, de Sena Madureira, é a 2º colocada no concurso. Foto: Cedida

As escolas das estudantes classificadas em segundo e terceiro lugares receberam exemplares da coleção de livros do Senado Federal, já encaminhados às unidades de ensino.

O Programa Jovem Senador tem como objetivo incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de ampliar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.

No Acre, a iniciativa é coordenada pelo Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae) e pela Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE).

Leia Também:  Educação e Incra assinam termo de cessão de uso para regularização fundiária de escolas rurais

Para a chefe da Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis, professora Euresty Abreu, o envolvimento das escolas e dos professores orientadores foi fundamental para o sucesso da iniciativa.

Tauana Izabel Bezerra da Silva, da Escola Juarez Ibernon, de Cruzeiro do Sul, conquistou a terceira colocação. Foto: Cedida

“A participação efetiva de cada escola foi essencial para o fortalecimento e o êxito do programa. Destacamos, de forma especial, o importante trabalho desenvolvido pelos professores orientadores, cuja dedicação incentivou os estudantes à pesquisa, à reflexão e ao desenvolvimento da consciência cidadã, revelando grandes talentos em nossas escolas”, ressaltou.

Durante a Semana de Vivência Legislativa, os estudantes selecionados participam de uma programação intensa, com debates, palestras e atividades que simulam o trabalho parlamentar. Os professores orientadores acompanham as ações por meio de visitas guiadas e momentos formativos. A participação integral é requisito para o recebimento das premiações e certificações concedidas pelo programa.

Trajetória dos jovens senadores do Acre

Desde 2008, o Acre já contou com diversos representantes no programa nacional. Confira os estudantes que levaram o nome do estado ao Senado Federal:

2008 – Lucas Costa Vichinsk – Colégio Acreano, Rio Branco;

2009 – Francisca Eline Pereira de Queiroz – Escola Kairala José Kairala, Brasiléia;

2010 – José Vange do Nascimento Alves – Escola Professora Clícia Gadelha, Rio Branco;

Leia Também:  Acre discute turismo e tradições culturais indígenas no Festival Híbrido, em São Paulo

2011 – Alex Uilian Almeida de Alencar – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;

2012 – Ana Cristina Pinto do Nascimento – Escola Jovem Boa União, Rio Branco;

2013 – Aline da Conceição Andrade – Escola Dom Henrique Ruth, Cruzeiro do Sul;

2014 – Maria Carolina da Silva Wiciuk – Escola Jornalista Armando Nogueira, Rio Branco;

2015 – Eduarda Moura Pinheiro – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;

2016 – Soraia de Freitas Barbosa – Escola José Ribamar Batista, Rio Branco;

2017 – Sarah Evellyn Oliveira Borges – Escola José Rodrigues Leite, Rio Branco;

2018 – Giulia Lima Mendes – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;

2019 – Bruna Luiza Souza Silva – Colégio Militar Dom Pedro II, Cruzeiro do Sul;

2022 – Ana Beatriz de Freitas Amorim – Escola Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker, Cruzeiro do Sul;

2023 – Ana Sophie Silva dos Santos – Escola Dom Henrique Ruth, Cruzeiro do Sul;

2024 – Eglaíny Inácio da Silva – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;

2025 – Nicoly Ketlen Silva Mendonça – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA