POLÍTICA
Edvaldo Magalhães cobra governo, defende servidores e pede cumprimento de reunião na Aleac
POLÍTICA
Na sessão desta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), saiu em defesa dos servidores públicos e cobrou do governo do Estado o cumprimento de compromissos assumidos com a categoria. Ao iniciar sua fala, o parlamentar cumprimentou os servidores presentes nas galerias, destacando o dia histórico de mobilização da categoria dentro da Casa.
“São trabalhadores e trabalhadoras que frequentam este parlamento há muito tempo, debatendo e lutando por seus direitos. Hoje vivem um momento de completa perda da paciência”, afirmou.
Edvaldo também reconheceu a presença de representantes do setor produtivo da pecuária, ressaltando a importância do diálogo sobre pautas que impactam diretamente a economia rural do estado.
Na sequência, Edvaldo Magalhães fez duras críticas à condução do governo em relação às pautas dos servidores públicos, revelando preocupação com o cancelamento de uma reunião marcada para tratar das reivindicações da categoria. Segundo ele, o secretário Luiz Calixto havia agendado um encontro com representantes sindicais, mas não compareceu. “Os servidores passaram esse tempo todo sendo empurrados com a barriga, com conversa fiada e desculpas. Isso não pode continuar”, criticou.
O parlamentar lembrou que a própria Assembleia garantiu, por meio da Lei Orçamentária, a obrigatoriedade do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores, destacando que os recursos já estão previstos. “O governo precisa cumprir a lei. Quando é para negar direitos, usam a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas quando é de interesse próprio, passam por cima dela”, afirmou.
Edvaldo também destacou que existem medidas possíveis dentro da legalidade, como a concessão e ampliação de auxílios, que poderiam amenizar a situação dos servidores.
Por fim, fez um apelo direto à Mesa Diretora e ao líder do governo na Aleac, deputado Manoel Moraes, para que intervenham junto ao Executivo. “Peço que entrem em contato com o secretário para que cumpra o que foi acordado, receba os servidores e abra de fato um canal de negociação. Está na hora de atender quem mantém o Estado funcionando”, concluiu.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
Fonte: Assembleia Legislativa do AC
POLÍTICA
Jarude cobra prioridade para os Bombeiros e diz que governo está mais preocupado com eleição do que com os problemas do Acre
Na sessão desta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (Partido Novo) manifestou apoio aos integrantes do cadastro de reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre e criticou o que classificou como falta de prioridade do governo estadual em relação às áreas essenciais.
Ao saudar os aprovados presentes nas galerias da Casa, o parlamentar afirmou que a importância da corporação precisa ser reconhecida com planejamento e investimentos adequados, sobretudo diante da proximidade do período de estiagem.
“Quando começar o verão e os incêndios se espalharem pelo Estado, é que vamos perceber a real importância do Corpo de Bombeiros. Mas isso se faz com antecedência, com planejamento e definindo aquilo que é prioridade”, afirmou.
Jarude relembrou que, durante a discussão do orçamento do Estado, apresentou uma emenda para ampliar os recursos destinados às forças militares, equiparando-os aos gastos previstos com a contratação de aeronaves, proposta que, segundo ele, não foi aprovada. O deputado argumentou que a ausência de reforço no efetivo poderá comprometer a capacidade de resposta da corporação em um dos períodos mais críticos para o Acre.
“Agora é muito difícil corrigir essas distorções, porque o orçamento foi aprovado no ano passado. Aos 45 do segundo tempo, não será possível contratar, treinar e preparar os bombeiros da forma que o Estado precisa”, ressaltou.
O parlamentar declarou apoio à mobilização em favor da convocação dos aprovados e afirmou que os militares devem ser tratados como prioridade pelo poder público.
Durante o pronunciamento, o deputado também contestou declarações de que a saúde pública estadual vive um momento positivo. Ele citou uma mensagem recebida de um morador de Xapuri relatando a falta de aparelho de raio-X no município e afirmou que é preciso reconhecer os problemas enfrentados pela população. “A gente não pode maquiar a realidade. Temos que falar dos problemas para que eles sejam resolvidos”, disse.
Por fim, Emerson Jarude criticou o que considera uma excessiva preocupação do governo com a disputa eleitoral de 2026, defendendo que a prioridade da gestão deve ser a solução das demandas da população acreana.
“Vamos resolver os problemas do povo e deixar a eleição para o seu devido momento. O foco precisa estar nas pessoas e nas necessidades do nosso Estado”, concluiu.
Texto: Mircléia/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
Fonte: Assembleia Legislativa do AC
-
ESPORTES7 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásExportações de carne de frango avançam, enquanto suínos perdem força
-
FAMOSOS7 dias atrásAtriz Rosamaria Murtinho, impressiona ao mostrar treino na academia aos 93 anos
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
FAMOSOS7 dias atrásHulk curte momento de relaxamento com a esposa em sauna, em casa: ‘Com meu amor’
-
POLÍTICA6 dias atrásEdvaldo Magalhães destaca apoio à comissão da Aleac e cobra respostas sobre queda da ponte de Sena Madureira
-
FAMOSOS6 dias atrásPaolla Oliveira registra viagem pela China e declara: ‘Encantada com a experiência’

