RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Governo realiza 3ª entrega de 100 unidades habitacionais na Cidade do Povo nesta terça

Publicados

ACRE

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), prepara a terceira entrega de 100 unidades habitacionais na Cidade do Povo, em Rio Branco, nesta terça-feira, 31. A ação integra um esforço mais amplo do governo estadual para reduzir o déficit habitacional, atender famílias em situação de vulnerabilidade e promover inclusão social por meio de moradia digna.

Nesta etapa, as 100 casas que serão entregues compõem um total de 383 unidades construídas pelo Programa Pró-Moradia. Foto: José Caminha/Secom

De acordo com o gestor da Sehurb, Egleuson Santiago, nesta etapa, as 100 casas que serão entregues compõem um total de 383 unidades construídas pelo Programa Pró-Moradia. A obra foi executada em um prazo de 646 dias. As novas unidades habitacionais possuem infraestrutura planejada. Os imóveis fazem parte de um conjunto urbano estruturado, com acesso a serviços essenciais e equipamentos públicos.

“Essa entrega representa mais do que 100 moradias: são 100 famílias iniciando uma nova etapa com dignidade e segurança. Cada casa simboliza um recomeço para quem mais precisa. É o resultado de um trabalho feito com responsabilidade, compromisso e transparência, garantindo que o direito à moradia se torne realidade na vida dessas pessoas”, destacou o gestor da Sehurb.

As unidades são destinadas prioritariamente a famílias inscritas no CadÚnico, beneficiárias de programas sociais, além de grupos com maior vulnerabilidade, como idosos, pessoas com deficiência, mulheres chefes de família, vítimas de violência doméstica e famílias afetadas por enchentes ou que vivem em áreas de risco.

As moradias possuem 44,05 metros quadrados de área construída, com dois quartos, sala de estar, cozinha, banheiro e área de serviço, oferecendo estrutura adequada para garantir qualidade de vida aos beneficiários.

O investimento total nas 100 unidades, incluindo os terrenos, ultrapassa R$ 12,5 milhões. Desse valor, parte dos recursos é proveniente de fonte própria do Estado, enquanto outra parcela é proveniente de operações de crédito.

Em fevereiro deste ano foram entregues 91 casas; em março, 80 unidades; ainda em março mais 15 casas foram entregues em uma ação especial de comemoração ao Mês da Mulheres, totalizando 186 casas entregues somente esse ano.

A cerimônia de entrega será realizada às 9h, no loteamento Cidade do Povo e contará com a presença do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis, além de representantes da Sehurb e do Conselho Estadual de Habitação.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Deracre apresenta vídeo com maquete digital da 6ª ponte do Arco Viário de Rio Branco
Propaganda

ACRE

Governo do Acre realiza segundo encontro do ano da Rede de Planejamento

Publicados

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta sexta-feira, 26, a segunda reunião da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental (Replag) em 2026, com objetivo de alinhar estratégias e fortalecer a integração entre as áreas de planejamento e orçamento dos órgãos integrantes. A reunião foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), em Rio Branco.

Criada por meio do Decreto nº 8.686/2021, a Replag é composta por servidores que atuam nos setores de planejamento e orçamento dos órgãos da administração direta e indireta, para articular, integrar e fomentar os processos e instrumentos de planejamento e orçamento, visando eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas.

Reunião da Replag promoveu alinhamento entre órgãos estaduais para fortalecer planejamento, orçamento e execução das políticas públicas no Acre. Foto: Ascom/Seplan

Em sua fala de abertura, o titular da Seplan, Ricardo Brandão, destacou a importância do planejamento e da responsabilidade na execução e encerramento das ações governamentais, ressaltando o papel estratégico dos servidores na consolidação das políticas públicas e no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado.

Segundo o gestor, além de planejar o futuro, é fundamental acompanhar a execução das ações e avaliar os resultados alcançados. “Precisamos olhar para o futuro, para os grandes processos e projetos que vamos executar, mas também ter a responsabilidade de acompanhar o encerramento deste exercício, avaliar os compromissos assumidos e aquilo que ainda precisa avançar. É um ano desafiador e precisamos manter esse olhar de futuro e estar alinhados com a velocidade das mudanças da sociedade”, afirmou.

Leia Também:  Estado reabre inscrições para pós-graduação em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio para trabalhadores da Educação

A chefe da Divisão de Planejamento da Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE), Elisangela Casas, apresentou a experiência da instituição no alinhamento do seu Planejamento Estratégico Setorial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A iniciativa consistiu em identificar, no âmbito das ações e metas já previstas no planejamento da PGE, as que contribuem diretamente para o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), servindo como exemplo para que outros órgãos estaduais também incorporem os ODS em seus instrumentos de planejamento e fortaleçam as políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Gestores compartilharam experiências e discutiram iniciativas voltadas ao planejamento estratégico, à captação de recursos e à sustentabilidade na administração pública. Foto: Ascom/Seplan

O diretor de Captação e Monitoramento de Recursos da Seplan, Alexandre Tostes, apresentou um panorama sobre a captação de recursos para projetos governamentais, abordando os principais requisitos, procedimentos e oportunidades de financiamento disponíveis para os órgãos estaduais. A apresentação teve como foco a utilização da plataforma Transferegov.br, ferramenta do governo federal destinada à gestão de transferências de recursos e à formalização de convênios e instrumentos de repasse. 

Encerrando o encontro, a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda, apresentou o Plano de Ações para a Transição e Eficiência Energética no Estado do Acre. A iniciativa tem como objetivo modernizar a gestão energética da administração pública estadual, reduzindo custos operacionais, emissões de gases de efeito estufa e a dependência de fontes fósseis.

Leia Também:  Deracre inicia recuperação dos ramais Escondido, Centrinho e Ferdico no Juruá

Entre as ações previstas estão a implantação de geração de energia renovável em prédios públicos, a modernização de sistemas elétricos e equipamentos, a estruturação da governança energética estadual, a capacitação de servidores e o monitoramento das emissões de carbono, reforçando o compromisso do governo com a sustentabilidade fiscal, ambiental e institucional.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA