ACRE
Defesa Civil Estadual segue em alerta após grande volume de chuvas em municípios do Acre
ACRE
O governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual, segue em alerta e monitorando a situação das chuvas dos municípios do Acre, após o registro de elevados volumes de chuva em curto intervalo de tempo, nesta terça-feira, 15. Em Brasileia e Epitaciolândia, foram registrados mais de 200 milímetros de precipitação em aproximadamente quatro horas, índice que exige atenção redobrada das equipes de monitoramento e resposta rápida.
Choveu em Brasileia mais de 200 milímetros em quatro horas. Foto: reproduçãoXapuri registrou 80 milímetros de chuva em menos de quatro horas, enquanto Assis Brasil teve um acumulado de 45 milímetros no mesmo período. Diante do cenário, a Defesa Civil Estadual intensificou o acompanhamento das áreas vulneráveis e mantém contato permanente com as coordenações municipais para avaliação dos impactos e adoção das medidas necessárias.
As equipes técnicas seguem monitorando os dados pluviométricos e hidrológicos, atuando de forma integrada para garantir respostas rápidas em caso de ocorrências provocadas pelo grande volume de chuvas.
Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, Carlos Batista, o governo mantém atenção total à situação.
“Estamos em alerta e acompanhando o cenário nos municípios atingidos pelas fortes chuvas. O governo do Estado está mobilizado, em articulação com as equipes municipais, para adotar as medidas necessárias e prestar resposta rápida diante de qualquer eventualidade, garantindo a proteção da população acreana. Em relação ao nível dos rios também estamos monitorando, mas ainda não há preocupação”, destacou o Batista.
Orientações em caso de enxurradas
Diante do volume de chuvas e dos riscos de alagamentos, a Defesa Civil Estadual orienta a população a adotar medidas preventivas para evitar acidentes.
Entre as principais recomendações está evitar transitar por ruas alagadas, seja a pé ou de veículo. A força da água pode esconder buracos, bueiros abertos e provocar arrastamentos, colocando em risco a segurança de motoristas e pedestres. A população também deve buscar abrigo em locais seguros e evitar permanecer em áreas sujeitas a alagamentos.
A recomendação é acionar a Defesa Civil e seguir as orientações das equipes de atendimento. A prevenção e a atenção aos alertas são fundamentais para reduzir riscos e garantir a segurança de todos.
Em casos de emergência, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros 193 ou o Centro de Comando e Controle (CICC), 190.
Fonte: Governo AC
ACRE
Ambulatório Materno-Infantil retoma atendimentos na Policlínica do Tucumã após revitalização da unidade
Os atendimentos do Ambulatório Materno Infantil foram retomados nesta segunda-feira, 22, na Policlínica do Tucumã, em Rio Branco. Após um período de funcionamento na Maternidade Marieta Messias Cameli, os serviços voltam a ser ofertados em um espaço revitalizado e preparado para proporcionar mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos usuários.
Pacientes no momento do atendimento no Ambulatório Materno Infantil. Foto: Tiago Araújo/SesacreA unidade passou por melhorias estruturais para garantir um ambiente mais acolhedor e adequado às necessidades dos pacientes e profissionais de saúde. O ambulatório é referência em todo o Acre para o acompanhamento de crianças e gestantes de alto risco, além de oferecer atendimento por meio do Ambulatório Transsexualizador.
Gerente-geral da Policlínica do Tucumã, Luciana Carvalho. Foto: Tiago Araújo/SesacreDe acordo com a gerente-geral da Policlínica do Tucumã, Luciana Carvalho, o retorno dos serviços faz parte do compromisso do governo estadual em fortalecer a assistência especializada e oferecer melhores condições de atendimento à população.
“A unidade foi revitalizada e preparada para melhor acolher os pacientes. Essa era uma das preocupações da governadora Mailza Assis: oferecer uma estrutura adequada equalificar cada vez mais o atendimento prestado aos usuários do SUS”, destacou.
Médica ultrassonografista Maria Júlia Nunes. Foto: Tiago Araújo/SesacreA médica ultrassonografista Maria Júlia Nunes ressaltou que a mudança contribuirá para ampliar a qualidade da assistência prestada à população.
“Estamos muito felizes em retornar para uma unidade revitalizada, planejada para proporcionar mais acolhimento , conforto e comodidade aos usuários. Esse novo espaço contribui diretamente para a oferta de um atendimento mais eficiente, humanizado e seguro à população que busca os serviços materno-infantis”, afirmou.
Paciente Katia Abelo Souza, enfatiza o bom atendimento da unidade. Foto: Tiago Araújo/SesacreQuem já passou pela unidade também aprovou as melhorias. A paciente Katia Abelo Souza elogiou o acolhimento recebido durante o atendimento.
“Eu gostei muito do atendimento, fui bem acolhida e recepcionada”, relatou.
Fonte: Governo AC
-
SEM CATEGORIA6 dias atrásJunho Violeta reforça a importância do combate à violência contra a pessoa idosa em Rio Branco
-
ESPORTES7 dias atrásIrã e Nova Zelândia fazem jogo movimentado e empatam por 2 a 2
-
ESPORTES6 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
SEM CATEGORIA6 dias atrásPrefeitura de Rio Branco leva Saúde Rural à Vila Custódio Freire e realiza mais de 4 mil procedimento
-
SEM CATEGORIA6 dias atrásPrefeitura acompanha demandas da comunidade e avalia melhorias no Ramal da Água, na região do Quixadá
-
SEM CATEGORIA6 dias atrásPrefeito de Rio Branco prestigia celebração histórica pelos 64 anos de emancipação política do Acre
-
ESPORTES7 dias atrásUruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásAgro responde por 38,5% das exportações e gera quase R$ 42 bilhões

