RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Defesa Civil Estadual segue em alerta após grande volume de chuvas em municípios do Acre

Publicados

ACRE

O governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual, segue em alerta e monitorando a situação das chuvas dos municípios do Acre, após o registro de elevados volumes de chuva em curto intervalo de tempo, nesta terça-feira, 15. Em Brasileia e Epitaciolândia, foram registrados mais de 200 milímetros de precipitação em aproximadamente quatro horas, índice que exige atenção redobrada das equipes de monitoramento e resposta rápida.

Choveu em Brasileia mais de 200 milímetros em quatro horas. Foto: reprodução

Xapuri registrou 80 milímetros de chuva em menos de quatro horas, enquanto Assis Brasil teve um acumulado de 45 milímetros no mesmo período. Diante do cenário, a Defesa Civil Estadual intensificou o acompanhamento das áreas vulneráveis e mantém contato permanente com as coordenações municipais para avaliação dos impactos e adoção das medidas necessárias.

As equipes técnicas seguem monitorando os dados pluviométricos e hidrológicos, atuando de forma integrada para garantir respostas rápidas em caso de ocorrências provocadas pelo grande volume de chuvas.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, Carlos Batista, o governo mantém atenção total à situação.

“Estamos em alerta e acompanhando o cenário nos municípios atingidos pelas fortes chuvas. O governo do Estado está mobilizado, em articulação com as equipes municipais, para adotar as medidas necessárias e prestar resposta rápida diante de qualquer eventualidade, garantindo a proteção da população acreana. Em relação ao nível dos rios também estamos monitorando, mas ainda não há preocupação”, destacou o Batista.

Orientações em caso de enxurradas

Diante do volume de chuvas e dos riscos de alagamentos, a Defesa Civil Estadual orienta a população a adotar medidas preventivas para evitar acidentes.

Entre as principais recomendações está evitar transitar por ruas alagadas, seja a pé ou de veículo. A força da água pode esconder buracos, bueiros abertos e provocar arrastamentos, colocando em risco a segurança de motoristas e pedestres. A população também deve buscar abrigo em locais seguros e evitar permanecer em áreas sujeitas a alagamentos.

A recomendação é acionar a Defesa Civil e seguir as orientações das equipes de atendimento. A prevenção e a atenção aos alertas são fundamentais para reduzir riscos e garantir a segurança de todos.

Em casos de emergência, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros 193 ou o  Centro de Comando e Controle (CICC), 190.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vice-governadora Mailza prestigia formatura de alunos do Colégio Militar Dom Pedro II e destaca papel da educação na transformação de vidas
Propaganda

ACRE

Ambulatório Materno-Infantil retoma atendimentos na Policlínica do Tucumã após revitalização da unidade

Publicados

em

Por

Os atendimentos do Ambulatório Materno Infantil foram retomados nesta segunda-feira, 22, na Policlínica do Tucumã, em Rio Branco. Após um período de funcionamento na Maternidade Marieta Messias Cameli, os serviços voltam a ser ofertados em um espaço revitalizado e preparado para proporcionar mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos usuários.

Pacientes no momento do atendimento no Ambulatório Materno Infantil. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A unidade passou por melhorias estruturais para garantir um ambiente mais acolhedor e adequado às necessidades dos pacientes e profissionais de saúde. O ambulatório é referência em todo o Acre para o acompanhamento de crianças e gestantes de alto risco, além de oferecer atendimento por meio do Ambulatório Transsexualizador.

Gerente-geral da Policlínica do Tucumã, Luciana Carvalho. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

De acordo com a gerente-geral da Policlínica do Tucumã, Luciana Carvalho, o retorno dos serviços faz parte do compromisso do governo estadual em fortalecer a assistência especializada e oferecer melhores condições de atendimento à população.

“A unidade foi revitalizada e preparada para melhor acolher os pacientes. Essa era uma das preocupações da governadora Mailza Assis: oferecer uma estrutura adequada equalificar cada vez mais o atendimento prestado aos usuários do SUS”, destacou.

Médica ultrassonografista Maria Júlia Nunes. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A médica ultrassonografista Maria Júlia Nunes ressaltou que a mudança contribuirá para ampliar a qualidade da assistência prestada à população.

“Estamos muito felizes em retornar para uma unidade revitalizada, planejada para proporcionar mais acolhimento , conforto e comodidade aos usuários. Esse novo espaço contribui diretamente para a oferta de um atendimento mais eficiente, humanizado e seguro à população que busca os serviços materno-infantis”, afirmou.

Paciente Katia Abelo Souza, enfatiza o bom atendimento da unidade. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Quem já passou pela unidade também aprovou as melhorias. A paciente Katia Abelo Souza elogiou o acolhimento recebido durante o atendimento.

“Eu gostei muito do atendimento, fui bem acolhida e recepcionada”, relatou.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo do Acre publica edital para credenciamento de guias de turismo
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA