O Projeto Recriança celebra, neste sábado (9), 38 anos de atuação em Rio Branco, reunindo crianças, jovens, ex-atletas e autoridades em uma programação marcada pelo reconhecimento ao papel social do esporte na capital acreana.
Fundado por Josemir Calixto, conhecido como “Mimi”, o Recriança já atendeu mais de 20 mil crianças ao longo de quase quatro décadas. A escolinha é considerada uma das iniciativas pioneiras de formação esportiva e cidadã no município.
“Através do esporte, essas crianças podem se tornar futuros craques e cidadãos de excelência para a sociedade do nosso município e do nosso estado”, afirmou o prefeito. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Durante a agenda, o prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, destacou a importância do projeto na vida de crianças e adolescentes.
“É um projeto maravilhoso. Já passaram mais de 20 mil crianças, começando com o “Mimi”, idealizador do projeto. Tenho certeza que esse projeto resgata muitas crianças que poderiam estar indo para outro caminho. Através do esporte, essas crianças podem se tornar futuros craques e cidadãos de excelência para a sociedade do nosso município e do nosso estado”, afirmou o prefeito.
“A gente fica muito feliz por fazer parte da vida e da história dessa cidade”, disse Mimi. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Mimi lembrou que o Recriança começou de forma simples, mas ganhou força com o passar dos anos. Segundo ele, muitos alunos que passaram pela escolinha seguiram carreira no esporte, enquanto outros se tornaram profissionais em diferentes áreas.
“Quando a gente não forma um atleta, a gente forma um cidadão. Aqui tem coronéis, médicos, bombeiros e pessoas de várias profissões que passaram pelo Recriança. A gente fica muito feliz por fazer parte da vida e da história dessa cidade”, disse Mimi.
Entre os nomes revelados pelo projeto está o goleiro Weverton, campeão olímpico pela Seleção Brasileira. Mimi também ressaltou que, atualmente, o Recriança mantém três núcleos e atende cerca de 300 crianças, todas de forma gratuita.
O prefeito Alysson Bestene também falou sobre os investimentos da Prefeitura de Rio Branco na área do esporte. Segundo ele, quando a gestão assumiu, o setor funcionava como um departamento ligado à Educação e contava com pouco mais de R$ 150 mil em orçamento. Atualmente, o montante ultrapassa R$ 1,5 milhão.
“Hoje nós temos aplicado mais de R$ 1,5 milhão no esporte. Vamos continuar investindo, recuperando quadras, equipamentos esportivos e incentivando a prática esportiva em Rio Branco”, afirmou Bestene.
O prefeito anunciou ainda que a Prefeitura deve lançar, entre junho e julho, a Copa de Futebol Amador, voltada para equipes das comunidades. A proposta é ampliar o acesso ao esporte e incentivar jovens da capital.
Além disso, o prefeito informou que a gestão municipal deve entregar um ônibus com 68 lugares para atender ações nas áreas do esporte e da cultura, inclusive em competições fora do estado.
“É a Prefeitura aportando recursos em prol do esporte acreano, especialmente do esporte de Rio Branco, para incentivar e transformar vidas na nossa capital”, concluiu o prefeito.
A Prefeitura de Rio Branco realizou, nesta sexta-feira (26), mais uma entrega de kits de frutas aos usuários do Restaurante Popular José Marques de Souza, localizado na Baixada da Sobral. Ao todo, foram distribuídos 200 kits como parte das ações permanentes de fortalecimento da segurança alimentar desenvolvidas no município.
A iniciativa contou com a presença da primeira-dama de Rio Branco, Roberta Lins, e de Lene Petecão, que representou o prefeito Alysson Bestene durante a agenda.
Iniciativa contou com a presença da primeira-dama de Rio Branco, Roberta Lins, e de Lene Petecão, representante do prefeito Alysson Bestene na agenda. (Foto: Thaynar Moura/Secom)
Além das refeições servidas diariamente na unidade, a distribuição permite que os usuários levem alimentos saudáveis para casa, contribuindo para a alimentação de suas famílias e ampliando o alcance da política municipal de segurança alimentar.
Segundo a chefe da Divisão e coordenadora do Restaurante Popular, Márcia Andreatto, a iniciativa fortalece uma política pública que atende diretamente as pessoas que mais precisam.
“Para muitas pessoas, o Restaurante Popular garante a principal refeição do dia. Com os kits de frutas, ampliamos essa alimentação também para casa, fortalecendo a saúde e a segurança alimentar”, destacou Márcia. (Foto: Mateus Machado/Secom)
“Há pessoas que encontram no Restaurante Popular a única refeição saudável do dia. Com a entrega dos kits de frutas, conseguimos complementar essa alimentação também em casa. Nosso objetivo é promover saúde e fortalecer a segurança alimentar da população”, destacou a coordenadora.
Os alimentos são adquiridos por meio de parcerias com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e cooperativas da agricultura familiar. A iniciativa garante a oferta de frutas frescas aos usuários e, ao mesmo tempo, incentiva a produção local. A cada ação, entre 200 e 300 pessoas são beneficiadas.
Durante a visita, a primeira-dama acompanhou a entrega dos kits, conversou com os usuários e reforçou o apoio às ações de segurança alimentar promovidas pela Prefeitura de Rio Branco. (Foto: Thaynar Moura/Secom)
Durante a visita, a primeira-dama Roberta Lins acompanhou a distribuição dos kits, conversou com os usuários e conheceu de perto o trabalho desenvolvido no Restaurante Popular, reforçando o apoio às ações sociais promovidas pela Prefeitura de Rio Branco.
Entre os beneficiários estava Janésio Alves, de 73 anos, que ressaltou a importância da iniciativa para as pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Na nossa idade, as frutas fazem muita diferença, mas estão muito caras. Essa ação da Prefeitura é muito importante, e eu agradeço muito”, afirmou Janésio. (Foto: Mateus Machado/Secom)
“A gente não tem condições de comprar frutas. Na nossa idade, elas fazem muita diferença, mas estão muito caras. É uma ação muito boa que a Prefeitura está realizando, e eu agradeço muito”, afirmou Janésio.
As entregas dos kits de frutas integram o conjunto de ações contínuas desenvolvidas pela Prefeitura de Rio Branco para fortalecer a segurança alimentar, incentivar hábitos mais saudáveis e proporcionar mais qualidade de vida à população atendida pelo Restaurante Popular.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.