ACRE
Mailza define Juntos pelo Acre como marca de sua gestão e reforça o papel do café na transformação do campo
ACRE
Cumprindo agenda de entrevistas em veículos de imprensa, Mailza Assis esteve ao vivo pelo site Portal Acre nesta segunda-feira, 25, onde avaliou sua gestão e os 53 dias à frente do governo do Acre. Durante a conversa, ela destacou programas sociais, entre eles o Juntos pelo Acre, como marca de sua administração e defendeu a união com as prefeituras para garantir que os serviços mais urgentes cheguem aos 22 municípios do estado.
Mailza defendeu um governo próximo da população e dos municípios. Foto: Ingrid Kelly/Secom“O Juntos pelo Acre uniu todas as forças das secretarias, com equipamentos que conseguem entregar um serviço de qualidade. O Juntos pelo Acre chega abraçando, resolvendo muita coisa. Se só chega de avião, vamos de avião; se é de barco, vamos de barco. Virou uma política de Estado que virou lei e que ficará como legado para o Acre. São programas que as pessoas pedem para permanecer”, destacou Mailza.
Para a governadora, essa marca de cuidado com o ser humano a acompanha desde sua formação e de sua atuação social em entidades religiosas e comunitárias.
“Tudo isso marca você e faz selecionar aquilo que se elege como prioridade. Então, agora, como governo do Estado, quero fazer o que me dá prazer e que ajuda o próximo, que melhora não só a vida do indivíduo, mas da sociedade. Todo mundo precisa se comprometer com isso. Quando você coloca o ser humano em primeiro lugar, você cuida de todo o Estado: infraestrutura, saúde, perspectiva de trabalho. Tudo isso é resultado.”
Sobre o trabalho como governadora, Mailza destacou que, por ter exercido a função de vice nos últimos anos, já conhecia o planejamento do Estado e estava alinhada ao trabalho do grupo político.
“É um grande desafio, uma grande responsabilidade e, graças a Deus, tem sido muito bom, porque eu já estava na gestão. Então, acompanhava tudo, olhando o planejamento. Isso facilita, mas não deixa de triplicar a responsabilidade. Tenho dado continuidade às nossas obras, entregas e ações, e tenho feito viagens pelo estado, conhecendo as dificuldades.”
Para a governadora, essa marca de cuidado com o ser humano a acompanha desde sua formação. Foto: IngridKelly/SecomUnião
O foco, segundo Mailza, tem sido aproximar-se das pessoas, levar aquilo que é responsabilidade do Estado e ouvir os anseios da população para embasar decisões e direcionar o governo. “O objetivo é continuar fazendo isso em parceria com os municípios, com responsabilidade e cuidado nas decisões”, enfatizou.
A governadora listou ainda grandes programas, como a CNH Social, o Prato Extra e o próprio Juntos pelo Acre. Ela destacou também avanços significativos na Saúde, como a entrega do aparelho de ressonância magnética em Brasileia e a entrega do equipamento PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons associada à Tomografia Computadorizada), fortalecendo os serviços especializados da rede estadual e ampliando o acesso da população acreana a exames de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Na assistência social, saímos de um cenário que não avançava para outro alinhado às coordenadorias. Temos uma política de atendimento a crianças e adolescentes e, nesse contexto, desenvolvemos um trabalho integrado de prevenção, com a participação do TJ, Defensoria, MP, Educação e Saúde. Há todo um cuidado em saúde para atender ou encaminhar, e contamos com a SEASDH, que coordena toda a política, não apenas para as crianças, mas também para as famílias.”
Além dessa linha de gestão humana e sensível, a governadora Mailza Assis destacou que as obras continuam e que nos próximos dias deve assinar a ordem de serviço para a sexta ponte sobre o Rio Acre.
Sobre o trabalho como governadora, Mailza destacou que, por ter exercido a função de vice nos últimos anos, já conhecia o planejamento do Estado e estava alinhada ao trabalho do grupo político. Foto: Ingrid Kelly/SecomPolítica para população em situação de rua
A governadora Mailza Assis destacou que a política para pessoas em situação de rua precisa sair do papel e ser executada de forma estruturada, com planejamento e capacitação das equipes. Segundo ela, embora a execução seja responsabilidade dos municípios, a gravidade do cenário, especialmente na região central, exige atuação integrada.
“Recebemos reclamações de empresários, e muitas vezes a solução não depende apenas de boa vontade. É preciso tratamento, e isso não é uma ação isolada, mas uma rede envolvendo Justiça, secretarias e governo, todos alinhados”, afirmou.
A governadora ressaltou que o Acre aderiu ao plano federal de assistência à população em situação de rua, mas defendeu que a política pública vá além da proteção emergencial.
“Ninguém escolhe ir para a rua. Acredito muito na possibilidade de retorno dessas pessoas para suas famílias”, disse. Para ela, o cuidado deve começar na rua, mas também oferecer condições para que as pessoas aceitem sair dela. “Teremos o reforço da segurança pública e das instituições, mas o indivíduo precisa decidir se cuidar.”
Nesse processo, a governadora citou o programa Amor Exigente, que dará apoio às famílias, e anunciou a criação de um centro de triagem para acompanhar cada caso. Ela afirmou ainda que o governo está reorganizando e fortalecendo os centros terapêuticos para ampliar a capacidade de acolhimento e suporte.
Foco, segundo Mailza, tem sido aproximar-se das pessoas, levar aquilo que é responsabilidade do Estado e ouvir os anseios da população para embasar decisões e direcionar o governo. Foto: Ingrid Kelly/SecomFortalecimento do campo
Mailza também destacou o impacto da produção de café no desenvolvimento rural do Acre. Segundo ela, os resultados dos últimos quatro ou cinco anos mostram o potencial da cultura para transformar a vida dos produtores.
“Por isso, ramais e assistência técnica são essenciais. Temos solo fértil, mas também muito sol e muita chuva, e isso exige acompanhamento. O Estado possui estudos de potencialidade que indicam o que cada região pode produzir, e os técnicos orientam desde o plantio até a retirada de licenças ambientais”, explicou.
A governadora reforçou que o café oferece retorno tanto para pequenos quanto para grandes produtores. “É proporcional ao tamanho da lavoura. O café é uma grande ponte para ajudar quem vive no campo.”
Fonte: Governo AC
ACRE
Estudante de Cruzeiro do Sul representará o Acre no programa Jovem Senador 2026
A estudante Yasmin da Silva Freitas, do Colégio Militar Dom Pedro II, de Cruzeiro do Sul, é a grande vencedora acreana do Concurso Jovem Senador 2026 e representará o estado em Brasília durante a Semana de Vivência Legislativa, promovida pelo Senado Federal, entre os dias 17 e 21 de agosto.

Yasmin conquistou o primeiro lugar no concurso de redação com o tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”, destacando-se entre os participantes de todo o estado.
A vencedora receberá passagens aéreas e um troféu, além da oportunidade de vivenciar o cotidiano do Senado Federal. Os professores orientadores também são contemplados com viagem, hospedagem, alimentação, notebook e certificado de participação.
O segundo lugar ficou com Emily Lima de Araújo, da Escola Dom Júlio Matioli, de Sena Madureira, enquanto Tauana Izabel Bezerra da Silva, da Escola Juarez Ibernon, de Cruzeiro do Sul, conquistou a terceira colocação.

As escolas das estudantes classificadas em segundo e terceiro lugares receberam exemplares da coleção de livros do Senado Federal, já encaminhados às unidades de ensino.
O Programa Jovem Senador tem como objetivo incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de ampliar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.
No Acre, a iniciativa é coordenada pelo Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae) e pela Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE).
Para a chefe da Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis, professora Euresty Abreu, o envolvimento das escolas e dos professores orientadores foi fundamental para o sucesso da iniciativa.

“A participação efetiva de cada escola foi essencial para o fortalecimento e o êxito do programa. Destacamos, de forma especial, o importante trabalho desenvolvido pelos professores orientadores, cuja dedicação incentivou os estudantes à pesquisa, à reflexão e ao desenvolvimento da consciência cidadã, revelando grandes talentos em nossas escolas”, ressaltou.
Durante a Semana de Vivência Legislativa, os estudantes selecionados participam de uma programação intensa, com debates, palestras e atividades que simulam o trabalho parlamentar. Os professores orientadores acompanham as ações por meio de visitas guiadas e momentos formativos. A participação integral é requisito para o recebimento das premiações e certificações concedidas pelo programa.
Trajetória dos jovens senadores do Acre
Desde 2008, o Acre já contou com diversos representantes no programa nacional. Confira os estudantes que levaram o nome do estado ao Senado Federal:
2008 – Lucas Costa Vichinsk – Colégio Acreano, Rio Branco;
2009 – Francisca Eline Pereira de Queiroz – Escola Kairala José Kairala, Brasiléia;
2010 – José Vange do Nascimento Alves – Escola Professora Clícia Gadelha, Rio Branco;
2011 – Alex Uilian Almeida de Alencar – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;
2012 – Ana Cristina Pinto do Nascimento – Escola Jovem Boa União, Rio Branco;
2013 – Aline da Conceição Andrade – Escola Dom Henrique Ruth, Cruzeiro do Sul;
2014 – Maria Carolina da Silva Wiciuk – Escola Jornalista Armando Nogueira, Rio Branco;
2015 – Eduarda Moura Pinheiro – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;
2016 – Soraia de Freitas Barbosa – Escola José Ribamar Batista, Rio Branco;
2017 – Sarah Evellyn Oliveira Borges – Escola José Rodrigues Leite, Rio Branco;
2018 – Giulia Lima Mendes – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;
2019 – Bruna Luiza Souza Silva – Colégio Militar Dom Pedro II, Cruzeiro do Sul;
2022 – Ana Beatriz de Freitas Amorim – Escola Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker, Cruzeiro do Sul;
2023 – Ana Sophie Silva dos Santos – Escola Dom Henrique Ruth, Cruzeiro do Sul;
2024 – Eglaíny Inácio da Silva – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;
2025 – Nicoly Ketlen Silva Mendonça – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul.
Fonte: Governo AC
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásAmérica Latina e Caribe registram superávit de US$ 21 bilhões no comércio de produtos aquícolas em 2024, aponta FAO
-
POLÍTICA4 dias atrásJarude cobra prioridade para os Bombeiros e diz que governo está mais preocupado com eleição do que com os problemas do Acre
-
ACRE4 dias atrásEducação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásSoja sobe em Chicago com suporte do farelo, mas mercado segue atento ao clima nos EUA e à demanda por exportação
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásBalneário do SESC em Bonito (MS) vai a leilão com pagamento facilitado em até seis vezes
-
POLÍTICA4 dias atrásEdvaldo Magalhães defende convocação integral dos aprovados do Corpo de Bombeiros e critica excesso de burocracia
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásII Seminário Apícola do Vale do Aço 2026 fortalece cadeia produtiva do mel em Minas Gerais
-
SEM CATEGORIA3 dias atrásPrefeito de Rio Branco vistoria obra de quadra esportiva com piso modular no bairro Doca Furtado

