RIO BRANCO
Search
Close this search box.

SEM CATEGORIA

Prefeitura de Rio Branco realiza primeira coleta de resíduos eletroeletrônicos e pilhas por meio da logística reversa

Publicados

SEM CATEGORIA

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Unidade de Tratamento e Disposição de Resíduos, realizou, nesta quarta-feira (24), a primeira coleta de resíduos eletroeletrônicos e pilhas no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Green Eletron.

A iniciativa representa um marco para o município, por ser a primeira coleta efetivamente realizada após a formalização da parceria. O acordo tem como objetivo fortalecer a implantação da logística reversa e assegurar a destinação ambientalmente adequada de equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, pilhas e outros materiais descartados pela população.

A ação consolida um importante avanço nas políticas públicas ambientais de Rio Branco, contribuindo para a redução dos impactos provocados pelo descarte irregular desses resíduos e incentivando práticas sustentáveis alinhadas aos princípios da economia circular.

WhatsApp Image 2026 06 24 at 11.36.36
A logística reversa permite que materiais retornem ao ciclo produtivo para reutilização, reciclagem ou descarte adequado, reduzindo impactos ambientais como a contaminação do solo e da água. (Foto: Lucas Brito/Secom)

A logística reversa possibilita que os materiais retornem ao setor produtivo para reaproveitamento, reciclagem ou destinação final adequada, evitando a contaminação do solo, da água e outros danos ao meio ambiente.

Leia Também:  Bruno Moraes propõe uso do vale-transporte em ônibus, táxis e mototáxis em Rio Branco

O trabalho se soma a outras iniciativas desenvolvidas pelo Município, como o recolhimento de pneus inservíveis. Por meio desse projeto, cerca de 800 toneladas de pneus usados são encaminhadas anualmente para o estado de Mato Grosso, onde recebem a destinação apropriada.

As ações demonstram o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e com a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

WhatsApp Image 2026 06 24 at 11.39.26
“Esse momento é importante para Rio Branco, pois consolida o acordo de cooperação e garante o descarte correto dos resíduos”, destacou Camila. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Segundo a engenheira ambiental e sanitarista Camila Cardozo, a primeira coleta concretiza o acordo de cooperação e representa um avanço para a conscientização da população sobre a importância do descarte correto.

“Esse momento é muito importante para Rio Branco porque, de fato, concretiza esse acordo de cooperação. Esses resíduos estão sendo descartados de maneira correta”, destacou.

Os resíduos eletroeletrônicos e as pilhas podem ser entregues nos ecopontos disponibilizados pelo Município, incluindo a unidade localizada no Horto Florestal. Depois de recolhidos, os materiais são separados e encaminhados para empresas especializadas.

Leia Também:  Vereador Éber Machado cobra da prefeitura projeto em favor dos ACS e ACE

A primeira remessa coletada em Rio Branco será enviada para Porto Velho, em Rondônia, onde receberá a destinação ambientalmente adequada.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Rio Branco reforça o compromisso com a preservação ambiental e com a implementação de políticas públicas que promovam a participação da população e mais responsabilidade no descarte de resíduos.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SEM CATEGORIA

Prefeitura de Rio Branco e OIM discutem cooperação para fortalecer atendimento a migrantes e refugiados

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, recebeu, nesta terça-feira (23), uma visita institucional de representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).

O encontro teve como tema central a construção de uma proposta de cooperação entre o Município e a entidade internacional, com o objetivo de fortalecer as estratégias de acolhimento e atendimento à população migrante e refugiada em Rio Branco.

Durante a reunião, também foram discutidas iniciativas voltadas à proteção social, à garantia de direitos e à promoção de um atendimento mais humanizado às pessoas em situação de mobilidade humana.

O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Ivan Ferreira, destacou o compromisso do prefeito Alysson Bestene com o estabelecimento de parcerias com organismos internacionais para o fortalecimento das políticas públicas municipais.

“Essa articulação com a OIM é fundamental para aprimorarmos nossas ações de acolhimento e garantirmos um atendimento mais humano e eficiente às pessoas em situação de vulnerabilidade migratória em nosso município”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Bruno Moraes propõe uso do vale-transporte em ônibus, táxis e mototáxis em Rio Branco

Para o coordenador de Emergências da OIM, Daniel Pereira, a visita reforça a importância da articulação entre a gestão municipal e os organismos internacionais na construção de políticas públicas direcionadas às populações em situação de mobilidade humana.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos reafirmou seu compromisso com o acolhimento digno, a proteção social e o fortalecimento de ações integradas destinadas ao atendimento de migrantes e refugiados em Rio Branco.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA