RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Cemaf aprova por unanimidade metas estaduais do Progestão e reforça gerenciamento dos recursos hídricos no Acre

Publicados

ACRE

O Conselho Estadual de Meio Ambiente e Floresta (Cemaf) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira, 23, durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2026, realizada na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), os formulários de autodeclaração e autoavaliação das metas do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) referentes à 2025, além do desembolso anual referente à aplicação dos recursos financeiros do programa no exercício do ano passado.

A deliberação representa mais um avanço na consolidação da política de gestão das águas no Acre e fortalece a atuação institucional do Estado no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. A pauta apreciada pelo colegiado tratou da análise documental do Progestão, iniciativa coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que avalia o desempenho dos estados a partir do cumprimento de metas pactuadas.

Cemaf aprova por unanimidade metas estaduais do Progestão e reforça gerenciamento dos recursos hídricos no Acre. Foto: Emanoel Farias/Sema

A validação das metas pelo Cemaf é uma etapa essencial do processo de certificação do Progestão, pois reconhece institucionalmente os resultados alcançados pelo Estado e contribui para ampliar sua capacidade de acessar recursos e dar continuidade a ações estruturantes na área de recursos hídricos. O resultado também evidencia o alinhamento entre os órgãos que compõem o conselho e o reconhecimento técnico dos avanços obtidos pelo Acre na agenda hídrica.

De acordo com os dados apresentados na avaliação de 2025, o Acre registrou desempenho consistente nos quatro eixos estratégicos analisados pelo programa, com destaque para organização institucional, planejamento, informação e monitoramento e instrumentos de gestão. Entre os avanços apontados estão a manutenção de equipe técnica qualificada, o fortalecimento do arcabouço legal, a integração com outros órgãos públicos, o funcionamento da rede de monitoramento hidrológico e de qualidade da água em nível máximo e a consolidação de instrumentos como outorga e fiscalização.

Para a secretária adjunta de Meio Ambiente e presidente suplente do Cemaf, Renata Souza, a aprovação das metas reforça o compromisso institucional do Estado com o fortalecimento da política hídrica.

Presidente suplente do Cemaf, Renata Souza, destacou a consolidação da governança hídrica no estado. Foto: Samuel Moura/Sema

“Essa aprovação demonstra a seriedade e o compromisso com que o Acre vem conduzindo a política de recursos hídricos. O Progestão é um instrumento estratégico, que exige planejamento contínuo, organização institucional e entrega de resultados concretos. Estamos consolidando uma governança hídrica cada vez mais estruturada, com monitoramento qualificado, instrumentos de gestão ativos e atuação articulada entre as instituições. Esse fortalecimento é essencial para garantir segurança hídrica no Acre”, destacou.

Segundo a ponto focal do Progestão no Acre, Maria Antônia Zabala, a aprovação unânime das metas demonstra a consistência do trabalho técnico que vem sendo desenvolvido no estado e reforça a importância do processo para o fortalecimento da política hídrica acreana.

Maria Antônia Zabala (à esquerda), destacou o trabalho realizado pelo Estado na aplicação dos recursos provenientes do Progestão. Foto: Samuel Moura/Sema

“A aprovação unânime das metas estaduais pelo Cemaf demonstra a consistência do trabalho que vem sendo realizado pelo Acre na gestão dos recursos hídricos. Esse resultado reflete o esforço das equipes técnicas, o fortalecimento dos instrumentos de gestão e a consolidação de uma atuação cada vez mais estruturada e orientada por resultados. No âmbito do Progestão, esse processo é fundamental, pois a validação das metas pelo Conselho integra a certificação do desempenho do Estado, permitindo o acesso a recursos e o avanço contínuo das políticas públicas voltadas à gestão das águas”, afirmou.

Além de reconhecer o desempenho do Acre no cumprimento das metas do Progestão, a aprovação pelo conselho reafirma o compromisso do governo do Estado com a gestão responsável e sustentável da água, em uma agenda estratégica para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O processo também fortalece a governança hídrica ao consolidar instrumentos de planejamento, monitoramento e articulação institucional voltados à melhoria contínua da política pública no setor.

Membros do Cemaf são responsáveis por deliberar política públicas ambientais do Acre. Foto: Emanoel Farias/Sema

Estiveram presentes na reunião extraordinária representantes das secretarias de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema), de Agricultura (Seagri) e de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict); dos institutos de Meio Ambiente do Acre (Imac), de Mudanças Climáticas (IMC); de Terras (Iteracre) e Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); da Associação dos Municípios do Acre (Amac); das Federações dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado do Acre (Fetacre); de Indústrias do Acre (Fieac) e da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac); da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); das Associações do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (AMAAIAC), dos Proprietários e Posseiros de Imóveis no Brasil (Asppibra) e dos Engenheiros Florestais do Estado do Acre (Aefea); da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Saiba mais

O Conselho Estadual de Meio Ambiente e Floresta (Cemaf), criado por meio da Lei nº 3.595 de 20 de dezembro de 2019, é um órgão colegiado deliberativo e normativo, composto por 22 membros, que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Floresta (Sismaf), na condição de órgão superior. É presidido e secretariado pela Sema e seus membros são nomeados por ato do Poder Executivo, responsável por indicar os órgãos e as entidades representativas do Estado.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  No Juruá, Procon promove ações educativas sobre consumo consciente
Propaganda

ACRE

Realizado pelo governo do Acre, evento sobre igualdade de gênero e liderança feminina com a ministra Cármen Lúcia e a coronel Marta Renata reúne centenas de pessoas

Publicados

em

Por

Centenas de pessoas participaram, nesta quinta-feira, 25, do evento “Vamos falar de igualdade de gênero e liderança feminina”, realizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), como parte do programa Desperte a Liderança que Existe em Você.

A programação foi marcada por palestras emocionantes e inspiradoras que tocaram o público presente. A primeira com a comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata, seguida da palestra proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Primeira palestra foi ministrada pela comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Foto: Ingrid Kelly/Secom

Sediado no auditório da OAB-Acre, o encontro reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições em um momento de reflexão, aprendizado e inspiração sobre os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário de Governo, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre e a importância de ampliar os espaços de participação feminina.

“O Acre vive um momento histórico. Pela segunda vez em 64 anos de autonomia política, temos uma mulher à frente do governo do Estado. Esse contexto nos convida a fortalecer cada vez mais a liderança feminina e a ampliar a participação das mulheres nos espaços de decisão”, afirmou.

Ao lado da secretária da Mulher, Simone Santiago, e do adjunto da Segov, Reginaldo Ferreira, o secretário, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O secretário também ressaltou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das lideranças femininas e enalteceu a governadora Mailza Assis, que não pôde estar presente por cumprir agenda internacional durante a Semana do Meio Ambiente, em Londres.

Entre as autoridades estavam a ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro; a deputada federal Antônia Lúcia; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC), Geovana Castelo Branco; representantes da OAB Acre, do Ministério Público do Acre (MPAC) e do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, além de estudantes e professores dos cursos de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Faculdade Anhanguera e da Estácio Unimeta.

Leia Também:  Governo inicia construção da 6ª ponte de Rio Branco
Com participação marcante, a ministra Cármem Lúcia interagiu com as autoridades e o público presente. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Também participaram do evento a secretária de Estado da Mulher, Simone Santiago; a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; a presidente do Procon-Acre, Alana Albuquerque, entre outros servidores de órgãos e instituições e o público interessado na temática.

Em sua palestra, a coronel Martha Renata compartilhou os desafios enfrentados para se tornar a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre e refletiu sobre as barreiras culturais que ainda limitam a ascensão feminina aos espaços de poder.

“Ser a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Sei que minha trajetória abre caminhos para que outras mulheres possam sonhar e ocupar espaços que durante muito tempo lhes foram negados”, destacou.

O encontro foi sediado no auditório da OAB-Acre e reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Ao abordar as desigualdades de gênero, a comandante-geral chamou atenção para a forma como a autoridade feminina ainda é percebida pela sociedade. “Muitas vezes, a sociedade legitima a autoridade da mulher apenas quando ela está restrita ao ambiente doméstico e familiar. Quando ela ocupa espaços de poder e decisão, ainda enfrenta resistência e preconceito”.

A coronel também destacou a necessidade de reconhecer a contribuição das mulheres em todos os setores. “As atividades desempenhadas pelas mulheres não são invisíveis. Elas são invisibilizadas. Existe uma diferença importante entre não existir e não ser reconhecida”.

Leia Também:  Deracre realiza serviço de tapa-buraco na rodovia AC-407, sentido Rodrigues Alves
A ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro, estava entre os presentes. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Em sua palestra, a ministra Cármen Lúcia abordou a trajetória das mulheres na conquista de direitos e espaços de liderança. Segundo ela, embora a Constituição Federal estabeleça a igualdade entre homens e mulheres, essa ainda não é uma realidade plena no Brasil. “A luta por espaços de liderança continua porque a igualdade ainda não aconteceu. É um processo lento, que exige persistência e compromisso permanente.”

A ministra destacou ainda que a defesa dos direitos das mulheres não é uma pauta concluída, mas uma construção contínua da sociedade. “A luta por direitos é uma conquista permanente.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Em um dos momentos mais emocionantes da palestra, declarou: “Os homens podem parar de nos matar, porque nós decidimos que não vamos morrer.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A ministra também refletiu sobre as diversas formas de discriminação ainda presentes no cotidiano e sintetizou sua mensagem em uma frase que deu o tom do encontro: “O preconceito se passa pelo olhar”, disse.

Realizado por meio do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, o evento reafirmou o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da liderança feminina, a promoção da igualdade de gênero e a ampliação dos espaços de participação das mulheres na sociedade.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA