RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Gestores do Acre debatem desafios e o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente

Publicados

ACRE

Representando o governo do Acre, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, e a presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo, participaram da 121ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, em Belo Horizonte (MG).

O encontro reuniu dirigentes ambientais de todos os estados brasileiros em um espaço de diálogo sobre os novos desafios da gestão ambiental, o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e a integração entre os entes federativos.

Na abertura, a nova Lei Geral de Licenciamento Ambiental (Lei nº 15.190/2025) — considerada um marco esperado há mais de quatro décadas foi pauta da reunião. Em sua intervenção, o presidente da Abema e secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Costa Taveira, destacou o papel decisivo dos estados na consolidação do licenciamento ambiental no país.

Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) foi realizada em Belo Horizonte (MG). Foto: Sema/MG

“Depois de 40 anos sem um marco legal específico, finalmente temos uma lei que busca dar mais clareza e segurança ao processo de licenciamento. Mas é preciso lembrar que, nesse período, quem fez o licenciamento evoluir, modernizar e se adaptar à realidade brasileira foram os estados. Por isso, qualquer lei geral precisa refletir essa experiência e respeitar a autonomia e a capacidade técnica dos órgãos estaduais”, destacou.

Leia Também:  Secretaria de Governo intensifica diálogo com servidores estaduais e reforça unidade em visitas às secretarias
Gestores do Acre reforçam importância da integração dos entes federativos. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

Para o secretário Leonardo Carvalho, o encontro reafirmou o compromisso dos estados em atuar de forma colaborativa e estratégica frente aos desafios ambientais do país.

“É fundamental que os estados avancem juntos, compartilhando soluções, aprendizados e estratégias que promovam um desenvolvimento realmente sustentável e inclusivo”, ressaltou.

A presidente do IMC, Jaksilande Araújo, enfatizou que a Abema representa um espaço essencial de articulação federativa e fortalecimento das políticas de clima, especialmente para estados amazônicos.

“O Acre tem uma história consolidada na pauta climática, com o SISA como política de Estado. Participar da Abema é reafirmar nosso papel no debate nacional e internacional sobre governança ambiental e mudanças climáticas. ”, afirmou.

Abema reuniu representantes da pasta ambiental de todo país. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

Também foi pauta da reunião, os avanços do Cadastro Ambiental Rural e os preparativos para a organização da Casa da Biodiversidade e Clima na COP 30, em Belém (PA).

Durante a programação, os participantes também realizaram uma visita técnica ao Córrego do Feijão, em Brumadinho, promovida pela Abema em parceria com o governo de Minas Gerais e a Vale. A atividade apresentou as ações de recuperação ambiental e monitoramento desenvolvidas após o rompimento da barragem, além de promover o intercâmbio de experiências sobre segurança de barragens, gestão de riscos e licenciamento ambiental.

Leia Também:  Governo do Acre intensifica ações de enfrentamento à violência contra a mulher no Jordão
Membros participaram da visita técnica ao Córrego do Feijão, em Brumadinho. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

A agenda foi encerrada com uma visita cultural ao Museu Inhotim, também em Brumadinho, considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo. O espaço, que une arte, natureza e educação ambiental, proporcionou aos gestores um momento de imersão e reflexão sobre como a cultura pode inspirar novas formas de pensar a sustentabilidade.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Governo do Acre promove palestras e cursos de capacitação em Tarauacá

Publicados

em

Por

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e da Prefeitura de Tarauacá, deu início nesta terça-feira, 23, a uma série de ações voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, à promoção da saúde emocional e ao fomento ao empreendedorismo feminino, no município de Tarauacá. 

Equipe da Semulher percorreu escolas da rede pública de Tarauacá no primeiro dia de atividades da programação semanal. Foto: Danniely Silva/Semulher

No primeiro dia de ação, a equipe técnica da Semulher realizou as palestras ‘O silêncio mata, peça ajuda!’ e ‘Papo de Homem’, abordando temas relacionados à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher. As atividades promoveram reflexões sobre a importância da denúncia, os impactos do silêncio diante de situações de violência e a construção de relações baseadas no respeito e na igualdade, alcançando cerca de 270 estudantes da rede pública de ensino nas escolas Djalma da Cunha Batista, Plácido de Castro e José Augusto de Araújo, que também atende alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Ao final das atividades, a equipe da Semulher realizou a entrega de kits pedagógicos com materiais para orientar as equipes no trabalho contínuo com os temas abordados nas palestras. Entre os materiais distribuídos está a cartilha “Proteger, escutar e acolher: prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes”, além de outros recursos didáticos sobre violência doméstica e familiar. A iniciativa busca garantir que o debate iniciado pelas palestras tenha continuidade dentro de cada instituição de ensino.

Kits pedagógicos com cartilhas foram entregues às escolas para dar continuidade ao trabalho com os temas abordados nas palestras. Foto: Danniely Silva/Semulher

Para o estudante Erivelton da Costa,16 anos, a atividade proporcionou uma nova perspectiva sobre o papel dos homens nas relações e na construção de uma sociedade mais respeitosa. “Eu achei uma palestra bem interessante e não deve ser passada apenas em nossa escola, mas em outras escolas de Tarauacá também. É uma experiência, porque a gente pode adquirir conhecimento de não agir com violência e sim de forma certa como homem”, afirmou. 

Erivelton da Costa e Elizandra Fontenele participaram das palestras da Semulher em Tarauacá. Foto: Danniely Silva/Semulher

Já a estudante Elizandra Fontenele, 17, contou que as palestras foram importantes para ampliar seu entendimento sobre situações de violência e a ajudaram a reconhecer experiências que já haviam ocorrido em seu ambiente familiar, mas que ela ainda não conseguia compreender com clareza.

“A maioria das coisas eu não sabia identificar ainda, então foi uma experiência boa para mim, porque eu consegui identificar e entender coisas que já aconteceram na minha família que eu não sabia, mas agora a palestra me ajudou a perceber”, relatou.

Além das palestras nas escolas, a programação do primeiro dia também marcou o início do Curso de Customização de Panos de Prato e Sandálias, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio João Ribeiro. A capacitação é oferecida gratuitamente pela Semulher e tem como objetivo estimular a geração de renda, o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres do município.

Curso de Customização de Panos de Prato e Sandálias teve início na Escola João Ribeiro. Foto: Danniely Silva/Semulher

As ações da Semulher em Tarauacá seguem ao longo da semana com uma programação diversificada, voltada ao acolhimento e atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, à conscientização para a prevenção da violência e à promoção da autonomia financeira, por meio de iniciativas de qualificação e incentivo ao empreendedorismo feminino. A programação integra as políticas públicas do governo do Acre voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, à ampliação do acesso à informação e à garantia de direitos para as mulheres acreanas.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Enem para Pessoas Privadas de Liberdade tem recorde de participantes no Acre em 2025
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA